Seminário Internacional 50 anos das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa: narrativas, memorias e temporalidades

Seminário Internacional 50 anos das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa: narrativas, memorias e temporalidades

presencial Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Bridges 9 - Uniendo Personas Y Conocimiento

Sexta-Feira, 4 de Setembro

Bogotá,

Artmed Experience 2026

Quinta-Feira, 15 de Outubro

Sao Paulo, SP

Bridges Connect I Brasília

Sexta-Feira, 29 de Maio

Brasília, DF

16th World Congress of Rural Sociology and 64th Congress of the Brazilian Society of Rural Economics, Management and Sociology

Domingo, 19 de Julho

Porto Alegre, RS

Receba as melhores revistas da sua área

Receber revistas

Sobre o evento

*IMPORTANTE: A inscrição nos workshops deve ser feita no campo “Inscrever-se em atividades” ou "Inscrição em atividades" disponível após o preenchimento do formulário de inscrição do evento.



O Seminário Internacional “50 anos das independências dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa: narrativas, memórias e temporalidades” propõe-se como um espaço de reflexão crítica e de intercâmbio acadêmico sobre os processos de independência nos países africanos de língua portuguesa. Passadas cinco décadas desde esses marcos históricos, o seminário convida pesquisadores, docentes, estudantes e demais interessados a revisitarem as lutas anticoloniais e seus projetos que emergiram em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, lançando luz sobre os legados e as complexidades dessas trajetórias.

O evento enfatiza a importância das narrativas produzidas em diferentes temporalidades – seja durante os períodos de luta, na construção das nações independentes ou nas releituras contemporâneas dessas histórias. Ao privilegiar a análise de memórias, documentos, produções culturais e discursos políticos, o seminário busca também ressaltar o papel dos intelectuais e revolucionários africanos no enfrentamento ao colonialismo e na formulação de projetos de emancipação.

Homenageando Mario Pinto de Andrade, figura central do pensamento anticolonial africano e da crítica literária comprometida com os processos de libertação, o seminário reafirma o compromisso com a preservação e a atualização desses legados. A proposta é construir um espaço de escuta e diálogo transnacional, capaz de articular diferentes perspectivas sobre o passado e o presente das independências africanas, com especial atenção às suas reverberações no campo historiográfico, literário, político e social.

O seminário será realizado no Auditório Milton Santos, no Edifício de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 338 – Cidade Universitária, São Paulo.

Para mais informações, acesse o perfil do Instagram do Centro de Estudos Africanos (CEA) - @ceausp - e no site: https://cea.fflch.usp.br/


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Auditório Milton Santos, no Edifício de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 338 – Cidade Universitária, São Paulo.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}