Público-alvo: Profissionais graduados e estudantes da área de educação; pais; mediadores; acompanhantes terapêuticos. Grupos escolares
O curso tem como objetivo capacitar educadores e profissionais da área da educação a aplicarem os princípios e técnicas da ABA para promover uma inclusão efetiva de alunos com necessidades especiais na sala de aula regular.
Você vai receber:
Aulas Presenciais
Material de apoio digital (PDF)
Kit de boas-vindas
Networking
Coffee Break
Certificação de conclusão em PDF
Módulo 01 – ENTENDENDO OS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TEA, TDAH, DI
O que são transtornos do Neurodesenvolvimento?
TEA – Principais sinais e sintomas
TDAH - Principais sinais e sintomas
DI - Principais sinais e sintomas
TOD - Principais sinais e sintomas
Achados visuais no ambiente escolar para TEA, TDAH, DI, TOD
Como lidar com alunos com TEA, TDAH, DI, TOD no ambiente escolar
Módulo 02 – CONHECENDO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)
Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na Educação
Conceitos fundamentais de ABA
Estratégias de ABA (Análise funcional, Reforço, Modelagem)
Contingência de Três Termos
Manejo de comportamentos desafiadores (Extinção e Punição)
Esquema de Reforçamento Diferencial
Vínculo e Assentimento
Módulo 03 – O DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Conceitos básicos de inclusão
Estilos de Aprendizagem (Método VARK)
Planejamento inclusivo
Estratégias de adaptação avaliativa e curricular para alunos com necessidades especiais
PEI - Plano Educacional Individualizado
Relatório Pedagógico
Indicadores de Avaliação
Módulo 04 – TECNOLOGIA E INCLUSÃO
Aplicativos de comunicação alternativa e aumentativa (CAA)
Software de ensino adaptativo
Aplicativos de apoio a habilidades sociais
Softwares de organização e planejamento
Ferramentas de monitoramento de comportamento
Tecnologia assistiva, como tablets e aplicativos interativos.