FLIAAMA – FEIRA LITERÁRIA DE ALDEIAS ALTAS MARANHÃO/2023
“Somos todos gonçalvinos: literatura acessível no bicentenário de Gonçalves Dias e no sexagenário aldeias-altense”
1 APRESENTAÇÃO
A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação/SEMECTI realizará de 20 a 24 de novembro/2023, a FLIAAMA - Feira Literária de Aldeias Altas Maranhão, instituída pela Lei nº 413 de 13 de junho de 2022 como uma política educacional municipal. A edição 2023 da FLIAAMA tem como temática central “Somos todos gonçalvinos: literatura acessível no bicentenário de Gonçalves Dias e no sexagenário aldeias-altense”. Um evento literário gratuito e totalmente aberto ao público, sendo realizado de 20 a 21 nas escolas municipais e de 22 a 24 de novembro de 2203 no Ginásio Poliesportivo Humberto Costa Pinto.
Este ano são homenageados além deste poeta maior, os escritores do livro de História e Geografia de Aldeias Altas: Johnny Silva, Kássia Santos, Elielda Aguiar e Denilson Barbosa. O prêmio Jatobá de Literatura, o Diploma e o Selo Comemorativo do Bicentenário do Poeta Gonçalves Dias serão entregues aos escritores homenageados, as instituições, autoridades e/ou personalidades que contribuíram para difusão e preservação do legado de Gonçalves Dias.
A FLIAAMA – Feira Literária de Aldeias Altas Maranhão tem ainda como homenageados na Galeria Escritores Contemporâneos, os escritores:
- do livro coletânea “Aldeias Altas: Olá! escrevo e vivo poeticamente a docência” – de autoria de um grupo de escritores aldeias-altense e/ou profissionais da educação de Aldeias Altas: 1- José de Arimateia, 2- Elielto Santiago, 3 – Luis Brito “o Xavier”, 4- Josué Silva, 5- Luis Silva, 6- Regina Farias, 7- Denilson Barbosa, 8 – Kássia, 9- William Ricardo, 10 – Adriana Holanda, 11 -Silmara Soares; 12 - Thalia Costa; 13- Johnny Silva, 14- Richardson Santana; 15 - Emerson Fernandes dos Santos; 16- Israel Cunha;
- do livro “A menina e as 7 tranças da sua negritude” de autoria da Profa. Regislane Marcelo Silva do povoado Barro Seco;
- do livro “Aldeias Altas escrita em versos”, de autoria do Prof. Esp. Johny José dos Santos da Silva;
- do livro “ O meu Torrão, dois em um: poesias e crônicas” de autoria do Prof. Esp. Richardson Santana
- do livro “Meu celeiro de impressões” de autoria da Prof.ª Esp. Kássia Santos;
- do livro “Gotejando Poesias”: Chuvas, Chuviscos e Chuvaradas de uma noite nublada” de autoria da Profa. Esp. Thalia Costa.
- livro “Meus primeiros escritos” da Aluna Adassa da Escola Irmã Maria Teles
E na Galeria artistas plásticos contemporâneos são homenageados este ano, o artista plástico aldeias-altense, Alfredo Santos e o ilustrador digital Giovanni Magalhães.
Com o tema “Somos todos gonçalvinos: literatura acessível no bicentenário de Gonçalves Dias e no sexagenário aldeias-altense”, a prefeitura e a SEMECTI por meio do Coletivo de Curadores da FLIAAMA/2023 preparou uma programação completa com diversas atividades literárias para o público em geral, para os municipios visitantes e de modo especial para os profissionais da educação, das bibliotecas e para os estudantes da Rede Municipal de Ensino: crianças, jovens, adultos e idosos. Na programação da FLIAAMA/2023 ao longo desta semana teremos:
- A FLIAAMA nas bibliotecas e escolas do campo e da sede;
- Biblioteca móvel da FLIAAMA nos bairros. (Objetivo: Oportunizar o acesso dos estudantes e participantes a biblioteca móvel da FLIAAMA, fazendo um tour literário pelos bairros de Aldeias Altas).
- Cabines de exposição dos trabalhos literários produzidos ao longo do ano pelas escolas municipais da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJAI, Educação Especial, APAE, Educação do Campo, bibliotecas municipais e demais instituições do municipio.
- Música ao vivo, apresentações culturais e literárias e e realização do FEMEJÃO com visitação ao espaço de exposição e comercialização dos produtos da FEMEJA
- galeria dos escritores contemporâneos e póstumos homenageados na FLIAAMA/2023;
- Visita da galeria da repleca do navio que naufragou com Gonçalves Dias (uma produção da Prof.ª Cássia Fernanda Prazeres e estudantes da Escola São João Batista);
- Exposição da maquete das futruras instalações do Museu Gonçalves Dias que será construído no povoado laranjeiras em Aldeias Altas, onde existia a antiga casa onde morou Gonçalves Dias (uma produção do aritista plástico aldeias-altense José Manoel da Silva “O Nena”.
- Visita da galeria das obras do artisto plástico aldeias-altense Alfredo Santos e do ilistrador Giovanni Magalhães.
- Apresentações literoculturais das escolas escolas municipais, bibliotecas e demais instituições do municipipio e convidados.
- Lançamentos de livros.
- Papos literários com os escritores e os participantes da FLIAAMA.
- Palestras com escritores de nome nacional, regional e local, a exemplo da escritora e Prof.ª Dr.ª Joseane Maia, do escritor e Prof. Dr. Elizeu Arruda, da Escritora Márcia Reis da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da Escritora e Prof.ª Esp. Mercilene Torres Barbosa, do poeta Wybson Carvalho, do poeta e Prof. Esp. Valter Alves, Profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Prof. Esp. Raimiundo Sousa e, Prof.ª Ma Marlete Aguiar, entre outros.
- Exposição do Gibi gonçalvinho e sua turma em “aventuras literárias na FLIAAMA: somos todos gonçalvinos” do Artista plástico Sidy Sertão
- III - Sarau Literário da Rede Municipal de Ensino de Aldeias Altas-MA “Somos todos gonçalvinos: literatura, música, arte e poesia tocam as emoções e dão sentido a vida”. O III – Sarau será totalmente intimista e interativo entre o palco e a plateia, ou seja, as atrações/apresentações literárias, antes ou após a execução, será feito um preâmbulo contextualizando/situando a proposta da atividade literocultural apresentada, como foi pensada, a intencionalidade, a mensagem que se buscou transmitir ao público e o significado para quem realizou tal atividade. Haverá espaço para que o público comente também e explicite como tal atividade lhe tocou, lhe marcou, etc.
- Contato direto dos participantes da FLIAAMA com as cartas em garrafa para Gonçalves Dias – um projeto da Escola Municipal Maria da Conceição (anos finais) e com os mil textos para Gonçalves Dias – um projeto do Colégio Militar Tiradentes IX - Vidigal Rodrigues Filho (idealizado pelo saudoso Prof. Oscar de Sousa)
- Final do concurso de soletração e comunicação com as mãos (LIBRAS) envolvendo os estudantes das escolas municipais do 6º ao 9º ano e premiação dos finalistas/vencedores.
- III – Seminário Interface das Linguagens - Semiótica, letramento literário e formação de professores/estudantes leitores literários no bicentenário de Gonçalves Dias.
- Apresentações culturas como as danças típicas de Aldeias Altas: dança do coco (bibliotecas municipais Vespasiano Ramos, Farol do Saber e Indústria do Conhecimento), dança do besouro (Escola Taboca Matão) e dança da cana (Escola Posedome do polo Ingá).
- E solenidade de entrega do prêmio Jatobá de literatura, do Diploma e do selo Comemorativo do Bicentenário do Poeta Gonçalves Dias (estojo de veludo) para os escritores homenageados na FLIAAMA e para as instituições ou personsonalidades que contribuíram para difusão do legado de Gonçalves Dias, marcando o encerramento da FLIAAMA 2023.
- A FLIAAMA é mais um evento que a gestão Trabalhando Para Todos, capitaneada pelo Prefeito Kedson Lima e sua equipe, promove para estimular o intercâmbio entre aldeias-altense e produtores culturais, bem como entre outras cidades, resgatando a importância do município no cenário maranhense e, contribuindo para formação de um município leitor, dinamizando a democratização do acesso ao livro e seu uso mais amplo, como meio de difusão da cultura e do conhecimento e, ao mesmo tempo investindo na ampliação do calendário de eventos da Prefeitura, estimulando a geração de emprego e renda no município que recupera e cuida do seu patrimônio material e imaterial.
2. OBJETIVO GERAL
Constituir-se como um espaço de fomento, incentivo e promoção da formação de novos leitores e escritores por meio da democratização do acesso à literatura de qualidade, de divulgação de livros, autores/escritores locais, regionais e nacionais, de aproximação do leitor dos autores, de valorização e desenvolvimento do interesse pela leitura e pela escrita na vida das pessoas, por meio do contato com a arte e a literatura em geral, assim como escritores, ilu
3. PUBLICO ALVO: Gestores escolares, Coordenadores Pedagógicos, Professores, estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação Especial/Inclusiva e demais profissionais da educação e das bibliotecas do Sistema Municipal de Ensino de Aldeias Altas e dos demais municípios e estados brasileiros interessados em participar, escritores, poetas, poetisas, professores e acadêmicos de cursos de graduação em Letras e demais licenciaturas, comunidade em geral e demais interessados.
4. Coletivo de Curadores da FLIAAMA 2023
- Prof. Doutorando Denilson Barbosa dos Santos/ Curador Geral da FLIAAMA;
- Prof.ª Ma. Maria Helena Damasceno da Costa Alves, Prof.ª Ma. Marlete de Almeida Aguiar da Silva e Profª. Esp. Ana Paula Macedo/ Curadoras do lançamento de livros dos escritores locais e papo literário com os escritores aldeias-altense, escritores convidados, estudantes e profissionais da educação do municipio
- Profª. Ma. Elielda Fernanda Sousa Aguiar; Prof.ª Esp. Francisca Kassia dos Santos Sousa e Prof. Esp. Carlene Santos Alves, Prof.ª Ma. Marlete de Almeida Aguiar da Silva e Profª. Esp. Ana Paula Macedo/ Curadoras da atividade exposição nas cabines de trabalhos produzidos ao longo do ano letivo/2023 pelas escolas e bibliotecas municipais relacionados à literatura e voltados para o fomento da prática da leitura, da escrita e para formação de alunos escritores e leitores literároos.
- Profª. Esp. Sandra Silva Araújo; Prof.ª Esp. Maria Raimunda Silva Janse Gonçalves e Prof.ª Esp. Marineide Araújo Chaves de Menezes/ Curadoras das Sessões simultâneas de leitura na Educação Infantil.
- Prof.ª Esp. Antonia de Maria Cruz de Melo; Prof.ª Esp. Rita da Cunha Ferreira Neta; Prof.ª Esp. Yolauda Maria Ribeiro Ramos/ Curadoras das Sessões simultâneas de leitura nos anos iniciais.
- Prof.ª Esp. Francisca Lucilene Santos da Silva/Curadora do III – Sarau Literário e do III - Seminário “Interfaces das linguagens: Línguas, Arte e Movimento”.
- Prof. Esp. Johnny José Silva; Prof.ª Esp. Ivonete Chaves Brirda Lopes e Prof. Esp. José Manoel da Silva/ Curadores do concurso de contação de estórias, causos e estórias de trancoso e contos populares voltados para os alunos da EJAI.
- Prof. Esp. David da Silva Ferreira/ Curador da galerias dos artistas/autores/escritores contemporâneas e póstumos homenageados na FLIAAMA.
- Prof. Esp. Richardson da Silva Santana/Curador das apresentações artísticas e culturais.