Este é um evento online
O evento já encerrou
O evento ocorre em comemoração dos 40 anos da Escola Vila e de sua concepção de educação transdisciplinar como a vida, por meio da Pedagogia Ecossistêmica. Essa pedagogia emergiu da trajetória de quatro décadas e se dá através da convivência na diversidade e trabalho em equipe, autoria e protagonismos, atuação socioambiental, implicação e contextualização, na qual se acredita que a formação de um ser pensante crítico, com uma visão global e sustentável, poderá levar à construção de um mundo melhor, por meio de uma educação que contribua com os enfrentamentos aos desafios atuais da Terra
Em tempos de celebração do centenário do Paulo Freire e do Edgar Morin, e dos 40 anos da Escola Vila, realizaremos o I Fórum da Pedagogia Ecossistêmica, com a temática “Educação Transdisciplinar para os Desafios do Planeta”, ocorrendo entre os dias 15 e 16 de outubro de 2021, gratuito e em meio on-line. O evento é voltado para professoras, professores, pesquisadoras e pesquisadores em educação, e contará com a participação de Fátima Limaverde, fundadora e diretora da Escola Vila, além de especialistas do Brasil, da Costa Rica e da Espanha, como Maria Cândida Moraes (ECOTRANSD/GEPEC/UMESP), Izabel Petraglia (GEPEC/UMESP), Eleonora Badilla (Reitora da Universidade Castro Carazo/Costa Rica), Saturnino de la Torre (UB/Espanha), João Vieira (Rede Indígena de Memória e Museologia Social) e Juan Miguel Batalloso Navas (Camas/Sevilha/Espanha).
SERVIÇO:
I Fórum da Pedagogia Ecossistêmica - Educação Transdisciplinar para os Desafios do Planeta.
Dias: 15 e 16 de outubro de 2021
Mais informações:
WhatsApp: 85 98178 3657
E-mail: forum@pedagogiaecossistemica.com.br
Realização: Editora da Vila
Clique na data e nas mesas para acessar a lista de palestrantes
Inscrição individual gratuita
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
A Pedagogia Ecossistêmica é baseada em valores complexos e interligados, promovendo a inter-relação entre saberes, sujeitos e realidade. Ela ocorre através da: convivência na diversidade; autoria e protagonismo; atuação socioambiental; implicação e contextualização; criatividade com criticidade.
A partir de uma teia curricular, busca-se uma prática transformadora do ambiente em que vivemos, a convivência harmônica com os pares, o reconhecimento e a valorização da ciência, das artes e das tradições. Enfim, uma formação humanitária e transdisciplinar, pois é este é o modo como percebemos e concebemos a vida.
A Pedagogia Ecossistêmica propõe um modelo de transformação social por meio da educação e se fundamenta em teóricos como: Edgar Morin, Paulo Freire, Jean Piaget, Fritjof Capra, Humberto Maturana, Ubiratan D’Ambrosio, entre outras personalidades atentas às novas tendências educacionais.
Acesse nosso site e conheça mais sobre a Pedagogia Ecossistêmica: www.pedagogiaecossistemica.com.br
{{item.nome}}
{{item.nome}}