A Comissão Organizadora convida os Profissionais da Educação Superior e da Educação Básica, Pesquisadores, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação e a Comunidade em Geral para o FÓRUM DE LAZER, RECREAÇÃO, BRINQUEDOS E JOGOS POPULARES que será realizado em formato presencial nos dias 26 e 27 de abril de 2024. O encontro apresenta-se com um carácter científico e busca promover diálogos e reflexões, com estudiosos do tema e representantes de comunidades tradicionais, onde ainda reside o aspecto da ancestralidade e respeito à cultura local, estimulando assim a vivência de práticas mais antigas sobre o tema.
Existe uma gama de brinquedos e jogos populares presentes ainda, se não no dia a dia, no imaginário de uma parcela considerável da nossa população.
Infelizmente muito se perdeu com o tempo, visto que uma das principais características dos jogos e brinquedos populares é sua disseminação informal, passadas de geração em geração, sem muitas vezes termos conhecimento da sua origem inicial.
Com o advento da evolução da tecnologia e dos diversos fatores supracitados, essas manifestações vêm se apagando com o tempo, tanto na sua prática como na sua teoria.
Muitas delas envolviam inclusivo um processo manual de fabricação do implemento ou do acessório necessário aquela brincadeira ou jogo, como é o caso das pipas (arraias), peões, garrafas, estilingues, cordas, elásticos e outros.
Não é apenas uma necessidade história de resgate e manutenção dessas práticas. É uma forma de combate ao avanço do sedentarismo e da virtualização do lazer. Apontamos os jogos e brinquedos populares como uma importante ferramenta de resgate as atividades em grupo, com vizinhos, colegas de bairro, colegas de escola, amigos e familiares.
Nesse sentido entendemos como uma importante ferramenta de trabalho para crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo assim também o respeito pelas tradições, a ancestralidade e a transmissão cultural intergeracional. O Fórum de Lazer, Recreação, Brinquedos e Jogos Populares se apresenta como uma importante ferramenta de discussão, resgate e fomento da importância dessas atividades no contexto escolar e fora dele.