A partir de março de 2023 vários Coletivos de Mães pressionaram o Ministério da Educação para a criação de uma política nacional de permanência e progressão de mães estudantes na Educação Superior.
Em 14 de novembro de 2023, o MEC, institui Grupo de Trabalho (GT) com a finalidade de promover estudos técnicos relacionados à Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Portaria MEC 2.005 de 14/11/23) e nomeia Coletivos de Mães Estudantes das cinco regiões brasileiras, organizações da sociedade civil e representantes interministeriais para compor o GT.
Neste momento, o GT, está com três frentes de trabalho para conhecer a realidade materno estudantil nas IES (Instituições de Educação Superior) brasileiras:
1) coleta junto às IES (via ofício do MEC) sobre o quantitativo de mães e pais matriculados em 2024;
2) coleta sobre o perfil sociodemográfico de mães estudantes da graduação e pós-graduação (Levantamento Sociodemográfico de estudantes com filhos nas IES brasileiras (GT MEC 2024) ).
3) realização de fóruns materno-estudantis nas cinco regiões brasileiras para levantar demandas de apoio à permanência e progressão de mães na Educação Superior (Fórum Materno Estudantil 2024).
Aqui estamos na região norte, com o primeiro Fórum (24/08/24), reunindo Coletivos de Mães, Grupos de estudos e pesquisas e aliadas(os) na temática da parentalidade, em específico, da maternidade no contexto educacional e de trabalho.
O objetivo geral dos fóruns é compreender a realidade materno-estudantil de mulheres regularmente matriculadas em Instituições de Ensino Superior - IES das cinco (5) regiões brasileiras. O encontro está estruturado em quatro eixos de discussões: normas e diretrizes, assistência estudantil e permanência, infraestrutura e diversidade.
Participem conosco!