A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) lança o primeiro “EVIDÊNCIAS”, evento que socializa achados sobre pesquisas desenvolvidos por pesquisadores de diferentes Instituições. Uma série de 6 encontros no ano, mobilizará pesquisadores e Instituições envolvidas em diferentes estudos e temáticas.
Em sua primeira edição a programação contará com a discussão científica sobre estudos relacionados à COVID-19. Participam do I Evidências os seguintes projetos:
PROJETO ESP: Investigação sintomatológica e complicações por Covid-19 de pacientes pós-internamento entre os anos de 2020 e 2021 em um estado brasileiro.
PROJETO UFC – Efetividade do acesso, atendimento clínico e acompanhamento das pessoas com Covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas.
Na oportunidade, serão debatidos dados de um projeto de Software desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará, que tem por objetivo monitorar pacientes diagnosticados com covid-19 em indicadores como condições clínicas anteriores à doença; dados clínicos relacionados ao contágio, além de informações relativas à qualidade de vida do paciente e a doenças respiratórias obstrutivas. O projeto tem acompanhado pacientes, por no mínimo seis meses, para evidenciar possíveis danos a longo prazo que a covid-19 possa ter vindo a deixar. O primeiro encontro será abordado a temática: Fatores Clínicos de pacientes pós-internamento por COVID-19 no Ceará.