Com vistas ao fortalecimento de uma política de formação docente que se orienta na diversidade, a Formação Continuada CAPE 2026 busca compartilhar conhecimentos entre os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Centro de Apoio Pedagógico Especializado de Feira de Santana (CAPE) e os Professores das Classes Regulares, tendo como foco, a atuação desses Professores com estudantes da Educação Especial nas salas de aula das Classes Regulares.
A formação continuada é uma ação fundamental para a melhoria da qualidade da educação e torna-se extremamente necessária, visto que, apenas os componentes curriculares ofertados nos cursos de graduação da formação inicial não dão conta de toda especificidade que envolve a práxis da educação inclusiva, sendo preciso desconstruir a ideia de que a formação continuada deve sempre ocorrer em espaços acadêmicos, através de cursos, como se isso fosse suficiente para agregar valor ao processo formativo (PIMENTEL; RIBEIRO, 2021).
Desta maneira é extremamente importante que a Gestão das instituições educativas possam investir e incentivar a participação dos seus professores e/ou coordenadores, sendo uma atitude positiva que colabora com a melhoria da qualidade da educação.
Neste ano de 2026, o Centro de Apoio Pedagógico Especializado de Feira de Santana, traz a estratégia de uma formação com Oficinas Educativas e Palestras no intuito de aprofundar a prática pedagógica, encarando os desafios e traçando as perspectivas no trabalho com os alunos público-alvo da Educação Especial nas suas diferentes especificidades.