O Evento tem a finalidade de reunir pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação para debater questões emergentes que se referem a informação e o conhecimento para o desenvolvimento da Amazônia, num foro científico privilegiado estruturado em três eixos temáticos a saber: a) Ensino, pesquisa e extensão da Biblioteconomia e da Ciência da Informação na região norte do Brasil; b) Gestão, mediação e uso da informação e do conhecimento aplicada ao desenvolvimento sustentável da Amazônia; e, c) Organização do conhecimento e da informação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Desse modo, evidencia-se a contribuição do Evento para o PPGCI/UFPA, visto que terá tanto visibilidade para o Programa e para as pesquisas nele desenvolvidas, quanto para a inserção social do Programa na realização de um Evento Científico de abrangência nacional. Ressalta-se ainda, o quão positivo é a parceria entre a FABIB e o PPGCI, uma vez que dialogam docentes e discentes do Curso de Graduação em Biblioteconomia e os docentes e discentes do Curso de Mestrado em Ciência da Informação da UFPA.
A programação preliminar conta com 1 (uma) conferência de abertura; 1 (uma) mesa redonda; 4 (quatro) painéis temáticos compostos por 2 (dois) palestrantes, um moderador e secretário em casa painel; e, 1 (uma) palestra de encerramento; além de sessão das apresentações de trabalho.
Período: de 19 a 22 de setembro de 2023
Horário: 8h00 às 17h00
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Universitário do Guamá.
Realização:
- Faculdade de Biblioteconomia (FABIB/ICSA/UFPA)
Financiamentos:
- Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - FAPESPA,
Governo do Estado do Pará, Chamada Nº 001/2023 Apoio à realização de eventos
científicos, tecnológicos e de inovação;
- Universidade Federal do Pará (UFPA), Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), Programa Institucional de Apoio à Produção
Acadêmica (PIAPA Nacional), Edital Nº 06/2023.
Apoio:
- Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/ICSA/UFPA);
- Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA);
- Centro Acadêmico de Biblioteconomia - Gestão Cutter.
Contato: biblio60anos@gmail.com
Instagram: @biblioufpa_60anos