O projeto denominado “Continuando a ação: formação docente para atuação em contextos educacionais inclusivos” é proposto como forma de dar prosseguimento ao processo de formação realizado ao longo do ano de 2019 para professores que atuam em instituições educativas de Caicó/RN, bem como de municípios circunvizinhos. Em 2019, desenvolvemos o Projeto denominado “Do olhar à ação: uma proposta de formação docente para a efetivação da inclusão escolar”, que envolveu 90 participantes, sendo 24 discentes do curso de Pedagogia do CERES/Caicó e 66 professores que atuam em escolas da rede municipal e estadual e/ou na APAE de Caicó e de cidades próximas a esse município. A proposta foi elaborada a partir das demandas que surgiram por meio dos resultados de uma pesquisa desenvolvida através do PIBIC/UFRN, em escolas públicas municipais de Caicó/RN, cujos resultados evidenciaram a necessidade de formação continuada por parte dos professores para atuarem na educação especial oferecida na perspectiva da educação inclusiva. O projeto emerge, também, das discussões realizadas com estudantes de licenciatura, por meio dos componentes: Educação Especial e Educação Inclusiva e Seminário de Educação Inclusiva, ministrados pela proponente deste projeto. Tem como objetivos: contribuir para consolidar a extensão na UFRN como processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, buscando relações transformadoras entre a Universidade e a sociedade, por meio de um diálogo envolvendo saberes da área de educação; promover a construção do conhecimento para aprimoramento dos profissionais do magistério e aperfeiçoamento da prática educativa, na articulação entre a teoria e a prática, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, conforme definido no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia/CERES; contribuir para a formação sobre a educação especial na perspectiva educacional inclusiva de professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais em escolas públicas de Caicó ou em instituições especiais, além de estudantes do curso de Pedagogia; envolver estudantes de graduação em atividades de extensão universitária, incentivando o desenvolvimento de competências relacionadas à liderança e criatividade, bem como valores éticos e de cidadania, visando contribuir para transformações sociais no campo da educação; investigar sobre os impactos da ação de extensão universitária nos processos de formação de professores e nas práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos educacionais inclusivos. Será estruturado por nove atividades que se interconectam, tendo como participantes estudantes do curso de Pedagogia do CERES/UFRN e professores que atuam em instituições públicas ou privadas do município de Caicó/RN, que trabalhem, preferencialmente, com a educação especial ou que atendam a estudantes que integrem o público alvo dessa modalidade em classes regulares.