XIX SEMANA DO EMPREENDEDOR - I Encontro de Pesquisa e Extensão

XIX SEMANA DO EMPREENDEDOR - I Encontro de Pesquisa e Extensão

presencial Colombo Sport Club - Limoeiro - Pernambuco - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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EDUCAÇÃO E TRABALHO: FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA E EMPREENDEDORA

APRESENTAÇÃO

A XIX Semana do Empreendedor é um evento tradicional, já na sua 19ª edição, que busca integralizar diferentes aspectos dos cursos de graduação da FACAL numa perspectiva empreendedora. Para tanto, o evento busca promover a interação entre os estudantes e empresas de destaque na região, através de seminários, conferências, minicursos e oficinas, além de exposição de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de um espaço privilegiado para troca de ideias, dicas e insights voltados ao desenvolvimento de uma postura empreendedora que perpassa todas as áreas de conhecimento. 

A XIX edição da Semana do Empreendedor será realizada no período de 27 a 30 de novembro do presente ano simultaneamente com o I Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL.  A escolha pela realização dos dois eventos se dá a partir da aproximação que conservam entre suas propostas. Como já mencionado, a Semana do Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão acadêmica, proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos pelos diferentes cursos.  Ao mesmo tempo, o I Encontro de Pesquisa e Extensão se propõe a divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas na instituição no âmbito dos programas Produtividade e Bolsa Extensão, próprios da instituição, e do programa Residência Pedagógica do Ministério da Educação em Parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.


OBJETIVOS 

Divulgar resultados das pesquisas e dos projetos de extensão realizados no âmbito dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia da FACAL;

Apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas e os saberes construídos no programa Residência Pedagógica;

Promover a ampliação da divulgação dos resultados de pesquisa e extensão desenvolvidas por alunos e professores de Instituições de Ensino Superior da região;

Possibilitar interação entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo da região numa perspectiva empreendedora;  

Inscrições

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Atividades

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Palestrantes

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Local do Evento

Submissões (Prorrogado até 15/11/2018)

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Participação nos Estandes

A participação nos estandes é restrita aos alunos da FACAL, empresas e empreendedores individuais que queiram expor seus produtos e servições.

Serão aceitas propostas com participação de até 15 estudantes e que  que contemplem aspectos referentes a conhecimentos construídos ao longo dos respectivos cursos de Graduação.

Para submeter uma proposta de Estande, os estudantes devem estar inscritos no evento e, posteriormente, inscrever-se na atividade "Estande". A inscrição nesta atividade resultará na cobrança de uma taxa no valor de R$ 15,00 para cada um dos 15 participantes. 

Caso hajam propostas que excedam o número de participantes, será cobrada uma taxa no valor de R$ 30,00 por participante excedente. Esta taxa deve ser paga no setor financeiro da instituição.


As propostas devem ser encaminhadas até dia 15/11/2018 através do formulário disponível para Download em Documentos Importantes. Os proponentes devem preencher o Formulário de Inscrição no Estande e submeter à análise da comissão científica, através da "área do participante", clicando em "submissão". 

As inscrições no estande só serão confirmadas mediante o pagamento da taxa.

As empresas e empreendedores individuais que queiram expor seus produtos e/ou serviços, devem consultar as condições entrando em contato com a organização do evento através do e-mail semanadoempreendedorfacal@gmail.com.

Vagas Limitadas: serão disponibilizados 20 estandes.

Edital (Retificado)

 

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE LIMOEIRO – AESL

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE LIMOEIRO – FACAL

 

XIX SEMANA DO EMPREENDEDOR

I ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO

TEMA: EDUCAÇÃO E TRABALHO: FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA E EMPREENDEDORA

 

EDITAL


retificação 01 - alteração das regras para exposição de estandes:

A participação nos estandes é restrita aos alunos da FACAL, empresas e empreendedores individuais que queiram expor seus produtos e serviços.

Serão aceitas propostas com participação de até 15 estudantes e que  que contemplem aspectos referentes a conhecimentos construídos ao longo dos respectivos cursos de Graduação.

Para submeter uma proposta de Estande, os estudantes devem estar inscritos no evento e, posteriormente, inscrever-se na atividade "Estande". A inscrição nesta atividade resultará na cobrança de uma taxa no valor de R$ 15,00 para cada um dos 15 participantes. 

Caso hajam propostas que excedam o número de participantes, será cobrada uma taxa no valor de R$ 30,00 por participante excedente. Esta taxa deve ser paga no setor financeiro da instituição.

As propostas devem ser encaminhadas até dia 15/11/2018 através do formulário disponível para Download em Documentos Importantes. Os proponentes devem preencher o Formulário de Inscrição no Estande e submeter à análise da comissão científica, através da "área do participante", clicando em "submissão". 

Formulários preenchidos indevidamente ou com algum estudante com inscrição não confirmada no evento e na atividade "Estande" resultam no indeferimento da proposta.

As inscrições no estante só serão confirmadas mediante o pagamento da taxa.

As empresas e empreendedores individuais que queiram expor seus produtos e/ou serviços, devem consultar as condições entrando em contato com a organização do evento através do e-mail semanadoempreendedorfacal@gmail.com.

Vagas Limitadas: serão disponibilizados 20 estandes.

 


1.    APRESENTAÇÃO

A XIX Semana do Empreendedor é um evento tradicional na região, sendo realizado anualmente desde 1999. O evento busca integralizar aspectos dos diferentes cursos de graduação da instituição numa perspectiva empreendedora. Para tanto, a Semana do Empreendedor busca promover a interação entre os estudantes e empresas de destaque da região através de seminários, conferências, minicursos e oficinas, além de exposição de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de um espaço privilegiado para troca de ideias, dicas e incites voltados ao desenvolvimento de uma postura empreendedora que perpassa todas as áreas de conhecimento. 

Nas últimas edições, a semana do empreendedor tem buscado favorecer a dimensão acadêmica do evento, ampliando o espaço de discussão científica, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão prática vivenciada nas oficinas, minicursos e exposição promovidas pelo evento. Na edição atual, a Semana do Empreendedor vem consolidar a articulação entre teoria e prática, favorecendo o protagonismo dos estudantes, ao passo em que promove sua inserção no mundo empreendedor em consonância com os princípios e valores do desenvolvimento profissional e pessoal.

A XIX edição da Semana do Empreendedor será realizada no período de 27 a 30 de novembro do presente ano simultaneamente com o I Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL.  A escolha pela realização dos dois eventos simultaneamente justifica-se pela aproximação que conservam entre suas propostas. Como já mencionado, a Semana do Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão acadêmica, proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos pelos diferentes cursos.  Ao mesmo tempo, o I Encontro de Pesquisa e Extensão se propõe a divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas na instituição no âmbito dos programas Produtividade e Bolsa Extensão, próprios da instituição, e do programa Residência Pedagógica do Ministério da Educação em Parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

 

2.  OBJETIVOS

 

1.    Divulgar resultados das pesquisas e dos projetos de extensão realizados no âmbito dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia da FACAL;

2.    Apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas e os saberes construídos no programa Residência Pedagógica;

3.    Promover a ampliação da divulgação dos resultados de pesquisa e extensão desenvolvidas por alunos e professores de Instituições de Ensino Superior da região;

4.    Possibilitar interação entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo da região numa perspectiva empreendedora; 

 

3.     INSCRIÇÕES

A inscrição para participar da XIX Semana do Empreendedor e do I Encontro de Pesquisa e Extensão deve ser realizada no período de 1º de outubro a 23 de novembro de 2018 através do site www.even3.com.br/facal. Os interessados poderão inscrever-se como ouvinte, participante com inscrição de trabalho (Comunicação Oral/artigo completo e Pôster) e participante com exposição de estande.  A taxa de inscrição varia de acordo com a modalidade de participação, perfil do participante e período de realização da inscrição, conforme o quadro a seguir:

Quadro 1 – Valor da taxa de inscrição por perfil do participante

Perfil do Participante

Período

Inscrição com trabalho

Inscrição no Stand

De 01/10/2018 a 19/10/2018

De 20/10/2018 a 09/11/2018

De 10/11/2018 a 23/11/2018

Estudante de Graduação

R$ 30,00

R$ 40,00

R$ 50,00

R$ 40,00

R$ 15,00

Estudante de Pós-Graduação

R$ 35,00

R$ 45,00

R$ 55,00

R$ 45,00

-----

Professor da Educação Básica

R$ 35,00

R$ 45,00

R$ 55,00

R$ 45,00

-----

Professor no Ensino Superior/

Pesquisador

R$ 45,00

R$ 55,00

R$ 65,00

R$ 55,00

-----

Outros Profissionais

R$ 45,00

R$ 55,00

R$ 65,00

R$ 55,00

-----

 

O interessado deve escolher a modalidade de inscrição de acordo com seu objetivo de participação. Assim, para aqueles que desejam submeter trabalhos, a modalidade de inscrição deve ser “Inscrição com Trabalho”.

A inscrição no estande é restrita à estudantes da FACAL e deve ser feita separadamente na “área do participante” na aba “atividades” até dia 19 de outubro de 2018. Poderão se inscrever até 15 participantes por estande. A taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 é individual por participante. Assim, a inscrição só será confirmada mediante o pagamento da taxa.

 Após a inscrição, o candidato deve acompanhar as notícias do evento na página oficial através da “área do participante”.

 

4.     SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O período estabelecido para submissão de trabalhos será entre 03 de outubro de 2018 até às 23 h 59 min (horário de Brasília) do dia 09 de novembro de 2018. Os trabalhos deverão ser enviados para as categorias de Trabalhos Científicos: Comunicação Oral/artigo completo ou Pôster, devendo ser apresentados em Língua Portuguesa e submetidos apenas por meio do formulário on-line disponível no site: www.even3.com.br/facal.

Cada participante poderá submeter até dois trabalhos como autor principal, desde que sejam em categorias distintas, não podendo ultrapassar 4 (quatro) participantes por trabalho, incluindo o(a) orientador(a).

 Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no evento, na modalidade “inscrição com apresentação de trabalho” bem como efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição, impreterivelmente, até o dia 09 de novembro de 2018, data limite para submissão de trabalhos.

Trabalhos que estiverem fora das normas técnicas ou que não apresentam resultados de pesquisa ou relato de experiência serão automaticamente desclassificados.

Recomenda-se que todos os trabalhos submetidos sejam, cuidadosamente, revisados antes do seu encaminhamento. A avaliação dos trabalhos será realizada por dois pareceristas. A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às exigências de formatação para a Comissão Científica. O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 21 de novembro de 2018, onde também serão disponibilizadas as cartas de aceite. Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital nos anais do evento.

 

4.1.       Normas de Submissão

Comunicação Oral

Os trabalhos na modalidade Comunicação Oral/artigo completo devem ser enviados em formato doc., contendo de 08 (oito) a 12 (doze) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 justificado e deve conter:

Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco).

Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco).

Afiliação autores: (inserir nome completo e Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10.).

Resumo: deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto.

O artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos),Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões  Finais e Referências Bibliográficas, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.

O uso do papel timbrado do evento é obrigatório e encontra-se disponível para download no site do evento em "documentos Importantes".

Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisa de campo ou relato de experiência. Cada trabalho deve ter no máximo 4 (quatro) autores, incluindo o orientador, se for o caso. Os trabalhos que não se adequarem nestes critérios ou se encontram fora da formatação indicada no Modelo do artigo completo serão desconsiderados pela Comissão Científica.

Os candidatos devem acompanhar o resultado da avaliação do(s) trabalhos(s) submetidos na “área do participante”.

Pôster

O pôster deverá ser confeccionado por no máximo 4 autores, incluindo o orientador, se for o caso. O pôster deve conter: Introdução; Fundamentação Teórica, Objetivo Geral e Objetivos Específicos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais; Referencias;

O pôster deve ser confeccionado nas dimensões 90 cm por 120 cm, conforme modelo disponível para download no site do evento.

A submissão do pôster para avaliação deve ser feita através de um texto de 5 a 8 páginas, contendo os mesmos elementos do pôster. O texto deve ser escrito em Times New Roman, fonte 12, justificado, espaçamento simples, conforme modelo disponível para download na página na “área do participante”.

 

4.2.       Apresentação Oral

As apresentações orais estão restritas aos trabalhos na modalidade Comunicação Oral/artigo completo e acontecerão na sede da instituição, localizada na Av. Gerônimo Heráclio, Nº 81, Limoeiro – PE. A instituição não disponibilizará notebook para a apresentação.

A apresentação deve contemplar os seguintes elementos: título idêntico ao do resumo aceito; nomes e instituições do(s) autor(es); Introdução; Objetivos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais e Referências e terão duração de 15 minutos.

 

5.  EIXOS TEMÁTICOS

 

N.

EIXOS

1

Formação de Professores

2

Saberes e Fazeres Docentes

3

Direitos Humanos e Constitucionalismo

4

Controle Social nas Organizações Públicas e Privadas

5

Tecnologia e Formação Profissional


 

 

6.    CERTIFICAÇÃO

A certificação de participação ocorrerá mediante o credenciamento, a frequência e participação nas atividades ofertadas no Evento. Por sua vez, a certificação referente a apresentação de trabalhos, seja autor ou coautor, ocorrerá mediante a apresentação do referido trabalho no evento. A comprovação da apresentação será realizada por meio de ata de frequência. Assim, serão certificadas apenas as apresentações dos trabalhos que ao menos um de seus autores assinou a ata de apresentação.

Os certificados serão disponibilizados para download e impressão no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 17 de dezembro de 2018, desde que sejam cumpridas a modalidades mínimas de frequência e apresentação dos trabalhos inscritos e aprovados.

 

7.    PROGRAMAÇÃO

Para os participantes devidamente inscritos, fica garantida a gratuidade de sua participação nas oficinas, minicursos, palestras, mesas redondas e rodas de diálogos, de acordo com a opção realizada no ato da inscrição.

Os Minicursos e oficinas disponibilizadas para participação terão número limitado de vagas. Assim, no ato da inscrição, o participante deve escolher as atividades de seu interesse. O número de vagas correspondente a cada atividade está exposto na programação do evento, como pode ser observado no quadro a seguir.

 

DATA

ATIVIDADE

HORÁRIO

LOCAL

Nº DE VAGAS

27/11/2018

Credenciamento

17 h 00

Colombo Sport Club - Limoeiro/PE

500

Abertura

19 h 00

Conferência de Abertura: Tema: Educação e Trabalho: formação emancipatória e empreendedora;

Prof. M.e Erick Vianna – IFPE;

19 h 30

28/11/2018

Mesa Redonda 1: A Universidade como Campo de Pesquisa: desafio para o Ensino Superior;

Profa. Dra. Conceição Bizerra – UNICAP;

Coordenadora: M.a Conceição Santos – FACAL/ESTÁCIO/FACETE/FPS

19 h 30

Auditório

150

Mesa Redonda 2: Gestão Nossa de Cada Dia: Gestão dos recursos hídricos – Prof. M.e Guilherme Soares – FACAL/UFRPE;

19 h 30

Sala 1

 

35

Oficina 1: Como Anunciar no Facebook e Instagram – SEBRAE;

19 h 30

Sala 2

40

Oficina 2: Estratégias de Marketing Digital – SEBRAE;

19 h 30

Sala 3

40

Oficina 3: Gestão Nossa de Cada Dia: ferramentas para a tomada de decisão – Estudantes de Administração;

Coordenação: Prof. M.e Guilherme Soares – FACAL/UFRPE;

19 h 30

Sala 4

40

Oficina 4: Gestão Nossa de Cada Dia: gestão de resíduos sólidos urbanos – Estudantes de Administração da FACAL;

Coordenação: Profa. M.a Andréa Karla Travassos – FACAL/DAMAS;

19 h 30

Sala 5

40

Minicurso 1: Educação em Direitos Humanos e emancipação – Profa. Dra. Amanda Coutinho – UFRPE;

19 h 30

Sala 6

40

Minicurso 2: A Pesquisa Empírica no Direito;

Prof. M.e Diego José de Sousa Lemos – Autarquia Educacional de Salgueiro;

19 h 30

Sala 7

40

Minicurso 3: O Uso da Tecnologia no Judiciário;

Profa. Dra. Rosalina Freitas Martins de Sousa – Escola Superior de Advocacia;

19 h 30

Sala 8

40

29/11/2018

Apresentação de Trabalhos: Comunicação Oral;

19 h 30

Sala 1

40

Apresentação de Trabalhos: Pôster

19 h 30

Auditório

livre

Mesa Redonda 3: Educação Emancipatória

Prof. Dr. Henrique Weil Afonso – DAMAS;

Profa. Dra. Renata Celeste Sales – DAMAS;

19 h 30

Sala 2

40

Mesa Redonda 4: A Pesquisa Empírica: questões epistemológicas e sua aplicação no Direito Constitucional;

Profa. Dra. Anna Priscylla Lima Prado – UNINASSAU;

Prof. M.e Danilo José Viana da Silva

19 h 30

Sala 3

40

Mesa Redonda 5:  Lei Anticorrupção;

Prof. M.e Caio Mulatinho – Secretário Executivo da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco – CGE/PE;

Coordenadores:

Humberto Cruz – Coordenador de C. Contábeis;

19 h 30

Sala 4

40

Mesa Redonda 6: Os limites da Tecnologia no Direito;

Profa. Dra. Alessandra Macedo Asfora – DAMAS;

Profa. Dra. Simone de Sá Rosa Figueirêdo;

19 h 30

Sala 5

40

Oficina 5: WhatsApp Business como ferramenta de vendas – SEBRAE;

19 h 30

Sala 6

40

Oficina 6: Como Aparecer no Google – SEBRAE;

19 h 30

Sala 7

40

Exposição dos relatos de experiência com as empresas da região;

19 h 30

Stands

livre

30/11/2018

Conferência de Encerramento: Palestra-Show com Prof. M.e Silvio Broxado. Tema: Empreender com Sucesso;

19 h 30

Auditório

livre

Avaliação

19 h 30

Auditório

livre

Exposição dos relatos de experiência com as empresas da região;

19 h 30

Stands

livre

Avaliação das apresentações;

19 h 30

Stands

livre

 

Não será contabilizada a carga horária referente a participação em uma atividade na qual o participante não realizou inscrição prévia.

 

COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO

·         Profa. M.a. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL/FBJ

·         Prof. M.e. Josias Pedro da Silva - FACAL

COMISSÃO ORGANIZADORA

·         Profa. M.a. Luzia Helena castro Squinca – FACAL/FBJ

·         Prof. M.e. Josias Pedro da Silva - FACAL

·         Profa. Esp. Maria de Fátima Ramos de Queiroz - FACAL

·         Prof. M.e. José Humberto do Nascimento Cruz - UFPB

·         Profa. Pauliana Ferreira da Silva – FACAL

·         Prof. Jailson Claudino da Silva Moura  - FACAL


 

COMISSÃO CIENTÍFICA

·         Profa. M.a. Conceição Maria Marinho dos Santos – FACAL/ESTÁCIO

·       Prof. M.e. Guilherme José de V. Soares – FACAL/UFRPE

· 

·       Prof. M.e. Josias Pedro da Silva - FACAL

·       Profa. M.a. Larissa Ximenes de Castilho - FACAL

·       Profa. M.a. Pauliana Ferreira da Silva - FACAL

·       Prof. M.e. Wallace de Melo Barbosa - FACAL

·       Profa. M.e. Viviane Noemia Barros - FACAL

Profa. Marineide Mota Mercês - UPE/FACAL

Prof. José Humberto Nascimento Cruz - UEPB/SEE/FACAL

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL

·         Conceição Maria Marinho dos Santos – FACAL/ESTÁCIO

COORDENADORES(AS) DE CURSO

·         ADMINISTRAÇÃO:  Pauliana Ferreira da Silva

·         DIREITO: Jailson Claudino da Silva Moura

·         CIÊNCIAS CONTÁBEIS: José Humberto do Nascimento Cruz

·         PEDAGOGIA:  Maria de Fátima Ramos de Queiroz

·         PÓS-GRADUAÇÃO: Josias Pedro da Silva

COMISSÃO AVALIADORA:

·         Corpo docente da FACAL.

 

 

 

 

 

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