A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o debate ‘A perspectiva arquivística na gestão e preservação digital de documentos públicos’, que integra ‘12º Fórum Arquivos e Arquivos’. O evento acontece no dia 1º de novembro, das 9h30 às 16h, no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 - Rio de Janeiro). Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de outubro. O objetivo do Fórum é estimular reflexões sobre temas atuais e desafiadores aos profissionais que atuam com documentos arquivísticos públicos.
Entre os destaques do Fórum estão as palestras ‘Computação em nuvem: a conformação de um novo desafio para os Arquivos” e ‘Desafios para a implantação de um RDC-Arq: um panorama das ações no Arquivo Nacional”, que serão ministradas, respectivamente, por Alex Pereira de Holanda e Raquel Dias Silva Reis, representantes da equipe de Documentos Digitais da Coordenação de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional; e ‘O desafio para gestão de documentos e segurança da informação no contexto da transparência e privacidade dos dados públicos administrativos’, por Francisco José Tavares do Nascimento, Arquivista da Secretaria Executiva da Comissão Permanente de Acesso a Informações da Fiocruz.
A programação conta ainda com as apresentações ‘O patrimônio fotográfico na era digital: estudo sobre a gestão de arquivos fotográficos nato digitais no DAD’, por Jeferson Mendonça dos Santos Silva, fotógrafo do Departamento de Arquivo e Documentação da COC; ‘Sistema Eletrônico de Informações – SEI: Breve histórico e situação atual na Fiocruz’, por Osvaldo Luiz de Oliveira Raymundo, chefe do Serviço de Informação e Comunicação Administrativa da Cogead, e Natalia Alvez Xavier, gestora da Seção de Protocolo da Cogead; e ‘Levantamento de dados diagnósticos sobre o status de implantação do Sigda na Fiocruz’, por Mariana Caram e Renata Perez, arquivistas bolsistas do Sigda.