VII Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia

VII Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia

presencial Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - São Luís - Maranhão - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

A integração teoria-prática pode permitir ao professor repensar sua docência não como uma carreira paralela ou como algo voltado para um público restrito. A problematização da docência na graduação deve considerar a diversidade de alunos que ingressam no ensino superior e que exigirão de seus mestres práticas educativas que contemplem a relação da carreira escolhida com as questões histórico-sociais do tempo vivido. Nunca é tardio relembrar a finalidade da educação de formar cidadãos capazes de se adaptar a mudanças constantes e de enfrentar, permanentemente, novos desafios na sua prática cotidiana. Nesse cenário, insere-se o VII ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA subordinado ao tema geral “Práticas Geográficas: Construindo Saberes com Inclusão”. 


Pensar a prática de ensino de Geografia como uma construção social que envolve uma dimensão pedagógica e com construção de saberes com inclusão, nos direciona para um lugar de sentidos e significados para uma formação cidadã, movido pela epistemologia da prática gestada na educação básica. Com o desafio de avaliar e fazer um balanço crítico das pesquisas e da produção do conhecimento do ensino de Geografia, o Encontro busca avançar no debate teórico acompanhando as discussões realizadas no âmbito da Geografia em suas múltiplas escalas. Ao mesmo tempo, serão discutidas as temáticas que envolvem a formação de professores da Educação Básica e do Ensino Superior (graduação e pós-graduação) em Geografia na contemporaneidade. Por tudo isso, espera-se que os temas abordados durante o Encontro repercutam positivamente, a partir da divulgação das práticas exitosas, e motivem um contínuo pesquisar dos educadores em busca de uma atuação educacional que logre resultados satisfatórios.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Template de Slide

Já está disponível para download o template oficial de slide!
Utilize este modelo padronizado para apresentações do seu trabalho.


Clique no link abaixo para acessar o arquivo:

Clique aqui


Em caso de dúvidas sobre como utilizar o modelo, entre em contato com nossa equipe.

Grupos de Trabalho

 Currículo, BNCC e formação docente em Geografia


Programas e discursos sobre a formação do professor de Geografia; Processos didáticos na formação de professores de geografia – relação teoria e prática; As competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de Geografia; O lugar da pesquisa na formação inicial e continuada de professores de Geografia da educação básica e superior; Políticas e programas de formação docente de Geografia; As relações entre os saberes pedagógicos, conceituais, curriculares e metodológicos. A relevância das práticas avaliativas; Interdisciplinaridade na diversidade de aprender na formação e na prática.

 Metodologias interdisciplinares na formação de professores de Geografia


Práticas e experiências interdisciplinares na construção do conhecimento geográfico; Metodologias de ensino em Geografia; Aprendizado Baseado em Problemas (ABP); Metodologias Ativas e Tecnologias aplicadas ao ensino; Práticas Inclusivas em sala de aula.


Tecnologias educacionais e inovação no ensino de Geografia


Conhecimentos teóricos e práticos da cultura digital; Práticas imersivas nos processos educativos com o uso dos conceitos geográficos; Uso de tecnologias no ensino de geografia associadas às práticas imersivas e as teorias que as fundamentam; Metodologias ativas mediadas pelas tecnologias na prática do professor de geografia; Recursos digitais na prática docente; Tecnologias assistivas.

 

Diversidades, movimentos e ensino de Geografia


Propostas de ensino de geografia nos Movimentos Sociais do Campo e da Cidade; Metodologias e práticas de ensino de geografia contextualizadas e emancipatórias; Narrativas como exercício de subjetividades no ensino; Geografia e  as múltiplas identidades socioespaciais na construção de diferentes cartografias; Práticas do ensino de geografia na educação do/no campo, educação indígena e quilombola, diversidade e relações étnico-raciais.


 Infâncias , Juventudes e a Geografia Escolar


As múltiplas infâncias no espaço geográfico; Infâncias, juventudes e trajetórias na construção de identidades socioespaciais; As Geografias para crianças e adolescentes no contexto escolar; Criatividade e ludicidade     na         construção de linguagens e saberes geográficos; As Cartografias das infâncias e juventudes; Interfaces da inclusão escolar sob a óptica de vivências de crianças e adolescentes atípicos.


Geografia escolar: desafios e possibilidades na educação

 

Conhecimentos que constroem a aprendizagem escolar; Escola e ambiente geocartografado; A diversidade de aprender e a constituição de ambiente inclusivo; O lugar nas categorias geográficas e seu sentido como conceito e uso cotidiano; A práxis em sala de aula e seus registros de competência.

Resultado Monitores - VII EREPEG 2025

 Confira a lista de Monitores selecionados para o VII EREPEG:

 Clique aqui e ACESSE o Edital dos selecionados.

OBS: Mais monitores podem ser convocados em breve.

Local do Evento

Drive Trabalhos GTs

ANEXE SEU TRABALHO AQUI, CORRESPONDENTE A SUA SALA.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}