O grupo irá desenvolver o pensamento sobre as possibilidades audiovisuais, através de práticas criativas. Cada encontro promove o interesse pelo diálogo corpo-câmera-tela.
Ao longo dos encontros os participantes devem buscar:
● Reconhecer o campo da atuação para o cinema e desenvolver um pensamento crítico acerca do termo.
● Discutir sobre a presença da câmera e como ela modifica o espaço.
● Aprender técnicas de criação de roteiro e diálogos.
Compreender acerca do regime do espectador diante da tela, implicando a decupagem de planos como uma coreografia do olhar.
A quantidade de vídeos nas redes sociais cresce numa velocidade muito superior ao que o pensamento crítico pode acompanhar, o que argumenta a favor do plano de aula aqui proposto, no sentido de pautar, na intercessão entre cotidiano e estudo, o conjunto de possibilidades criativas em um meio de arte híbrido como o vídeo. Isso inclui reflexões sobre o corpo na tela, o enquadramento da câmera, a escolha das lentes, o fluxo de planos, as sonoridades, a empatia como espectador e o pensamento empírico sobre este fazer audiovisual.
A cultura contemporânea vive um momento de intensificação da intimidade entre o sujeito e as imagens telemóveis, o que torna urgente problematizar a captura do olhar pelas novas tecnologias e incentivar a participação consciente do indivíduo através do pensamento crítico e criativo sobre a mobilidade do olhar, do gesto e do corpo.
O curso constará de 2 módulos:
MÓDULO I
•Difundir a questão do enquadramento
•Abordar as noções de escrita audiovisual
•Discutir as relações entre câmera e espaço
•Observar a presença afetiva da câmera
•Exercitar o improviso de cenas com a tecnologia
MÓDULO II
•Difundir a linguagem do cinema e do vídeo experimentais
•Explanar e testar os níveis de consciência corporal em relação à tela
•Discutir a noção de coreografia do olhar
•Exercitar processos básicos de decupagem de planos
•Desenvolver um projeto com argumento, roteiro e decupagem de direção