Nós, arte educadores da OPAE te convidamos a refletir sobre o tema A CRIATIVIDADE AVALIADA NO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA): CRIATIVIDADE? COMO ASSIM? com a nossa ilustre convidada, a Professora Doutora Rosa Iavelberg (Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Mestra e Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente é professora Livre Docente e pesquisadora, atuando na Graduação e na Pós-graduação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo). Segundo a Rosa "Criatividade: potencial humano que diferencia sujeitos autorais nas aprendizagens dos que repetem conhecimentos sem compreensão." Venha fazer parte dessa importante discussão!!!!!
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é o órgão que mantém o PISA, o pensamento criativo é definido como “competência para se envolver produtivamente na geração, avaliação e melhoria de ideias que podem resultar em soluções originais e eficazes, avanços no conhecimento e expressões impactantes de imaginação”.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) avalia a criatividade dos alunos por meio de três processos: Gerar ideias diversas, Gerar ideias criativas, Avaliar e melhorar ideias, que contemplam habilidades cognitivas consideradas relevantes para o pensamento criativo em sala de aula:
Gerar ideias diversas: a capacidade do aluno de pensar de maneira flexível, de forma a ter ideias que sejam diferentes umas das outras;
Gerar ideias criativas: a capacidade de pensar em soluções novas que sejam úteis e originais, medidas a partir da comparação com as respostas de outros alunos na mesma tarefa. Uma resposta é considerada original se poucos estudantes tiverem essa mesma ideia; e
Avaliar e melhorar ideias: a capacidade do aluno de avaliar limitações nas ideias e melhorar sua originalidade
A avaliação de criatividade do Pisa 2023 ofereceu insights sobre como os sistemas educacionais estão preparando os alunos para os desafios futuros.
Os países que tiveram melhor desempenho foram Singapura, Coreia do Sul e Canadá.
No Brasil, mais da metade dos alunos de 15 anos teve baixo nível de criatividade, segundo o Pisa. Os alunos brasileiros ficaram na 49ª posição (a escala adotada vai de 0 a 60 pontos) entre 64 países, empatados com Peru e Arábia Saudita. O Brasil marcou 10 pontos a menos da média de 23 pontos.