A
Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Rio Grande do Norte enfrenta complexos desafios
que exigem uma abordagem pedagógica inovadora e alinhada aos princípios de
equidade e democracia. Nesse sentido, a formação continuada dos professores que
atuam na modalidade EJA torna-se essencial para garantir que eles estejam fundamentados
em suas práticas cotidianas com base nas Diretrizes Curriculares da EJA, com
ênfase no alcance de objetivos que favoreçam concepções políticas dentro das práxis
educativa relevante para os estudantes atendidos nessa modalidade.
Para tanto, a Formação continuada para educadores que atuam na EJA está centrada nos princípios da equidade e democracia, que são pilares de um projeto político de sociedade justa e inclusiva. A EJA tem um papel fundamental na promoção da cidadania ativa, oferecendo oportunidades de aprendizagens que respeitam e valorizam a diversidade dos estudantes atendidos por essa modalidade, muitos dos quais, oriundos de contextos de exclusão. Pensar na formação dos educadores que atuam diretamente com esse público é pensar na redução das desigualdades educacionais e sociais, através de um processo educativo inclusivo e libertador.
A formação continuada deste ano tem como finalidade ampliar a discussão acerca das Diretrizes Curriculares para a EJA no Rio Grande do Norte por meio de mesas redondas, grupos de trabalho e plenárias, possibilitando reflexões em torno de um currículo inclusivo, participativo e sensível às realidades próprias de cada território. Tais reflexões são inerentes de uma prática educativa transformadora e indispensáveis na promoção da justiça social, da redução das desigualdades e do fortalecimento da cidadania.
Contamos com sua valiosa participação.