A PELE NEGRA - ESCOLA DE TEATRO PRETO é um coletivo que reúne professores, artistas e pesquisadores de teatro e dança que realizaram a montagem do espetáculo Pele Negra, Máscaras Brancas, a partir das discussões do Fórum Negro de Artes Cênicas e das demandas dos estudantes na luta pela igualdade racial na universidade. Participam também professores, artistas e pesquisadores que se aproximaram pela afinidade com as ações propostas pelo coletivo.
Devido ao afastamento social provocado pela pandemia da COVID-19 e às violências sofridas pelos corpos negros durante a mesma, A PELE NEGRA – ESCOLA DE TEATRO PRETO antecipou e realizou, nos meses de abril, maio e junho, o primeiro módulo do seu curso ESTUDOS EM TEATRO NEGRO com o objetivo de contribuir na manutenção da saúde mental das pessoas negras em diálogo com as produções acadêmicas e o desenvolvimento científico sobre as artes do corpo nesta modalidade teatral. O módulo teve como eixo principal a apresentação de diferentes perspectivas e abordagens teóricas sobre o estudo e a prática do Teatro Negro. Foram 15 aulas-conferência online proferidas por artistas, docentes e técnicos e técnicas da UFBA e de outras instituições da Bahia, e convidades de outras partes do Brasil, transmitidas para mais de 900 inscrites pelo canal do curso na plataforma do YouTube. Foram utilizados outros recursos das novas TDCIs-Tecnologias de Dados da Informação e Comunicação onde os materiais didático-pedagógicos e as referências bibliográficas de cada encontro foram depositadas nas salas-de-aula virtuais, onde tanto alunes quanto professores puderam acessar e dar continuidade aos seus estudos e pesquisas. Ainda, todas as aulas do primeiro módulo dos ESTUDOS EM TEATRO NEGRO estão disponíveis, gratuitamente, no canal do curso no YouTube.
O segundo módulo dos ESTUDOS EM TEATRO NEGRO focará no ESPETÁCULO NEGRO, tendo como eixo temático o espetáculo e seus procedimentos artísticos como pedagogias do ensino do teatro. Assim fazemos por entendermos que a produção de um espetáculo teatral (desde a elaboração do seu projeto, passando pela seleção de elenco, definição de texto ou tema, encenação, técnicas, apresentações públicas e desprodução) pode ser sistematizada como um percurso de produção de conhecimentos tanto teórico quanto práticos, além de contribuir para a criação de novas tecnologias. O ESTUDOS EM TEATRO NEGRO II – O ESPETÁCULO NEGRO terá 10 encontros de 2 horas cada, onde artistas entrevistarão artistas sobre o processo de construção e desconstrução de seus espetáculos, dificuldades, desafios e apontamentos do teatro negro no Brasil.