O curso Escalas IAR e ELE: Teoria, Aplicação e Interpretação foi desenvolvido para capacitar profissionais da educação e psicopedagogia no uso dessas ferramentas fundamentais de avaliação.
Ao longo das aulas, você vai compreender os fundamentos teóricos das escalas, aprender o passo a passo da aplicação prática e desenvolver habilidades para interpretar os resultados de forma clara e objetiva. Além disso, serão apresentados estudos de caso e estratégias de intervenção, possibilitando que você utilize os instrumentos de maneira eficaz no acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.
Este curso une teoria e prática, oferecendo recursos para que você se sinta seguro(a) na aplicação da IAR (Inventário de Avaliação dos Recursos do Aprendizado) e da ELE (Escala de Avaliação de Linguagem Escrita), ampliando seu repertório profissional e garantindo maior qualidade nas avaliações psicopedagógicas.
AULA AO VIVO PELO GOOGLE MEET
Cronograma
1. Introdução
- Objetivo do curso
- Importância das escalas
psicopedagógicas na identificação de dificuldades de aprendizagem
- Público-alvo (professores,
psicopedagogos, pedagogos, profissionais da educação especial)
2. Contexto Teórico
2.1. Avaliação Psicopedagógica
- O papel da avaliação no
processo de ensino-aprendizagem
- Diferença entre testes psicológicos
(uso restrito) e escalas psicopedagógicas (uso ampliado)
- Vantagens do uso de escalas
padronizadas
3. Escala IAR – Inventário de Avaliação dos
Recursos do Aprendizado
3.1. O que é a IAR
- Finalidade da escala
- Áreas avaliadas (atenção,
memória, linguagem, organização, aspectos emocionais, etc.)
3.2. Estrutura da Escala
- Formato do instrumento
- Faixa etária indicada
- Tempo de aplicação
3.3. Aplicação
- Passo a passo da aplicação
- Quem pode aplicar
- Cuidados éticos
3.4. Interpretação
- Como analisar os resultados
- Exemplos de perfis de
desempenho
4. Escala ELE – Escala de Avaliação de Linguagem
Escrita
4.1. O que é a ELE
- Objetivo da escala
- Áreas avaliadas (ortografia,
compreensão, produção de texto, leitura, etc.)
4.2. Estrutura da Escala
- Itens avaliativos
- Idade/série escolar de
aplicação
4.3. Aplicação
- Como aplicar em contexto
escolar
4.4. Interpretação
- Como pontuar e analisar os
resultados
- Exemplos de dificuldades
encontradas
5. Comparação IAR x ELE
- Diferenças de foco
- Quando usar cada uma
- Como podem ser
complementares
6. Conclusão