A I Feira Integradora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, em parceria com o Instituto Federal do Piauí - IFPI, visa à valorização da experimentação, a inovação e a utilização do método científico. Buscamos promover o incentivo ao desenvolvimento de atividades interdisciplinares e investigativas, bem como estimular o trabalho colaborativo e as atividades de iniciação científica na educação básica.
Os encontros oferecerão: discussões sobre novas metodologias para o ensino de ciências e biologia, com debates acerca dos desafios e perspectivas dessa área de ensino no Piauí (PI) e no Rio Grande do Norte (RN); minicursos que contemplam as mais diversas áreas do conhecimento; apresentação de trabalhos científicos produzidos pelos discentes de ensino médio de escolas públicas/privadas do território nacional Serra da Capivara - PI; discussões sobre educação sexual na escola e sociedade.
Durante a I Feira Integradora da UFRN-IFPI serão priorizadas metodologias de ensino participativas e inovadoras como estratégia para estimular o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes do ensino médio para a ciência, os quais deverão abordar os temas propostos através de vídeos, aulas práticas, jogos lúdicos, maquetes e/ou discussão de artigos científicos que integrem os conteúdos da área básica. Os projetos executados com resultados finais ou parciais deverão ser enviados para apresentação na feira em formato de vídeo (em breve publicaremos normas para envio).
Será criada uma comissão para avaliação dos vídeos submetidos e seleção para apresentação na programação online da feira de ciências. Essa comissão será composta por professores do IFPI/CASRN como por professores de outras escolas públicas. Como incentivo, poderá ocorrer premiação de menção honrosa para os melhores, uma maneira de estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
De uma forma geral, as atividades desenvolvidas na UFRN têm viabilizado uma maior interação entre o meio acadêmico e os professores e estudantes do ensino médio das escolas públicas e municipais do RN. Acreditamos que essa versão online, com escolas do sertão do sudeste piauiense, continuará contribuindo para desmistificar a cultura científica e torná-la acessível através da compreensão e exercício do método científico contribuindo para maior difusão e popularização da ciência.