O Programa de Formação Permanente reflete nosso compromisso contínuo com as reflexões e práticas ligadas aos saberes pedagógicos, que profissionalizam o professor. Compreendemos e assumimos a docência como ação complexa que requer saberes disciplinares, culturais, afetivos, éticos, estéticos, metodológicos, psicológicos, sociológicos e políticos (Cunha, 2022).
Partindo dessa compreensão, a formação proposta para o mês de fevereiro está estruturada em uma série de sessões colaborativas que contemplarão os seguintes: Graduação Multi: Aprendizagem pela Experiência; Desenvolvimento Profissional Docente; Metodologias de Ensino e Aprendizagem; Avaliação das e para as aprendizagens; Formação para novos Docentes;
A programação incluirá palestras, comunidade de aprendizagem docente, oficinas, minicursos, rodas de conversa e grupos de discussão, facilitando a partilha de experiências e promovendo um ambiente de aprendizado solidário, democrático e colaborativo.
[...] mais do que ter a intenção de “atualização”, o Programa proposto potencializa uma formação que seja capaz de estabelecer espaços de reflexão e participação para que “aprendamos” [mais aprendizagem do que ensino na formação] com a reflexão e a análise das situações problemáticas [...] e que partam das necessidades democráticas [sentidas] no coletivo para estabelecer um novo e permanente processo formativo [Imbernón, 2009].