O LABEM ITINERANTE é uma ação extensionista do laboratório de ensino de Matemática do IFRJ -Campus Nilópolis que tem por um de seus objetivos contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática , no âmbito da Baixada Fluminense , por meio de experiências diversas ratificadas em pesquisas acadêmico-científicas com diversos focos e tem atuação prioritária na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. As ações deste projeto estão acontecendo em formato on-line neste momento, e por isso, entendendo todos os desafios que se colocam, estas atividades estão ainda mais conectadas com as possibilidades de serem extremamente significativas para alunos e professores da escola básica.
Para encerrar o primeiro ano das ações deste projeto, o LABEM, a partir do contato com as escolas do entorno, vislumbrou ações que podem contribuir positivamente para o cenário da Educação Matemática nesta localidade e, em atenção as escolas do entorno, convidou um grupo de pesquisadores da área de Educação Matemática para o I Ciclo de Formação em Ensino de Matemática do projeto LABEM ITINERANTE. A temática escolhida traz para este evento experiências construídas a partir de ações e pesquisas realizadas no âmbito da escola pública, na perspectiva dos laboratórios de ensino e/ou outros espaços formativos que privilegiam despertar o prazer de descobrir e aprofundar conceitos em Matemática de uma forma que seja significativa para estudantes e professores.