II Fórum ESG da ABRH PE promoverá discussões essenciais sobre sustentabilidade e liderança corporativa
A ABRH Pernambuco realizará o II Fórum ESG com o objetivo de aprofundar as discussões sobre os pilares ambientais, sociais e de governança (ESG) no ambiente corporativo. O evento, que abordará os principais desafios e oportunidades dessa agenda, traz temas centrais para a construção de uma cultura organizacional comprometida com os valores de sustentabilidade e inclusão.
A programação iniciará com uma análise dos desafios que os CEOs enfrentam como embaixadores da agenda ESG, destacando a importância de uma liderança que alia desempenho empresarial a práticas sustentáveis. Em seguida, os participantes serão convidados a refletir sobre a construção de uma cultura organizacional orientada por valores éticos e sustentáveis, essencial para o sucesso a longo prazo.
Ao longo do dia, painéis e palestras exploram tópicos relevantes como a “Carreira ESG”, abordando as oportunidades e exigências do mercado de trabalho para profissionais focados em ESG. Outro tema de grande impacto é a “Sustentabilidade de Pessoas”, que destaca a inclusão e a diversidade a partir da perspectiva da neurociência, demonstrando como esses aspectos são cruciais para o sucesso organizacional.
O fórum também inclui discussões sobre as “Práticas ESG que fazem a diferença”, oferecendo exemplos de sucesso e explorando como as empresas podem integrar efetivamente essas práticas ao seu cotidiano. A diversidade e a inclusão ganham foco com uma palestra que destaca a importância de políticas corporativas que promovam equidade no ambiente de trabalho.
Por fim, o evento trata do “Letramento ESG”, discutindo a importância de capacitar profissionais e líderes para ensinar e disseminar essas práticas dentro de suas organizações.
Encerrando o fórum, uma palestra sobre o desenvolvimento de competências para uma liderança sustentável ressalta as habilidades necessárias para gestores que buscam alinhar seus negócios aos princípios ESG.
O fórum é um espaço de aprendizado e troca de experiências, focado em preparar líderes e organizações para os desafios contemporâneos da sustentabilidade e governança.

ECONOMIZE 50% EM SUA INSCRIÇÃO!
ENTRE EM CONTATO CONOSCO AGORA E ASSOCIE-SE
Clique aqui
Trícia Simões
Trícia Simões é fundadora da Social Brain, consultoria especializada em comportamento sustentável. Mestranda em Gestão com ênfase em Sustentabilidade pela FGV, possui três especializações em neurociência: comportamental, organizacional e do consumo. Coordena o Social Brain Network, o primeiro network brasileiro de neurociência aplicada às práticas sustentáveis, afiliado ao Inner Development Goals. Autora de "Sustentabilidade de Pessoas: cérebro e inclusão no ESG," seu propósito é promover inclusão social, mudanças comportamentais coletivas e impacto positivo nas organizações.

Fernando Alves
Cientista Social, diretor executivo da Rede Cidadã, Terapeuta Sistêmico e diretor do Centro Mandala de Estudos da Consciência. Nasceu em Juiz de Fora, Minas. Sempre teve uma carreira voltada para o social. Foi professor por 15 anos, integrou o governo municipal de Belo m dois mandatos na gestão de recursos humanos e na defesa dos direitos de cidadania. A experiência mostrou que o governo não dá conta do social, e assim nasceu a Rede Cidadã para unir governo, empresas e o terceiro setor na defesa da vida, do trabalho e do social.
Luciane Mello
Gerente Executiva de DHO, Comunicação e Sustentabilidade na Cimento Apodi. Psicóloga e estudante de Engenharia Ambiental, atua liderando transformações organizacionais e culturais, influenciando líderes a repensarem seus modelos de atuação e ajudando organizações a integrarem práticas ESG de forma coerente e estratégica. Executiva com carreira na liderança de desenvolvimento de pessoas e nos últimos anos à frente das temáticas ESG, construindo estratégias em que as pessoas, as empresas e o meio ambiente coexistam de forma equilibrada, onde o sucesso seja medido não apenas pelo crescimento econômico, mas pela capacidade de regenerar, cuidar e evoluir.
Paulina Sarubbi
Paulina Sarubbi Cysneiros é Gerente de ESG do Grupo Cornélio Brennand; Presidente do Comitê de ESG da Amcham Pernambuco; Conselheira do Instituto Capitalismo Consciente Brasil - Filial Nordeste e Membro do Comitê Gestor do HUB ODS Pernambuco. Acumula experiência nas áreas de Governança, Comunicação, Marketing, Relações Internacionais e Institucionais.
Internacionalista de formação, Paulina possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e nos últimos anos tem dedicado à sua formação na área de ESG, realizando diversos cursos em instituições como o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; MIT - Professional Education, INSPER, PNUD Brasil, The Climate Reality Project e outros.
Luis Fernando Silva
Engenheiro eletricista pela FEI com MBA em Gestão Empresarial pela USP e atualmente está como Diretor-Executivo na Accenture onde é responsável pelos centros de tecnologias avançadas na América Latina. Paulista de nascimento e Pernambucano por adoção, é apaixonado por tecnologia e pelo impacto positivo que ela pode gerar na transformação da sociedade.
Bárbara Nunes
Barbara Nunes é Top Voice 2024 pelo LinkedIn e Forbes Black, reconhecida como uma voz influente na promoção de práticas de transformação cultural e desenvolvimento de liderança. Mentora, palestrante e negociadora internacional com passagem em Gestão Empresarial, Estratégia Executiva e Marketing Internacional, pela Universidade de La Verne (Califórnia).
Pós-graduada em Liderança Estratégica e Cultura de Paz, é especialista em desenvolvimento de liderança autêntica e em criar caminhos que promovem culturas de sustentabilidade e pertencimento nas organizações.
Através de mentorias e treinamentos personalizados, Barbara trabalha com líderes e equipes para implementar estratégias colaborativas que geram transformação cultural e inovação organizacional. Coordenadora de Pessoas no setor de Impacto Social, lidera iniciativas que combinam desenvolvimento humano com impacto positivo, ajudando
times a se tornarem mais sustentáveis e orientados à gestão de pessoas.
Jô Mazzarolo
Jô Mazzarolo é palestrante, mentora, consultora de comunicação e gestão e construiu sua carreira de destaque no jornalismo brasileiro. Formada em Jornalismo pela PUC-RS, iniciou como repórter na Band e logo ingressou na RBS, afiliada da Globo, onde se destacou como editora e chefe de produção de telejornais nacionais.
Em 2000, assumiu a direção de jornalismo da Globo em Recife, liderando coberturas importantes e criando programas como "Lance Final" e "Nordeste, Viver e Preservar". Após 23 anos na Globo Recife, em 2023, tornou-se consultora de comunicação do Governo de Pernambuco. Reconhecida por seu impacto, recebeu o título de cidadã pernambucana, refletindo seu compromisso com o jornalismo e a cultura regional.
Ricardo Voltolini
Ricardo Voltolini é CEO da Ideia Sustentável e fundador da Plataforma Liderança com Valores e do Observatório de Tendências em ESG. Um dos primeiros consultores de sustentabilidade empresarial do Brasil, Voltolini já atendeu 350 empresas e fez quase 2 mil palestras/workshops. Mentor, conselheiro de empresas, professor e coordenador do curso de pós ESG, Liderança e Inovação da FAAP, de São Paulo. É articulista de ESG da revista IstoÉ Dinheiro. É autor de 12 livros sobre liderança sustentável --seu mais recente livro é Vamos Falar de ESG?
Rafaela Lucena
Diretora de Gente e Cultura da Bernhoeft
Com 15 anos de experiência na área de Gente, participou de todas as fases de desenvolvimento da área na Bernhoeft, desde a implantação de subsistemas até a consolidação do RH como um pilar estratégico para os negócios.
Entre seus projetos de maior impacto estão o Manifesto de Cultura — uma das marcas registradas da Bernhoeft —, a implantação da metodologia dos Talentos, que valoriza pontos fortes de cada pessoa, o desenho da Jornada do Colaborador, que acompanha o papel do RH em todas as etapas da trajetória profissional, da atração ao desligamento e a Bern Cidadã, projeto de aceleração de empreendedores sociais.
Apaixonada por pessoas e pelo poder transformador do desenvolvimento, acredita que todo profissional é capaz de grandes realizações quando encontra um ambiente compatível com seus valores e que valoriza e promove seu crescimento.

Frederico Vilaça
Frederico Vilaça é o Diretor Presidente da São José Agroindustrial, onde atua desde 2001, liderando áreas estratégicas como gestão de pessoas, segurança, meio ambiente, jurídica e novos negócios. Ele desempenha um papel ativo no conselho de administração das empresas do Grupo Cavalcanti Petribú, incluindo a Central de Tratamento de Resíduos de Pernambuco (CTR-PE). Ocupa também o cargo de Diretor do Sindaçúcar e da Associação Empresarial de Pernambuco, Conselheiro do IFPE (Instituto do Fígado de Pernambuco), LIDE (Grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco).
Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, com especialização em Direito Civil e Empresarial, e Gestão Empresarial pela FGV, ele é reconhecido pela implementação de projetos de energia renovável e expansão da produção agrícola sustentável, sendo homenageado por contribuições ambientais, sociais e de governança no setor sucroenergético através de prêmios como “Destaque de Personalidade em Meio Ambiente” pelo Instituto Biosfera, “Medalha do Mérito Policial Militar” e “Medalha do Mérito Penitenciário” do Estado de Pernambuco, além dos títulos de Cidadão dos Municípios de Igarassu, Araçoiaba e Itapissuma.