A integração teoria-prática pode permitir ao professor repensar sua docência não como uma carreira paralela ou como algo voltado para um público restrito. A problematização da docência na graduação deve considerar a diversidade de alunos que ingressam no ensino superior e que exigirão de seus mestres práticas educativas que contemplem a relação da carreira escolhida com as questões histórico-sociais do tempo vivido. Nunca é tardio relembrar a finalidade da educação de formar cidadãos capazes de se adaptar a mudanças constantes e de enfrentar, permanentemente, novos desafios na sua prática cotidiana. Nesse cenário, insere-se o VII ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA subordinado ao tema geral “Práticas Geográficas: Construindo Saberes com Inclusão”.
Pensar a prática de ensino de Geografia como uma construção social que envolve uma dimensão pedagógica e com construção de saberes com inclusão, nos direciona para um lugar de sentidos e significados para uma formação cidadã, movido pela epistemologia da prática gestada na educação básica. Com o desafio de avaliar e fazer um balanço crítico das pesquisas e da produção do conhecimento do ensino de Geografia, o Encontro busca avançar no debate teórico acompanhando as discussões realizadas no âmbito da Geografia em suas múltiplas escalas. Ao mesmo tempo, serão discutidas as temáticas que envolvem a formação de professores da Educação Básica e do Ensino Superior (graduação e pós-graduação) em Geografia na contemporaneidade. Por tudo isso, espera-se que os temas abordados durante o Encontro repercutam positivamente, a partir da divulgação das práticas exitosas, e motivem um contínuo pesquisar dos educadores em busca de uma atuação educacional que logre resultados satisfatórios.
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Currículo, BNCC e formação docente
em Geografia
Programas e discursos sobre a
formação do professor de Geografia; Processos
didáticos na formação de professores de geografia – relação teoria e
prática; As competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
no ensino de Geografia; O lugar da pesquisa na formação inicial e continuada de professores de Geografia da
educação básica e superior; Políticas e programas de formação docente de Geografia; As relações entre os saberes
pedagógicos, conceituais, curriculares e metodológicos. A relevância das práticas
avaliativas; Interdisciplinaridade
na diversidade de aprender na formação e na prática.
Metodologias interdisciplinares na formação de professores de
Geografia
Práticas e experiências interdisciplinares na construção do conhecimento geográfico; Metodologias de ensino em Geografia; Aprendizado Baseado em Problemas
(ABP); Metodologias Ativas e Tecnologias aplicadas ao ensino; Práticas
Inclusivas em sala de aula.
Tecnologias educacionais e inovação no ensino de Geografia
Conhecimentos teóricos e práticos
da cultura digital; Práticas imersivas nos processos educativos com o uso dos conceitos geográficos; Uso de tecnologias
no ensino de geografia associadas às práticas imersivas e as teorias que as fundamentam; Metodologias ativas mediadas pelas
tecnologias na prática do professor de geografia; Recursos digitais na prática docente; Tecnologias assistivas.
Diversidades,
movimentos e ensino de Geografia
Propostas de ensino de geografia
nos Movimentos Sociais do Campo e da Cidade; Metodologias e práticas de ensino de geografia contextualizadas e emancipatórias; Narrativas como exercício de subjetividades no ensino; Geografia e as múltiplas identidades socioespaciais
na construção de diferentes cartografias; Práticas do ensino de geografia na educação do/no campo, educação indígena
e quilombola, diversidade e relações étnico-raciais.
Infâncias , Juventudes e a Geografia Escolar
As múltiplas infâncias no espaço geográfico; Infâncias, juventudes e
trajetórias na construção de identidades socioespaciais; As Geografias para crianças e adolescentes no
contexto escolar; Criatividade e ludicidade
na construção de
linguagens e saberes geográficos; As Cartografias das infâncias e juventudes; Interfaces da inclusão escolar sob a óptica
de vivências de crianças
e adolescentes atípicos.
Geografia escolar: desafios e
possibilidades na educação
Conhecimentos que constroem a
aprendizagem escolar; Escola e ambiente geocartografado; A diversidade de
aprender e a constituição de ambiente inclusivo; O lugar nas categorias
geográficas e seu sentido como conceito e uso cotidiano; A práxis em sala de
aula e seus registros de competência.
Resultado Monitores - VII EREPEG 2025
Confira a lista de Monitores selecionados para o VII EREPEG:
Clique aqui e ACESSE o Edital dos selecionados.
OBS: Mais monitores podem ser convocados em breve.