A integração teoria-prática pode permitir ao professor repensar sua docência não como uma carreira paralela ou como algo voltado para um público restrito. A problematização da docência na graduação deve considerar a diversidade de alunos que ingressam no ensino superior e que exigirão de seus mestres práticas educativas que contemplem a relação da carreira escolhida com as questões histórico-sociais do tempo vivido. Nunca é tardio relembrar a finalidade da educação de formar cidadãos capazes de se adaptar a mudanças constantes e de enfrentar, permanentemente, novos desafios na sua prática cotidiana. Nesse cenário, insere-se o VII ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA subordinado ao tema geral “Práticas Geográficas: Construindo Saberes com Inclusão”.
Pensar a prática de ensino de Geografia como uma construção social que envolve uma dimensão pedagógica e com construção de saberes com inclusão, nos direciona para um lugar de sentidos e significados para uma formação cidadã, movido pela epistemologia da prática gestada na educação básica. Com o desafio de avaliar e fazer um balanço crítico das pesquisas e da produção do conhecimento do ensino de Geografia, o Encontro busca avançar no debate teórico acompanhando as discussões realizadas no âmbito da Geografia em suas múltiplas escalas. Ao mesmo tempo, serão discutidas as temáticas que envolvem a formação de professores da Educação Básica e do Ensino Superior (graduação e pós-graduação) em Geografia na contemporaneidade. Por tudo isso, espera-se que os temas abordados durante o Encontro repercutam positivamente, a partir da divulgação das práticas exitosas, e motivem um contínuo pesquisar dos educadores em busca de uma atuação educacional que logre resultados satisfatórios.