FÓRUM REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO SUL DA BAHIA, será um oportuno momento para refletirmos sobre os desafios, oportunidades, tendências e perspectivas de crescimento e desenvolvimento equilibrado da Região Sul da Bahia. Os impactos econômicos e a perspectiva sustentável em projetos de infraestrutura e logística, a exemplo da grandeza e magnitude do Complexo Logístico Portuário Porto Sul e da FIOL – Ferrovia Integração Oeste-Leste, a sustentabilidade socioeconômica , promoção do turismo regional e a retomada dos investimentos com ações do governo do estado da Bahia nos setores: de saúde, educação, agricultura e das diversas obras estruturantes.
Convidamos a todos - autoridades, gestores públicos municipais, representantes do poder legislativo, dirigentes de órgãos públicos das esferas: estadual e federal, empresários, empreendedores, instituições financeiras, entidades representativas de classes, educadores e representantes dos diversos segmentos sociais para participar deste importante evento para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico da Região Sul da Bahia.
QUAL A CONEXÃO PARA UM FUTURO EQUILIBRADO E SUSTENTÁVEL PARA A REGIÃO SUL DA BAHIA?
É esta pergunta que nos motiva a buscar alternativas, na forma de planos e ações concretas que irão transformar e ajudar no crescimento e desenvolvimento dos municípios da Região Sul da Bahia, por meio de soluções equilibradas, sustentáveis, inclusivas e inovadoras.
O Fórum de Desenvolvimento do Sul da Bahia tem como objetivo principal funcionar como um espaço para o diálogo e o debate sobre os desafios, oportunidades, tendências e perspectivas sustentáveis em projetos de infraestrutura e logística, projetos de fortalecimento da economia, educação, saúde, agricultura, cultura, e turismo, além de disseminar soluções com o olhar sobre os desequilíbrios sociais, e promover o crescimento e desenvolvimento dos municípios da região Sul da Bahia.
A transição para esse modelo de desenvolvimento equilibrado, sustentável, inclusivo e inovador requer políticas públicas capazes de poder orientar a execução do planejamento econômico e social e contribuir para maior Conexão entre atores, ações e projetos. Neste contexto, as políticas públicas de financiamento e investimentos em saúde, educação, agricultua, apoio social e em obras de infraestrutura, se inserem como a ponte entre os objetivos e os resultados, viabilizando as agendas e mobilizando recursos para as ações coordenadas na economia e sociedade viabilizando a geração de emprego e renda.
SOBRE O EVENTO
A 1ª edição do FÓRUM REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO SUL DA BAHIA, acontecerá no dia 08 de dezembro de 2022, das 13h30 às 18h00, no Auditório da UESC – Universidade Estadual Santa Cruz Itabuna/Ilhéus – Bahia.
Integrando diversos setores autoridades, gestores públicos municipais, dirigentes de órgãos públicos das esferas estadual e federal, representantes do poder legislativo, órgãos e secretarias municipais, lideranças empresariais, empreendedores, instituições financeiras, entidades representativas de classes e a sociedade civil organizada e buscando parcerias público-privadas, com o objetivo de encontrar caminhos para as agendas do desenvolvimento equilibrado e sustentável regional. O Fórum entende que as agendas de futuro serão bem-sucedidas apenas na medida em que puderem ser construídas a partir do diálogo e convida todos os interessados a oferecerem sua contribuição para o debate.
O evento é uma iniciativa, organização e realização do GRUPO EMPRESARIAL SURYA, em parceria com a Cia Júnior Consultoria/ UESC, com o apoio institucional da UESC - Universidade Estadual Santa Cruz, AMURC - Associação dos Municípios do Sul, Extrmo Sul e Sudoeste da Bahia, apoio de Universidades e entidades representativas de classes e o patrocínio de instituições públicas governamentais, instituições financeiras e empresas do setor privado.
NOSSO OBJETIVO
O objetivo do Fórum é discutir políticas públicas que permitam o maior nível de crescimento e desenvolvimento socioeconômico dos municípios da região, unindo esforços para alcançar mais justiça social, equilíbrio na divisão de riquezas, oportunidades de trabalho, qualidade de vida e a criação de um ambiente favorável para a implantação de novos projetos, com foco na atração de novos investimentos, oportunidades de negócios e dinamização da economia regional.
A METODOLOGIA SERÁ REALIZADA ATRAVÉS DE PAINÉIS:
Painel 1:Educação Regional: Desafios e
Perspectivas para uma Educação Afirmativa de Desenvolvimento Regional, com
inovações Tecnológicas dentro do Contexto Educacional;
Painel 02:Saúde Pública Regional: Cenários e
desafios da era pós-pandemia, programas, e unidades de saúde de base regional;
Painel 03: Vetor
do Desenvolvimento Regional com Obras Estruturantes, Estradas e Transportes
através do Setor Público Governamental. Frisar uma nova infraestrutura, a qual
irá gerar uma maior acessibilidade facilitando uma movimentação econômica e
logística;
Painel 04: Os Impactos Econômicos e a
Perspectiva Sustentável em Projetos de Infraestrutura e Logística. A exemplo,
da grandeza e a magnitude do Complexo
Logístico Portuário Porto Sul e da FIOL - Ferrovia Integração Oeste - Leste,
para a Região Sul da Bahia, para o Estado da Bahia e para o Brasil;
Painel 05:Políticas Públicas de Proteção, Defesa Civil, Fortalecimento e Desenvolvimento para Municípios da Região Sul da Bahia.
O público alvo são os gestores públicos
municipais, representantes do poder legislativo, dirigentes de órgãos públicos
das esferas: estadual e federal, empresários, empreendedores, instituições
financeiras, entidades representativas de classes, educadores e representantes
dos diversos segmentos.
PORQUE PARTICIPAR
A convergência de debates e discussões sensibiliza a sociedade e a convida para a reflexão sobre todos os modelos vigentes. Por isso, o FÓRUM REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO SUL DA BAHIA será uma excelente oportunidade para promover transformações substanciais relacionadas às questões do fortalecimento de cadeias econômicas produtivas, do crescimento e desenvolvimento socioeconômico dos municípios da região e da melhoria da qualidade de vida da população. Um novo olhar e uma postura mais consciente são imprescindíveis para viabilizar a construção de um modelo econômico harmônico, que permita o desenvolvimento equilibrado e sustentável da Região Sul da Bahia.