O evento intitulado I Seminário de Integração Ensino-Serviço-Comunidade com o tema: “Diálogos que fortalecem a formação e a produção de cuidado na saúde” surge a partir do reconhecimento de demandas que têm se tornado mais presentes na área da saúde, em particular na atenção básica: assegurar atividades contínuas de educação na saúde para os profissionais da rede; gerir cenários de prática para discentes de múltiplos cursos (técnicos, de graduação, especialização, residências) e para desenvolvimento de projetos de extensão na saúde; gerir solicitações de pesquisa que tenham como público alvo profissionais da rede; gerir cenários de prática para desenvolvimento de projetos de extensão na saúde; gerir Programas de Residências no âmbito das instituições de saúde, dentre outros. Reconhecer tais demandas evidencia que na área da saúde encontram-se uma variedade de sujeitos que no, contexto do ensino-aprendizagem, do serviço e do cuidado em saúde, ocupam papéis marcadamente distintos: o estudante (técnico, graduação, especialização, residência) quer aprender, o preceptor pretende ensinar, o pesquisador quer fazer sua pesquisa, o usuário deseja ter sua demanda de saúde atendida e, os gestores do ensino e do serviço têm atividades institucionais especificas com indicadores e metas bem definidas. Conciliar interesses e motivações, que ao olhar aligeirado podem parecer excludentes, tem exigido comunicação e intensa articulação interinstitucional para possibilitar encontros entre a formação e o cuidado em saúde no âmbito do SUS. Iniciativas nessa direção perpassaram as discussões acerca da Integração Docente-Assistencial e hoje são contempladas através de questões relacionadas à integração ensino-serviçocomunidade que serão abordadas no Seminário que ora se submete à apreciação. O Seminário envolverá estudantes, professores, gestores das instituições de ensino, usuários, profissionais, gestores do SUS, pesquisadores, extensionistas com objetivo de construir caminhos para ressignificar papeis com atribuições e responsabilidades bem definidas, mas que se mesclam no processo de aprender, ensinar e cuidar em saúde. Para tanto, o Seminário constituirá um espaço de debate e construção de conhecimento sobre o processo de integração ensino-serviço-comunidade, através da realização de atividades como: a) Conferências b) Mesas redondas c) Oficinas Temáticas d) Minicursos e) apresentação oral de trabalhos f) Mostra fotográfica VERSUS. É importante destacar que o evento proposto é uma das ações previstas pelo Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Saúde na Amazônia e tem escopo nacional.