Aula Aberta - Fugindo do "Senso Comum Teórico dos Juristas" por meio das Artes: Reflexões sobre a Sensibilidade no Fazer Jurídico

Aula Aberta - Fugindo do "Senso Comum Teórico dos Juristas" por meio das Artes: Reflexões sobre a Sensibilidade no Fazer Jurídico

presencial CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas - Codó - Maranhão - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

A aula aberta virtual “Fugindo do senso comum teórico dos juristas por meio das Artes: reflexões sobre a sensibilidade no fazer jurídico” pretende abrir um diálogo com os alunos do curso de Bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a comunidade externa sobre educação e formação jurídica nos bancos universitários. 

Neste sentido, observa-se que a epistemologia moderna tende a considerar o Direito como local exclusivo da razão; havendo um grande esforço neste campo para desconstruir, tanto no fazer profissional como especialmente no acadêmico, qualquer traço de subjetividade humana. 

Desde sua formação, os estudantes que adentram o curso de Direito no Brasil se deparam com uma primazia na formação técnica – em detrimento de disciplinas como Sociologia, Filosofia e Antropologia – através principalmente de metodologias que apostam na eficácia de aulas baseadas em manuais esquematizados e na memorização de leis e jurisprudências. 

Esses e outros pontos no processo de educação jurídica, de bases positivistas, conduzem o Direito a uma pretensa imagem de ciência isenta, fundada exclusivamente em normas e regras. Porém, que o coloca apático aos verdadeiros problemas desta ciência, que são humanos e não normativos. 

 Portanto, apoiado nos estudos do jurista Luís Alberto Warat, e dos demais teóricos que estudam a relação entre Direito e Arte, a presente aula aberta pretende trazer ao debate a necessidade da contínua interrelação entre sensibilidade e racionalidade no Direito, pensando  alternativas de estudos da ciência jurídica através das linguagens artísticas da Literatura, da Música e do Cinema. 

Como diria Warat (1988), a partir do momento que se coloca Direito e Arte em diálogo ,e portanto razão e emoção, é possível reacender o vigor de uma ciência soterrada de saberes imóveis e apáticos, e caminhar em direção a um diálogo criativo envolto de sensibilidade na organização dos sentidos e das realidades que vivemos. 

Quero Participar!

Inscrição - ícones de profissões e empregos grátis


Para se inscrever no evento, clique aqui.


ATENÇÃO 

Para efetivar a sua inscrição, realize o pagamento da taxa por meio da CHAVE PIX CNPJ 50644919000196 (Beneficiário CENTRO ACADEMICO DE DIREITO XXII DE AGOSTO) em seguida envie o comprovante para o e-mail caxxiideagosto@gmail.com informando o seu nome completo e CPF.

Valor da taxa de inscrição:
Estudantes do Curso de Direito da UEMA - Campus Codó: R$ 30,00
Estudantes de outros cursos: R$ 40,00

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes e Mediador

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Google

Ver CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas no Google Maps.

VISUALIZAR NO GOOGLE MAPS

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}