Tendo em vista que a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi marcada pela implantação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta por um conjunto de instituições federais, vinculadas ao MEC e que a partir da Lei n° 11.892 de 28 de dezembro criou o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que é uma autarquia de regime especial, detentor de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didática e disciplinar. Os institutos Federais são instituições de Educação Básica e Superior, pluricurriculares e multicampi, especializadas na oferta de Educação Profissional e Tecnológica em diferentes modalidades de ensino com inserção nas áreas de pesquisa aplicada e extensão tecnológica.
Através da Portaria nº 1.170 de 21 de setembro de 2010 foi autorizado o funcionamento do IFMA/Campus Bacabal, o campus apesar de uma trajetória avaliada positivamente pela comunidade, ser referência em relação ao número de inscritos nas seleções para admissão de alunos (SISU, seletivo para cursos técnicos e de extensão), tem detectado em seus registros acadêmicos índices preocupantes de evasão e reprovação, razão pela qual, pretende desenvolver um conjunto de ações e estratégias que possam contribuir para a consolidação de sua proposta educacional, como parte de uma política de inclusão social emancipatória. Nesse sentido, Fórum Educacional: de permanência e êxito, colocará em debate as ações, estratégias e procedimentos planejados em conjunto com a comunidade escolar a serem implementados no Campus, com vistas á redução contínua dos índices de evasão e repetência e a consequente elevação dos índices de permanência e êxito para a construção do plano estratégico institucional de permanência e êxito dos estudantes do IFMA/Campus Bacabal.