Site do evento:
https://www.escritasomimagem.com/
O grupo de pesquisa Intermídia: Estudos sobre a Intermidialidade convida pesquisadores e artistas interessados no estudo das relações entre a Literatura, as Artes e as Mídias a submeterem seus trabalhos no IV Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem. Nesta edição, o evento, organizado pelo Grupo Intermídia, pela PUC Minas, pela UFMG e pela UFSJ, propõe o tema Materialidades em Questão. Por meio dele, espera-se receber contribuições que busquem refletir sobre o papel das condições técnicas de produção e recepção das obras artísticas e literárias no processo de construção de sentidos. Trata-se de uma questão que se tornou fundamental na contemporaneidade, uma vez que a expansão vertiginosa das tecnologias de produção, processamento, circulação e recepção da escrita, do som e da imagem vem provocando transformações profundas nas práticas sociais, culturais e nas formas de produção artística e literária. Para os estudos de intermidialidade, particularmente, a consciência da materialidade das mídias (artísticas ou não), seus suportes e tecnologias, e os modos possíveis de relações entre elas, seja como copresença, interação, transferência, circulação, entre outras, se constitui na sua própria condição de existência. Dentro dessa perspectiva, convidamos pesquisadores e artistas a submeterem seus trabalhos para um dos seguintes eixos temáticos:
EIXOS TEMÁTICOS
1. O livro como forma expressiva
Práticas editoriais; história dos objetos impressos; livro de artista; livro ilustrado e livro-objeto.
2. Materialidades dos suportes
Processos criativos de justaposição, sobreposição, combinação e colagem de palavras e imagens em páginas impressas, telas, muros, entre outros.
3. Poéticas digitais
Novas experiências de produção, circulação e recepção literária no mundo digital, como a instapoesia, o audiobook, a poesia digital, o Wattpad, entre outros.
4. Transposições e transmidiações
Análise das transformações entre produtos de mídia com atenção especialmente voltada aos modos como diferentes suportes, relações intersemióticas e condições históricas e culturais operam nos processos de construção de sentidos.
5. Multimodalidade e leitura
A experiência de leitura em diferentes suportes; o papel dos recusos multimodais nas práticas de leitura; processos perceptivo-cognitivos envolvidos na produção de significados em diferentes sistemas semióticos.
6. Reverberações sonoras
Relações entre palavra, som e música; canção; poesia sonora; voz e performance; poesia de slam; cultura sonora; o disco como objeto artístico; da partitura à gravação digital como suportes sonoros; a utilização musical de fontes sonoras menos tradicionais.
7. Espacialidades e sensorialidades
Formas de criação que, de alguma forma, envolvam processos de interação sensorial, como instalações, videogames, experiências hápticas proporcionadas pelo audiovisual ou técnicas mistas empregadas nas artes plásticas.
8. Materialidades e diferença cultural
Processos criativos que coloquem em evidência tanto técnicas e tecnologias de culturas não-hegemônicas quanto os modos como elas, em um ato de resistência, se apropriam e subvertem os usos habituais que as culturas hegemônicas dão ao corpo, aos dispositivos técnicos e às práticas artísticas.
9. Intermidialidade e arqueologia das mídias
História dos dispositivos e das técnicas de produção artística e literária; processos de remediação e representação de mídias; práticas de criação com o emprego de tecnologias anacrônicas.
10. Materialismos, ontologias, objetos
Implicações das novas concepções de materialismo da filosofia contemporânea para o estudo dos fenômenos artísticos, literários e midiáticos; realismo especulativo e ontologia orientada aos objetos; representação dos objetos na arte, na literatura e nas mídias.
Instagram: https://www.instagram.com/grupointermidia/
Facebook: https://www.facebook.com/grupoestudosintermidia
YouTube: https://youtube.com/@grupointermidia