Em março de 2020, o globo se chocou e a Organização Mundial de Saúde nos alertou: a COVID-19 se pandemizou. Diferentes setores de saúde pública têm se mobilizado para a gestão dessa situação e, para isso, nós do Observatório de Saúde Coletiva criamos um curso de extensão para você. A proposta é analisar determinados conhecimentos e práticas de saúde pública sobre epidemias, sobretudo, a emergência de medidas de prevenção direcionadas a população e a cidade, bem como os seus efeitos sociais e políticos.
O curso de extensão será organizado por módulos:
- O primeiro pretende estudar como surge um saber-fazer da saúde pública sobre epidemias e, para isso, estudaremos como surgiram as medidas de prevenção e como estão articuladas a um tipo de organização da cidade.
- O segundo módulo objetiva situar este saber-fazer da saúde pública no contexto brasileiro.
- Já o terceiro módulo, procura analisar os diferentes lugares sobre a ciência em contextos de epidemias.
- Por fim, o último módulo propõem-se explorar como as relações de desigualdade permeiam as epidemias, com isso, pretendemos também iniciar uma investigação sobre as formas como o patriarcado e o racismo se constituem como elementos centrais para compreendermos os efeitos sociais e políticos da epidemia.
Seja bem-vindo ao mundo da Saúde Coletiva!