Curso de Extensão: FormAção em Justiça Reprodutiva

Curso de Extensão: FormAção em Justiça Reprodutiva

online Este é um evento online

Módulo I

Confira as pessoas palestrantes que ministraram as aulas do módulo I.


Aula Inaugural

O Curso de FormAção em Justiça Reprodutiva começou no dia 04/04 e o DIJURE preparou uma aula inaugural aberta e gratuita para todas as pessoas interessadas.  


A aula aconteceu no dia 4 de abril, das 9h às 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo YouTube e somente essa aula foi aberta para todos. As demais aulas são exclusivas para as pessoas matriculadas no curso.


A palestra foi ministrada por Analía Banfi (Ríos Rivers) e Miriam Ventura (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - UFRJ) sobre os seguintes temas: Direitos sexuais e reprodutivos como Direitos Humanos; Trajetórias feministas transnacionais; Movimentos e contra-movimentos globais e regionais na América Latina. 


A mediação foi realizada por Catalina León Amaya e Karen Colen, pesquisadoras do DIJURE e integrantes da comissão organizadora do curso de extensão.


Acesse a aula no YouTube.


Informações sobre o Edital

Palestrantes Confirmados

Clique no palestrante para conhecer sua biografia.

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Aulas para as pessoas matriculadas

Clique na proposta da aula para ver seu conteúdo. Somente a aula do dia 04/04 foi aberta. As demais são exclusivas para as pessoas matriculadas.

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Sobre o Curso

O Curso de FormAção em Justiça Reprodutiva, desenvolvido no âmbito do Projeto Diálogos sobre Justiça Reprodutiva: Normas Jurídicas, Políticas Públicas e Práticas de Litígio (DIJURE), contará com a presença de professoras e professores com experiência profissional e acadêmica nas temáticas relacionadas à justiça reprodutiva, com o objetivo de formar e sensibilizar os/as  participantes sobre a promoção e defesa dos direitos das pessoas que gestam, com base em  uma metodologia participativa  de troca de conhecimentos. 

O objetivo  do curso é articular teoria e prática em perspectiva interseccional,  fornecendo subsídios para uma atuação estratégica nos casos que envolvem a violação aos direitos sexuais e reprodutivos, considerando cenários de obstáculos institucionais e de desigualdades sociais, raciais e de gênero.

O curso é voltado principalmente, mas não exclusivamente, para integrantes do Sistema de Justiça e do Sistema Público de Saúde, que tenham, dentro de suas atribuições e ocupações funcionais, a legitimidade para a atuação e intervenção nos casos de violação aos direitos sexuais e reprodutivos, como por exemplo :

  1. Integrantes da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Magistratura;

  2. Pessoas que atuem na administração, direção ou gestão de Unidades de Saúde ou Hospitais Públicos que prestam serviços especializados para atenção às pessoas em situação de violência sexual e à interrupção da gravidez nos casos previstos em lei.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}