O meio ambiente está pedindo socorro!
As organizações públicas, privadas e do terceiro setor, ao lado da sociedade organizada e seus coletivos ambientais estão buscando soluções para reduzir os impactos causados por si mesmos. Mesmo sabendo que existem agentes que prejudicam mais ou menos, o sentimento é de busca por uma solução imediata especialmente para a questão dos resíduos sólidos, também vulgarmente conhecido como lixo. O presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini em uma de suas palestras afirma que lixo é aquilo que queremos que seja lixo, se não queremos, teremos valor, materiais que geram valor.
Neste sentido, convidamos os estudantes do IFRO, os integrantes do Coletivo Lixo Zero Porto Velho/RO, integrantes diretos e indiretos do Fórum Lixo e Cidadania - RO e demais simpatizantes da causa a compreendermos a natureza dos resíduos gerados nas residências e/ou organizações, a partir de diagnóstico, plano de ação de destinação e relatório final com a análise gravimétrica das categorias e volume (peso/densidade) para que os geradores possam tomar decisões mais acertadas e justas com o meio ambiente, podendo optar pelo “desvio de aterro sanitário/ lixão”, termo que vem sendo adotado pelo ILZB para medir e certificar o quanto em percentual as organizações e pessoas estão se aproximando do “conceito lixo zero”. Quanto mais alto o percentual, melhor é o desempenho.
A aproximação do NAS ao INSTITUTO LIXO ZERO BRASIL, COLETIVO LIXO ZERO em Porto Velho/RO e FÓRUM LIXO E CIDADANIA/RO é o caminho a ser trilhado para um IFRO como ESCOLA LIXO ZERO. Assim talvez, possamos colaborar com outras instituições de ensino, instituições públicas, organizações privadas e terceiro setor, bem como toda a sociedade com muita alegria, criatividade e inovação, no RUMO DE UMA SOCIEDADE LIXO ZERO.
Gratidão,
Sejam bem vinda(o)s!
Professor Marcos Aurélio Borchardt
Coordenador do Projeto
Material da Oficina 1: Conceito Lixo Zero
MODELO RELATÓRIO DE CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO