Considerando a estrutura socioeconômica, política, cultural e educacional brasileira observa-se que o acesso e a permanência no Ensino Superior de parte significativa da população brasileira (classes populares, negros, indígenas e a comunidade LGBTQIs) tem enfrentado vários obstáculos. Desse modo, para melhor compreender os obstáculos e as potencialidades da democratização do ensino superior se faz necessário discutir o papel do Estado, das Políticas Educacionais e a Educação Popular. Como resultado, historicamente foram se constituindo experiências de educação popular, dentre elas, os cursinhos pré-vestibulares, como forma de auxiliar essa população mais vulnerável na preparação para o sistema de classificação e ingresso para o ensino superior, isto é, o Vestibular e o ENEM. Essas experiências apresentam elementos comuns como o trabalho voluntário, a falta de recursos e materiais didático pedagógicos, infra-estrutura inadequada, etc., embora, as experiências formativas têm sido significativas para o público alvo. Dessa forma, a reflexão da potencialidade formativa desses espaços precisam ser compartilhados a fim de fomentar políticas de democratização do ensino superior.