Colombo Sport Club - Limoeiro - Pernambuco - Brasil
APRESENTAÇÃO
A XIX Semana do Empreendedor é um evento tradicional, já na sua 19ª edição, que busca integralizar diferentes aspectos dos cursos de graduação da FACAL numa perspectiva empreendedora. Para tanto, o evento busca promover a interação entre os estudantes e empresas de destaque na região, através de seminários, conferências, minicursos e oficinas, além de exposição de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de um espaço privilegiado para troca de ideias, dicas e insights voltados ao desenvolvimento de uma postura empreendedora que perpassa todas as áreas de conhecimento.
A XIX edição da Semana do
Empreendedor será realizada no período de 27 a 30 de novembro do presente ano
simultaneamente com o I Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL. A escolha pela realização dos dois eventos se
dá a partir da aproximação que conservam entre suas propostas. Como já
mencionado, a Semana do Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão
acadêmica, proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos
e relatos de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos
pelos diferentes cursos. Ao mesmo tempo,
o I Encontro de Pesquisa e Extensão se propõe a divulgar resultados de
pesquisas desenvolvidas na instituição no âmbito dos programas Produtividade e
Bolsa Extensão, próprios da instituição, e do programa Residência Pedagógica do
Ministério da Educação em Parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
OBJETIVOS
Divulgar resultados das pesquisas e dos projetos de extensão realizados no âmbito dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia da FACAL;
Apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas e os saberes construídos no programa Residência Pedagógica;
Promover a ampliação da divulgação dos resultados de pesquisa e extensão desenvolvidas por alunos e professores de Instituições de Ensino Superior da região;
Possibilitar interação entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo da região numa perspectiva empreendedora;
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A participação nos estandes é restrita aos alunos da FACAL, empresas e empreendedores individuais que queiram expor seus produtos e servições.
Serão aceitas propostas com participação de até 15 estudantes e que que contemplem aspectos referentes a conhecimentos construídos ao longo dos respectivos cursos de Graduação.
Para submeter uma proposta de Estande, os estudantes devem estar inscritos no evento e, posteriormente, inscrever-se na atividade "Estande". A inscrição nesta atividade resultará na cobrança de uma taxa no valor de R$ 15,00 para cada um dos 15 participantes.
Caso hajam propostas que excedam o número de participantes, será cobrada uma taxa no valor de R$ 30,00 por participante excedente. Esta taxa deve ser paga no setor financeiro da instituição.
As propostas devem ser encaminhadas até dia 15/11/2018 através do formulário disponível para Download em Documentos Importantes. Os proponentes devem preencher o Formulário de Inscrição no Estande e submeter à análise da comissão científica, através da "área do participante", clicando em "submissão".
As inscrições no estande só serão confirmadas mediante o pagamento da taxa.
As empresas e empreendedores individuais que queiram expor seus produtos e/ou serviços, devem consultar as condições entrando em contato com a organização do evento através do e-mail semanadoempreendedorfacal@gmail.com.
Vagas Limitadas: serão disponibilizados 20 estandes.
AUTARQUIA
DE ENSINO SUPERIOR DE LIMOEIRO – AESL
FACULDADE
DE CIÊNCIAS APLICADAS DE LIMOEIRO – FACAL
XIX
SEMANA DO EMPREENDEDOR
I
ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO
TEMA:
EDUCAÇÃO E TRABALHO: FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA E EMPREENDEDORA
EDITAL
retificação 01 - alteração das regras para exposição de estandes:
A participação nos estandes é restrita aos alunos da FACAL, empresas e empreendedores individuais que queiram expor seus produtos e serviços.
Serão aceitas propostas com participação de até 15 estudantes e que que contemplem aspectos referentes a conhecimentos construídos ao longo dos respectivos cursos de Graduação.
Para submeter uma proposta de Estande, os estudantes devem estar inscritos no evento e, posteriormente, inscrever-se na atividade "Estande". A inscrição nesta atividade resultará na cobrança de uma taxa no valor de R$ 15,00 para cada um dos 15 participantes.
Caso hajam propostas que excedam o número de participantes, será cobrada uma taxa no valor de R$ 30,00 por participante excedente. Esta taxa deve ser paga no setor financeiro da instituição.
As propostas devem ser encaminhadas até dia 15/11/2018 através do formulário disponível para Download em Documentos Importantes. Os proponentes devem preencher o Formulário de Inscrição no Estande e submeter à análise da comissão científica, através da "área do participante", clicando em "submissão".
Formulários preenchidos indevidamente ou com algum estudante com inscrição não confirmada no evento e na atividade "Estande" resultam no indeferimento da proposta.
As inscrições no estante só serão confirmadas mediante o pagamento da taxa.
As empresas e empreendedores individuais que queiram expor seus produtos e/ou serviços, devem consultar as condições entrando em contato com a organização do evento através do e-mail semanadoempreendedorfacal@gmail.com.
Vagas Limitadas: serão disponibilizados 20 estandes.
1.
APRESENTAÇÃO
A XIX Semana do Empreendedor é
um evento tradicional na região, sendo realizado anualmente desde 1999. O evento
busca integralizar aspectos dos diferentes cursos de graduação da instituição
numa perspectiva empreendedora. Para tanto, a Semana do Empreendedor busca
promover a interação entre os estudantes e empresas de destaque da região
através de seminários, conferências, minicursos e oficinas, além de exposição
de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de um espaço
privilegiado para troca de ideias, dicas e incites voltados ao desenvolvimento
de uma postura empreendedora que perpassa todas as áreas de conhecimento.
Nas últimas edições, a semana
do empreendedor tem buscado favorecer a dimensão acadêmica do evento, ampliando
o espaço de discussão científica, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão
prática vivenciada nas oficinas, minicursos e exposição promovidas pelo evento.
Na edição atual, a Semana do Empreendedor vem consolidar a articulação entre
teoria e prática, favorecendo o protagonismo dos estudantes, ao passo em que
promove sua inserção no mundo empreendedor em consonância com os princípios e
valores do desenvolvimento profissional e pessoal.
A XIX edição da Semana do
Empreendedor será realizada no período de 27 a 30 de novembro do presente ano
simultaneamente com o I Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL. A escolha pela realização dos dois eventos simultaneamente
justifica-se pela aproximação que conservam entre suas propostas. Como já
mencionado, a Semana do Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão
acadêmica, proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos
e relatos de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos
pelos diferentes cursos. Ao mesmo tempo,
o I Encontro de Pesquisa e Extensão se propõe a divulgar resultados de
pesquisas desenvolvidas na instituição no âmbito dos programas Produtividade e
Bolsa Extensão, próprios da instituição, e do programa Residência Pedagógica do
Ministério da Educação em Parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
2. OBJETIVOS
1. Divulgar
resultados das pesquisas e dos projetos de extensão realizados no âmbito dos
cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia da FACAL;
2. Apresentar
resultados das pesquisas desenvolvidas e os saberes construídos no programa
Residência Pedagógica;
3. Promover
a ampliação da divulgação dos resultados de pesquisa e extensão desenvolvidas
por alunos e professores de Instituições de Ensino Superior da região;
4.
Possibilitar interação entre a comunidade
acadêmica e o setor produtivo da região numa perspectiva empreendedora;
3.
INSCRIÇÕES
A
inscrição para participar da XIX Semana do Empreendedor e do I Encontro de
Pesquisa e Extensão deve ser realizada no período de 1º de outubro a 23 de
novembro de 2018 através do site www.even3.com.br/facal.
Os interessados poderão inscrever-se como ouvinte, participante com inscrição
de trabalho (Comunicação Oral/artigo completo e Pôster) e participante com
exposição de estande. A taxa de
inscrição varia de acordo com a modalidade de participação, perfil do
participante e período de realização da inscrição, conforme o quadro a seguir:
Quadro
1 – Valor da taxa de inscrição por perfil do participante
Perfil do
Participante |
Período |
Inscrição com
trabalho |
Inscrição no Stand |
||
De 01/10/2018 a
19/10/2018 |
De 20/10/2018 a
09/11/2018 |
De 10/11/2018 a
23/11/2018 |
|||
Estudante de Graduação |
R$ 30,00 |
R$ 40,00 |
R$ 50,00 |
R$ 40,00 |
R$ 15,00 |
Estudante de Pós-Graduação |
R$ 35,00 |
R$ 45,00 |
R$ 55,00 |
R$ 45,00 |
----- |
Professor da Educação Básica |
R$ 35,00 |
R$ 45,00 |
R$ 55,00 |
R$ 45,00 |
----- |
Professor no Ensino Superior/ Pesquisador |
R$ 45,00 |
R$ 55,00 |
R$ 65,00 |
R$ 55,00 |
----- |
Outros Profissionais |
R$ 45,00 |
R$ 55,00 |
R$ 65,00 |
R$ 55,00 |
----- |
O interessado deve escolher a
modalidade de inscrição de acordo com seu objetivo de participação. Assim, para
aqueles que desejam submeter trabalhos, a modalidade de inscrição deve ser
“Inscrição com Trabalho”.
A inscrição no estande é restrita
à estudantes da FACAL e deve ser feita separadamente na “área do participante”
na aba “atividades” até dia 19 de outubro de 2018. Poderão se inscrever até 15
participantes por estande. A taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 é
individual por participante. Assim, a inscrição só será confirmada mediante o
pagamento da taxa.
Após a inscrição, o candidato deve acompanhar
as notícias do evento na página oficial através da “área do participante”.
4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O período estabelecido para
submissão de trabalhos será entre 03 de outubro de 2018 até às 23 h 59 min
(horário de Brasília) do dia 09 de novembro de 2018. Os trabalhos deverão ser
enviados para as categorias de Trabalhos Científicos: Comunicação Oral/artigo
completo ou Pôster, devendo ser apresentados em Língua Portuguesa e submetidos
apenas por meio do formulário on-line disponível no site: www.even3.com.br/facal.
Cada participante poderá submeter até dois trabalhos como autor principal, desde que sejam em categorias distintas, não podendo ultrapassar 4 (quatro) participantes por trabalho, incluindo o(a) orientador(a).
Todos os autores e coautores deverão estar
inscritos no evento, na modalidade “inscrição com apresentação de trabalho” bem
como efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição, impreterivelmente, até o dia 09 de novembro de 2018, data limite
para submissão de trabalhos.
Trabalhos que estiverem fora
das normas técnicas ou que não
apresentam resultados de pesquisa ou relato de experiência serão
automaticamente desclassificados.
Recomenda-se que todos os trabalhos submetidos sejam,
cuidadosamente, revisados antes do seu encaminhamento. A avaliação dos
trabalhos será realizada por dois pareceristas. A Comissão Organizadora
encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às exigências de formatação
para a Comissão Científica. O resultado da avaliação dos trabalhos estará
disponível no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 21 de
novembro de 2018, onde também serão disponibilizadas as cartas de aceite. Os
trabalhos aceitos serão publicados em formato digital nos anais do evento.
4.1.
Normas
de Submissão
Comunicação
Oral
Os trabalhos na modalidade
Comunicação Oral/artigo completo devem ser enviados em formato doc., contendo
de 08 (oito) a 12 (doze) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no
formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,5,
fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 justificado e deve conter:
Título: (letras maiúsculas,
negrito, centralizado e regular, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco).
Autores: (inserir o(s) nome(s)
completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a
direita, itálico, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco).
Afiliação autores: (inserir
nome completo e Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores,
através de uma nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho
10.).
Resumo: deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto.
O artigo deverá conter
Introdução (justificativa implícita e objetivos),Fundamentação Teórica,
Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou
figuras), Conclusões Finais e
Referências Bibliográficas, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.
O uso do papel timbrado do
evento é obrigatório e encontra-se disponível para download no site do evento em "documentos Importantes".
Os trabalhos devem apresentar
resultados de pesquisa de campo ou relato de experiência. Cada trabalho deve
ter no máximo 4 (quatro) autores, incluindo o orientador, se for o caso. Os
trabalhos que não se adequarem nestes critérios ou se encontram fora da
formatação indicada no Modelo do artigo completo serão desconsiderados pela
Comissão Científica.
Os
candidatos devem acompanhar o resultado da avaliação do(s) trabalhos(s)
submetidos na “área do participante”.
Pôster
O pôster deverá ser confeccionado por no máximo 4 autores, incluindo o orientador, se for o caso. O pôster deve conter: Introdução;
Fundamentação Teórica, Objetivo Geral e Objetivos Específicos; Procedimentos
Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais; Referencias;
O pôster deve ser confeccionado nas
dimensões 90 cm por 120 cm, conforme modelo disponível para download no site do
evento.
A
submissão do pôster para avaliação deve ser feita através de um texto de 5 a 8
páginas, contendo os mesmos elementos do pôster. O texto deve ser escrito em
Times New Roman, fonte 12, justificado, espaçamento simples, conforme modelo
disponível para download na página na “área do participante”.
4.2. Apresentação Oral
As apresentações orais estão
restritas aos trabalhos na modalidade Comunicação Oral/artigo completo e
acontecerão na sede da instituição, localizada na Av. Gerônimo Heráclio, Nº 81,
Limoeiro – PE. A instituição não disponibilizará notebook para a apresentação.
A
apresentação deve contemplar os seguintes elementos: título idêntico ao do
resumo aceito; nomes e instituições do(s) autor(es); Introdução; Objetivos;
Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais e
Referências e terão duração de 15 minutos.
5. EIXOS TEMÁTICOS
N. |
EIXOS |
1 |
Formação de Professores |
2 |
Saberes e Fazeres
Docentes |
3 |
Direitos Humanos e
Constitucionalismo |
4 |
Controle Social nas Organizações
Públicas e Privadas |
5 |
Tecnologia e Formação
Profissional |
6.
CERTIFICAÇÃO
A certificação de participação
ocorrerá mediante o credenciamento, a frequência e participação nas atividades
ofertadas no Evento. Por sua vez, a certificação referente a apresentação de
trabalhos, seja autor ou coautor, ocorrerá mediante a apresentação do referido
trabalho no evento. A comprovação da apresentação será realizada por meio de
ata de frequência. Assim, serão certificadas apenas as apresentações dos
trabalhos que ao menos um de seus autores assinou a ata de apresentação.
Os certificados serão disponibilizados para download e
impressão no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 17 de
dezembro de 2018, desde que sejam cumpridas a modalidades mínimas de frequência
e apresentação dos trabalhos inscritos e aprovados.
7.
PROGRAMAÇÃO
Para os participantes
devidamente inscritos, fica garantida a gratuidade de sua participação nas
oficinas, minicursos, palestras, mesas redondas e rodas de diálogos, de acordo
com a opção realizada no ato da inscrição.
Os Minicursos e oficinas
disponibilizadas para participação terão número limitado de vagas. Assim, no
ato da inscrição, o participante deve escolher as atividades de seu interesse.
O número de vagas correspondente a cada atividade está exposto na programação
do evento, como pode ser observado no quadro a seguir.
DATA |
ATIVIDADE |
HORÁRIO |
LOCAL |
Nº DE VAGAS |
27/11/2018 |
Credenciamento
|
17
h 00 |
Colombo Sport Club - Limoeiro/PE |
500 |
Abertura |
19
h 00 |
|||
Conferência de Abertura: Tema: Educação e Trabalho: formação
emancipatória e empreendedora; Prof.
M.e Erick Vianna – IFPE; |
19
h 30 |
|||
28/11/2018 |
Mesa Redonda 1: A Universidade como Campo de Pesquisa:
desafio para o Ensino Superior; Profa.
Dra. Conceição Bizerra – UNICAP; Coordenadora:
M.a Conceição Santos – FACAL/ESTÁCIO/FACETE/FPS |
19
h 30 |
Auditório |
150 |
Mesa Redonda 2:
Gestão Nossa de Cada Dia: Gestão dos recursos hídricos – Prof. M.e Guilherme
Soares – FACAL/UFRPE; |
19
h 30 |
Sala
1 |
35 |
|
Oficina 1: Como Anunciar no Facebook e Instagram
– SEBRAE; |
19
h 30 |
Sala
2 |
40 |
|
Oficina 2: Estratégias de Marketing Digital – SEBRAE; |
19
h 30 |
Sala
3 |
40 |
|
Oficina 3: Gestão Nossa de Cada Dia: ferramentas
para a tomada de decisão – Estudantes de Administração; Coordenação:
Prof. M.e Guilherme Soares – FACAL/UFRPE; |
19
h 30 |
Sala
4 |
40 |
|
Oficina 4: Gestão Nossa de Cada Dia: gestão de
resíduos sólidos urbanos – Estudantes de Administração da FACAL; Coordenação:
Profa. M.a Andréa Karla Travassos – FACAL/DAMAS; |
19
h 30 |
Sala
5 |
40 |
|
Minicurso 1: Educação em Direitos Humanos e
emancipação – Profa. Dra. Amanda Coutinho – UFRPE; |
19
h 30 |
Sala
6 |
40 |
|
Minicurso 2: A Pesquisa Empírica no Direito; Prof.
M.e Diego José de Sousa Lemos – Autarquia Educacional de Salgueiro; |
19
h 30 |
Sala
7 |
40 |
|
Minicurso 3: O Uso da Tecnologia no Judiciário; Profa.
Dra. Rosalina Freitas Martins de Sousa – Escola Superior de Advocacia; |
19
h 30 |
Sala
8 |
40 |
|
29/11/2018 |
Apresentação
de Trabalhos: Comunicação Oral; |
19
h 30 |
Sala
1 |
40 |
Apresentação de
Trabalhos: Pôster |
19
h 30 |
Auditório |
livre |
|
Mesa Redonda 3: Educação Emancipatória Prof.
Dr. Henrique Weil Afonso – DAMAS; Profa.
Dra. Renata Celeste Sales – DAMAS; |
19
h 30 |
Sala
2 |
40 |
|
Mesa Redonda 4: A Pesquisa Empírica: questões
epistemológicas e sua aplicação no Direito Constitucional; Profa.
Dra. Anna Priscylla Lima Prado – UNINASSAU; Prof.
M.e Danilo José Viana da
Silva |
19
h 30 |
Sala
3 |
40 |
|
Mesa Redonda 5:
Lei Anticorrupção; Prof.
M.e Caio Mulatinho – Secretário Executivo da Controladoria Geral do Estado de
Pernambuco – CGE/PE; Coordenadores:
Humberto
Cruz – Coordenador de C. Contábeis; |
19
h 30 |
Sala
4 |
40 |
|
Mesa Redonda 6: Os limites da Tecnologia no Direito; Profa.
Dra. Alessandra Macedo Asfora – DAMAS; Profa.
Dra. Simone de Sá Rosa Figueirêdo; |
19
h 30 |
Sala
5 |
40 |
|
Oficina 5: WhatsApp Business como ferramenta de
vendas – SEBRAE; |
19
h 30 |
Sala
6 |
40 |
|
Oficina 6: Como Aparecer no Google – SEBRAE; |
19
h 30 |
Sala
7 |
40 |
|
Exposição
dos relatos de experiência com as empresas da região; |
19
h 30 |
Stands |
livre |
|
30/11/2018 |
Conferência
de Encerramento: Palestra-Show com Prof. M.e Silvio Broxado. Tema: Empreender
com Sucesso; |
19
h 30 |
Auditório |
livre |
Avaliação |
19
h 30 |
Auditório |
livre |
|
Exposição
dos relatos de experiência com as empresas da região; |
19
h 30 |
Stands |
livre |
|
Avaliação das
apresentações; |
19
h 30 |
Stands |
livre |
Não será contabilizada a carga horária referente
a participação em uma atividade na qual o participante não realizou inscrição
prévia.
COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO
·
Profa. M.a. Luzia Helena Castro Squinca –
FACAL/FBJ
·
Prof. M.e. Josias Pedro da Silva - FACAL
COMISSÃO ORGANIZADORA
·
Profa. M.a. Luzia Helena castro Squinca –
FACAL/FBJ
·
Prof. M.e. Josias Pedro da Silva - FACAL
·
Profa. Esp. Maria de Fátima Ramos de Queiroz -
FACAL
·
Prof. M.e. José Humberto do Nascimento Cruz -
UFPB
·
Profa. Pauliana Ferreira da Silva – FACAL
· Prof. Jailson Claudino da Silva Moura - FACAL
COMISSÃO CIENTÍFICA
·
Profa. M.a. Conceição Maria Marinho dos Santos
– FACAL/ESTÁCIO
· Prof. M.e. Guilherme José de V. Soares –
FACAL/UFRPE
·
· Prof. M.e. Josias Pedro da Silva - FACAL
· Profa. M.a. Larissa Ximenes de
Castilho - FACAL
· Profa. M.a. Pauliana Ferreira da Silva - FACAL
· Prof. M.e. Wallace de Melo Barbosa - FACAL
· Profa. M.e. Viviane Noemia Barros - FACAL
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E
EXTENSÃO DA FACAL
·
Conceição Maria Marinho dos Santos –
FACAL/ESTÁCIO
COORDENADORES(AS) DE CURSO
·
ADMINISTRAÇÃO:
Pauliana Ferreira da Silva
·
DIREITO: Jailson Claudino da Silva Moura
·
CIÊNCIAS CONTÁBEIS: José Humberto do Nascimento
Cruz
·
PEDAGOGIA:
Maria de Fátima Ramos de Queiroz
·
PÓS-GRADUAÇÃO: Josias Pedro da Silva
COMISSÃO AVALIADORA:
·
Corpo docente da FACAL.