Exílio do Eu-objeto : Releitura da Pedagogia do Oprimido de Freire

Exílio do Eu-objeto : Releitura da Pedagogia do Oprimido de Freire

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Exílio do Eu-objeto : Releitura da Pedagogia do Oprimido

“É dizendo a palavra que o ser humano se faz ser humano.” (BORGES, 2018)

Já pensou participar de uma roda de conversa com estudiosos Freirianos coletivamente e participar de uma das maiores iniciativa de levante de Educação no Brasil de forma humanizada e com a posposta de tocar os sujeitos através da sensibilidade e resgate do valor da Educação brasileira? Quer fazer parte disto? Vem!

Essa formação é para você que já sentiu a angústia das tentativas de silenciamento da prática de ser professor nos tempos pós-modernos e liberais, cujo sucatemento docente é uma nova forma de opressão do ser professor e protagonista no mundo. É preciso se fortalecer no coletivo através da prática da reflexão dialógica e entre pares para a superação de amarras silenciosas de desvalorização do capital humano professor. O objetivo desta formação é fomentar a capacidade de leitura e releitura crítica dos contextos atuais na Educação e resgatar parte da identidade docente na cultura do espetáculo e uberização do conhecimento e profissionais da Educação. Como se posicionar no cenário distópico e desumanizador da prática do Educar? O que pode-se fazer além de se indignar? Vamos descobrir juntos? Essa imersão nas letras e utopias possibilitarão reflexões de ser e mudar o mundo através da percepção e apropriação do ser Educador no mundo e de forma coletiva e de formas inventivas repensar a função social do professor. Ser plural é ser coletivo, na prática de construção de novas possibilidades, na roda, em diálogos e até escrita (de artigo coletivo), que tal embarcar nessa experiência. Você poderá embarcar nesta roda com convites ordinários, VIPS ou com sorteio. Existem responsabilidades que são intransferíveis. Tenha coragem de participar!

Roda de leitura semanal (durante 1 mês) às quintas-feiras, das 18h-19h30 a partir do dia -

- 24/11

- 01/12

- 08/12

- 16/12

PROVOCAÇÃO: O que se pretende dizer sobre uma pedagogia não opressora?

Público: o curso é aberto a qualquer interessado no tema. Todos podem participar.

Carga horária: +12h (Atividades síncronas e assíncronas)

SOBRE A OBRA:

O livro Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 1975) foi concluído em Santiago, Chile (BEISEGEL, 2010);

- Considerada Principal obra do Educador segundo especialistas;

- Dialoga sobre situações de desigualdades sociais e vulnerabilidade educacional na ótica do sensível;

- É um livro atual que ainda desafia os paradigmas educacionais, causando tensões e polarizações de opiniões ao longo dos tempos;

- É um livro-manifesto em prol da luta do ser coletivo na Educação;

- E como os sujeitos se percebem, humanos no processo cultural através da ferramenta do diálogo.

SOBRE O AUTOR:

- Teve sua alfabetização tardia e pôde experimentar o poder transformador da Educação na sua própria história;

- Responsável pela maior campanha de alfabetização de Adultos na década de 60 com reconhecimento internacional (Angicos),

- Exilado do Brasil, mas não da sua missão de ser Educador em tempos sombrios de obscurantismo intelectual, foi um…

- Revolucionário e radicalmente defensor dos Direitos humanos e democracia…

- Suas obras reverberam até hoje nos cenários políticos, cultural e educacional mesmo após o seu falecimento.

- Sua figura permanece um grande mistério e controverso no cenário brasileiro e ainda polêmico atualmente.

BENEFÍCIOS DA INSCRIÇÃO ÚNICA:

- Aulas síncronas,

- Sugestão de leituras afins à temática conforme o capítulo semanal,

- Espaço acolhedor e dialógico para continuar a se pensar sobre a Educação na releitura da contemporaneidade,

- Possibilidade de publicação de um artigo coletivo,

- Curadoria acadêmica, construções coletivas,

- Voucher de desconto em assessoria para publicação e muito mais.

PROVOCAÇÃO: Será que todo sonho do oprimido é se tornar opressor?

MEDIADORES:

Máximo Lustosa

Doutor pela Universidade Federal Fluminense (2015-2020) com pesquisa a respeito da literatura de pós-ditadura escrita a partir de 2010, na Argentina, no Chile e no Brasil, é professor concursado do Estado do Rio de Janeiro para as disciplinas de Português (2006) e Espanhol (2011). Mestre em Literatura Hispano-Americana da mesma universidade e autor do livro de contos "céu baixo", publicado em 2014. Desenvolve projetos de escrita e leitura na disciplina de Leitura e Produção Textual autor do Blog Ideias à deriva.

Vanessa Balochini

Fundadora do Ateliê do Conhecimento. Mestre em Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Sociedade. Atualmente pesquisadora colaboradora no GEIA (UERJ/FFP) e LAPEar (UNIRIO). Compõe o corpo editorial da Revista Brasileira de Ecoturismo (Biodiversidade) e Revista FT (Multidisciplinar). Atua também como mentora acadêmica (treinamento de pesquisadores e mentoria para ingresso nos mestrados profissionais e acadêmicos).Também presta serviços de Assessoria Acadêmica com base no pilar de integridade e apoio humanizado aos estudantes.

OBSERVAÇÕES: Devido às dinâmicas do grupo o calendário poderá ser alterado (Mais reuniões sem acréscimo financeiro para o cursista, quer algo melhor que isso?).


PROVOCAÇÃO: É utopia falar sobre indignação? Vamos descobrir juntos?

POUCAS VAGAS GARANTA JÁ A SUA INSCRIÇÃO AQUI

INGRESSO ÚNICO

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