Festival KUYA Design Sul-Americano 2025

Festival KUYA Design Sul-Americano 2025

presencial KUYA — Centro de Design do Ceará - Fortaleza - Ceará - Brasil

Diários de Pesquisa em Design

O envio de resumos e artigos intitulada Diários de Pesquisa em Design, é parte da programação do Festival KUYA Design Sul-Americano 2025, promovendo um espaço de visibilidade para pesquisas e projetos alinhados aos temas do evento. Esta iniciativa visa articular práticas acadêmicas e comunitárias a partir de uma perspectiva de escuta, criação e atuação territorial.

O Festival KUYA se alinha às políticas públicas de cultura do Estado do Ceará, em especial à Lei Orgânica da Cultura do Ceará (LOCE – Lei nº 13.811/2006), que institui o Sistema Estadual de Cultura e reconhece a cultura como direito fundamental. Também dialoga com os princípios da Política Estadual Cultura Viva, que valoriza as iniciativas culturais de base comunitária, e com os esforços de formulação de um Plano Setorial de Design, que busca fortalecer o campo como área estratégica para o desenvolvimento local, sustentável e plural.

Ao promover o design como prática situada, coletiva e crítica, o Festival KUYA contribui para a consolidação de uma política cultural comprometida com a diversidade, a decolonialidade e os saberes do Sul Global.

Os trabalhos devem se alinhar a um dos três eixos temáticos do Festival:

Eixo 1 – Design Pluriversal e Ancestralidade Este eixo acolhe trabalhos que explorem as relações entre design e saberes ancestrais, memória coletiva, cosmologias não-hegemônicas e práticas culturais enraizadas em territórios tradicionais. São bem-vindas propostas que dialoguem com a oralidade, o corpo, o fazer manual e a espiritualidade como elementos vivos no processo de criação em design.

  • Palavras-chave: saberes ancestrais, memória coletiva, design decolonial, territórios, oralidade, corporeidade, epistemologias não-hegemônicas.

Eixo 2 – Design e Comunidades em Rede Voltado para iniciativas que articulem design e ações coletivas, este eixo contempla trabalhos relacionados à comunicação popular, à criação colaborativa, à produção de narrativas comunitárias e à mobilização territorial. Destacam-se propostas que apresentem formas de fazer em rede, com envolvimento social e foco na transformação local.

  • Palavras-chave: comunicação popular, design colaborativo, redes territoriais, educação, publicações comunitárias, design em processos coletivos.

Eixo 3 – Design e as Transformações no Mundo do Trabalho Este eixo acolhe experiências e reflexões sobre como o design tem dialogado com as novas formas de trabalho, produção autônoma, empreendedorismo social, cooperativas criativas e tecnologias acessíveis. São esperados trabalhos que evidenciem o papel do design na geração de renda, sustentabilidade e protagonismo em diferentes contextos produtivos.

  • Palavras-chave: economias criativas, design social, autonomia produtiva, trabalho coletivo, sustentabilidade, juventudes e trabalho, tecnologias sociais.

Ações Afirmativas
Com o compromisso de promover a diversidade de vozes e o fortalecimento de narrativas plurais, o Festival KUYA adotará ações afirmativas na seleção dos trabalhos submetidos. Essa medida visa garantir equidade de participação e visibilidade às produções de grupos historicamente sub-representados, em consonância com os princípios do Festival KUYA e com as políticas de cultura e diversidade do Estado do Ceará.

Será assegurado que pelo menos 30% dos trabalhos aprovados para apresentação oral e pôster sejam de autoria de pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros e/ou pessoas não bináries, desde que atendam aos critérios de avaliação.

A autodeclaração será realizada no ato da inscrição, por meio de campo específico no formulário. As informações serão utilizadas exclusivamente para fins de aplicação das ações afirmativas, respeitando a confidencialidade dos dados.

❗Caso os percentuais das política afirmativa não sejam atingidos, elas serão destinadas à ampla concorrência.

Serão selecionados até 30 posters e 10 comunicações orais por eixo temático, respeitando os princípios das políticas afirmativas adotadas pelo Festival. A comissão organizadora se reserva o direito de ampliar esse número, conforme a qualidade e a quantidade dos trabalhos aprovados, bem como a disponibilidade de tempo e espaço na programação do evento.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Coordenação do Comitê Cientifico

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Instruções para submissão de trabalhos

POSTER

O pôster é um formato visual utilizado para apresentar informações e resultados de pesquisas em andamento, desde que incluam análises parciais consistentes. Seu design deve ser autoexplicativo, ou seja, compreensível mesmo na ausência da pessoa autora, de modo a facilitar a interação com o público visitante. Para quem for expor nesta categoria, é necessário o envio de um resumo, que será publicado no e-book do evento.


Diagramação do resumo (1 folha) O resumo do pôster deve conter: Título e Autoria do Trabalho (a) O título deve ser centralizado, em negrito e em letras maiúsculas. (b) Logo abaixo do título do trabalho devem constar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizados, indicando com números arábicos o seu respectivo Curso/Instituição. O nome do autor(a) expositor deverá estar negrito e sublinhado. Exemplo:

O TÍTULO DO TRABALHO
João J. João, Pedro P. Pedro2 e Maria M. Maria3 Graduando do curso de Desing UFC 2 Representante do Coletivo _____ 3 Coordenador de Design do ______
Texto do resumo
O texto deve ser digitado em português, em um único parágrafo, em Word for Windows, arquivo.doc, fonte: Arial, letra tamanho 12 , espaço simples; com o resumo entre 250 e 500 palavras.
Resumo poderá conter a autoria de no máximo 3 pesquisadores.

Palavras-chave
São as palavras representativas do conteúdo do trabalho. É um elemento obrigatório e devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidos da expressão Palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. A quantidade de Palavras-chave é três (3). Exemplo de Palavras-chave: Documentação. Comércio. Sociedade.


COMUNICAÇÃO ORAL


É uma categoria recomendada aos autores que queiram comunicar o resultado de sua pesquisa. A apresentação oral está aberta ao público, e o apresentador tem 10 minutos para apresentação de seu trabalho. Os avaliadores da sessão terão até 5 minutos para perguntas. Para quem for expor nessa categoria, pede-se o envio de um artigo completo que será publicado no e-book do evento.


O artigo científico As pessoas que irão escrever o artigo científico devem adaptá-lo às normas a seguir, sob pena de desclassificação. Para a publicação de trabalhos completos será seguida a seguinte formatação com os principais tópicos a serem abordados no artigo: Resumo (250 palavras ) com as Palavras-chave no final do texto ( Máximo de 3 palavras). 1- Introdução 2- Referencial Teórico 3 - Metodologia da Pesquisa 4 - Análise dos Resultados 5 - Conclusão Referências Diagramação do artigo ( 6 a 15 páginas) O artigo da comunicação oral deve conter: Título e Autoria do Trabalho (a) O título deve ser centralizado, em negrito e em letras maiúsculas. (b) Logo abaixo do título do trabalho devem constar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizados, indicando com números arábicos o seu respectivo Curso/Instituição. O nome do autor(a) expositor deverá estar negrito e sublinhado. Exemplo:

O TÍTULO DO TRABALHO

João J. João, Pedro P. Pedro2 e Maria M. Maria3

Graduando do curso de Desing UFC
2 Representante do Coletivo _____
3 Coordenador de Design do ______
Resumo Deve conter as principais palavras do texto. O resumo deve ter uma contextualização do tema, ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões. Deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos e deve ter um parágrafo único. O número de palavras do resumo é de 250 palavras. As Palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Introdução Deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos, a justificativa, a problematização e os objetivos: geral e específicos. Referencial Teórico O Referencial Teórico é uma revisão da literatura. Consiste em analisar e citar as obras de autores que escreveram sobre o tema, em seus diversos ângulos. É a pesquisa que é realizada em livros, sites, documentos, artigos. De acordo com o tema poderá ser descrito na forma de tópicos por exemplo: 2.1, 2.2, 2.3 Metodologia da Pesquisa A metodologia define os procedimentos e instrumentos necessários à coleta e à análise dos dados. Na metodologia, o autor deve indicar: o ambiente da pesquisa, a natureza da pesquisa; o tipo de pesquisa; o universo (população e amostra) e o processo de coleta de dados (instrumentos), quando necessário. Análise dos Resultados Deve conter os registros de todos os dados obtidos durante a pesquisa, bem como a interpretação dos autores do artigo em consonância com o referencial teórico e/ou realidade estudada. Conclusão Não deve ser muito longa e trata de recompor, objetivamente, o resultado da pesquisa. A conclusão poderá ser considerada uma espécie de avaliação dos esforços empreendidos na elaboração do trabalho. Referências A Referência deve ser constituída por todas as obras citadas no artigo. A lista de referências deve ter espaço simples entre as referências.
As referências devem ser listadas de acordo com a norma ABNT-NBR-14724:2024.


Outras informações relevantes da diagramação do artigo

O trabalho completo (com texto, tabelas, fotos, gráficos, etc.) deve ter no mínimo 6 (seis) páginas e no máximo 15 ( quinze) páginas.


Numeração de Páginas: Canto inferior, lado direito

Formato do Papel: A4 (210 mm x 297 mm).

Software: o trabalho deve estar obrigatoriamente digitalizado, em Word.

Digitação: letra Arial e tamanho 12 usando espaço 1,5 entre linhas e dois espaços simples entre parágrafos e seções/capítulos do texto.


Margens:

Superior - 3,0 cm Inferior - 2,0 cm

Esquerda - 3,0 cm Direita - 2,0 cm


Figuras: Qualquer que seja seu tipo (gráfico, fotografia, quadro, esquema e outros), sua identificação (caption) aparece na parte inferior precedida da palavra “Figura”, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa da fonte, se necessário. As legendas devem ser breves e claras, dispensando consulta ao texto. Devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.


Tabelas: As tabelas têm numeração independente e consecutiva; o título (caption) é colocado na parte superior, precedido da palavra ´Tabela` e de seu número de ordem em algarismos arábicos; nas tabelas, utilizam-se linhas horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior, evitando-se fios verticais, para separar colunas, e fios horizontais, para separar linhas. As fontes citadas, na construção de tabelas, e notas eventuais aparecem no rodapé (da tabela) após o fio de fechamento; caso sejam usadas tabelas reproduzidas de outros documentos, a prévia autorização do autor ou a citação da fonte se faz necessária, não sendo mencionada na mesma. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Se a tabela não couber em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, não é delimitado por traço horizontal na parte inferior, sendo o título e o cabeçalho repetidos na folha seguinte.


Espaçamento: O texto deve ser digitado com espaço 1,5. As citações de mais de três linhas, as notas de rodapé, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Apresentação dos trabalhos

POSTER

  • O espaço disponível é de 90cm (largura) x 120cm (altura). O pôster pode ser feito a partir de folhas separadas ou ser impresso em gráficas especiais em uma única folha.
  • Use cores suaves para o fundo; cores intensas tornam a leitura cansativa. Garanta bom contraste entre a cor da fonte e o fundo, de forma a facilitar a leitura.  Faça textos curtos e objetivos, use letras grandes (no mínimo, fonte 20)
  • Para mostrar resultados, prefira ilustrações (gráficos) em vez de tabelas, mas não sobrecarregue estes gráficos.
  • Organize figuras e textos em seções dispostas verticalmente. Numere as seções para melhor orientar a leitura. Veja template organizado para o evento.
  • Use e abuse de recursos gráficos, como setas ligando partes do pôster, fundos de cores diferentes, separando partes relacionadas entre si, texto com letras de tamanhos diferentes, indicando a importância de cada parte.
  • Confeccionar o pôster e expô-lo é apenas uma parte do trabalho; a sua presença e sua atitude durante a sessão são também fundamentais para o sucesso da apresentação. 
  • O pôster é uma oportunidade de trocar ideias e discutir sua pesquisa com outras pessoas participantes do evento e não apenas uma apresentação unidirecional. 
  • É gentil levar cartões de visita, cópias do artigo (ou cópias reduzidas do pôster) para distribuir a quem se interessar visando a manutenção de integração científica com os pesquisadores.

Colocação e Retiradas dos Pôsters

  • Todos os posters deverão estar fixados, no máximo, até o início marcado para cada apresentação do dia.
  • A responsabilidade de colocação e retirada dos posters é dos autores.
  • Espera-se que o primeiro autor esteja presente junto ao seu trabalho, nos horários em que estejam inscritos, períodos em que ocorrerão as visitas da comissão organizadora.
  • Pôsteres sem responsáveis durante o período de avaliação serão considerados não apresentados pela comissão organizadora.
  • Os posters deverão permanecer expostos à visitação até o final do horário em que os autores estiverem inscritos.
  • Solicita-se aos autores NÃO retirarem seus posters antes do final do período.
  • Solicita-se aos autores que retirem seus posters apresentados dez minutos antes do próximo horário de apresentação. Após esse horário, os pôsteres serão descartados pelos organizadores.

COMUNICAÇÃO ORAL

    • O apresentador deve chegar com antecedência mínima de 30 minutos do início da sessão para disponibilizar o material para projeção e permanecer até o fim da sessão.
    • Em cada sessão será disponibilizado apenas o projetor de multimídia com o computador. Não será permitida a utilização de computadores pessoais. Traga seu material em pen drive, formato pdf.
    • O tempo para apresentação será de 10 minutos. Passado este período o coordenador da sessão poderá interromper o apresentador.
    • Recomenda-se que utilize aproximadamente 1 slide por minuto, assim a apresentação deverá conter aproximadamente 10-15 slides.

    Para os slides
    • Evite mostrar tabelas. Elas são excelentes para documentar seus dados, mas não para apresentações. Procure uma forma mais simples de mostrar os efeitos dos vários valores ou atributos da sua tabela. Um gráfico de barras pode ser uma saída.
    • Nos gráficos faça uso da simplicidade e da clareza e não exagere no tamanho do gráfico, nem para menos nem para mais. 
    • O tamanho das letras dos slides não deve ser muito grande e tampouco muito pequeno. Uma boa regra empírica é considerar como adequado aquele tamanho de letra que permite uma visualização do slide em seu tamanho natural a cerca de três metros de distância da tela do computador.
    • Mantenha a uniformidade na elaboração dos seus slides. Isto ajuda a acentuar e a destacar o fluxo e a coerência da apresentação. 
    • Ao final da apresentação é aconselhável incluir um slide com uma sentença conclusiva, enfatizando a mensagem que se pretende gravar na memória dos ouvintes. Uma lista de conclusões inevitavelmente não será assimilada pela plateia e fará se desviar do propósito principal de seu trabalho.
    • As apresentações com vídeo são bastante eficazes, mas devem ser usadas com cautela. Sequências de vídeo não devem ser mais longas que 1 minuto.

    Local do Evento

    Cronograma


    Inscrição com submissão de trabalhos: 15/07 a 3/08

    Período de avaliação: 4/08 a 11/08

    Resultado das avaliações: 12/08

    Período de ajustes para "Aprovado com ressalvas": 12/08 a 17/08

    Resultado final das avaliações com ressalvas: 22/08

    Apresentação dos trablhos no Festival: 11 a 14/09

    Publicação dos Anais do Festival KUYA: 1º semestre de 2026


    {{viewModel.evento.titulo}}

    {{viewModel.evento.responsavelEvento}}