O 3º
Encontro de Ensino de Jornalismo das Regiões Norte e Centro-Oeste (EREJOR Norte/Centro-Oeste 2025)
será realizado em formato online, nos dias 16 e 17 de outubro, com o tema: Territórios
de Biodiversidade: A Formação e a Prática Jornalística no Norte e Centro-Oeste.
O evento é
um espaço de encontro, troca e reflexão sobre o ensino, a pesquisa e a prática
do Jornalismo, reunindo professores, pesquisadores, profissionais e estudantes
das duas regiões.
As
atividades incluem mesas de debate, apresentação de pesquisas, oficinas,
relatos de experiências e espaços de articulação institucional. A programação
também busca valorizar o papel do Jornalismo na cobertura de temas ambientais e
na relação com os territórios de biodiversidade, em sintonia com os desafios
contemporâneos, como a cobertura da COP30.
Submissões
abertas: interessados podem enviar comunicações científicas e relatos de
experiências, em formato de resumos expandidos, até o dia 10 de outubro de 2025, pelo site do evento.
No
dia 16 de outubro, às 19h,
acontece a abertura oficial do evento, com transmissão pelo canal da
ABEJ no YouTube. A programação contará com uma mesa dedicada à biodiversidade e
à cobertura jornalística da COP30, reunindo jornalistas e pesquisadores
convidados. A programação segue na sexta-feira, 17.
O EREJOR
2025 é uma realização da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) e
se consolida como um espaço de fortalecimento do campo acadêmico e
profissional, estimulando a integração entre ensino, extensão, pesquisa e a
prática jornalística.
GP Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo
Responsável: Ivana Oliveira e Rodolfo Marques
Ementa: O ensino da ética e da deontologia do jornalismo no Brasil e no mundo. A formação acadêmica e sua influência no exercício ético do jornalismo. História do ensino da ética e da legislação da imprensa no Brasil e na América Latina. As fronteiras entre a ética profissional e a ética do sujeito social. Os conflitos morais enfrentados pelos profissionais diante dos problemas éticos vividos nas redações. 2. História do ensino de teorias do jornalismo. Estudos comparados de ensino de teorias do jornalismo. Ensino de teorias do jornalismo e de teorias da comunicação: oposição ou complementação. O lugar do objeto (jornalismo) e do sujeito (jornalista) no ensino de teorias do jornalismo e de teorias da comunicação. A articulação entre a teoria e a prática no ensino de teorias do jornalismo e da comunicação. O ensino de teorias do jornalismo e a questão da interdisciplinaridade, a função pública do jornalista, as novas linguagens e suportes tecnológicos, a democratização da comunicação e da sociedade, o direito à informação e à comunicação, a legislação e a organização profissional e institucional do jornalismo no Brasil e no mundo.
GP Produção Laboratorial
Responsável: Gabriela Marques
Ementa: Experiências e experimentações acadêmicas que discutam ensino e prática em diferentes suportes, quer sejam rádio, TV, cinema, fotografia, impressos e as amplas possibilidades nas mídias impressas, eletrônicas e digitais além da combinação entre eles. Apresentação de produções “pilotos” de inovação na área da produção acadêmica. Trabalhos que discutam tendências e legitimidade, impactos de tecnologias, interface entre impressos e demais suportes de mídia, planejamento gráfico, novas linguagens para diferentes suportes, experiências em jornais-laboratório, estudos de caso em veículos impressos ou digitais. A interdisciplinaridade na composição de produtos jornalísticos e a convergência entre as plataformas jornalísticas.
GP Atividades de Extensão: Lisbeth Oliveira
Ementa: Ações de extensão com efetiva participação de estudantes e professores de jornalismo junto a diferentes segmentos sociais. Ações com vídeo, áudio, foto, texto e outras possibilidades abertas pela tecnologia que demonstrem o aprendizado dos estudantes e a interação universidade/sociedade. Relatórios e sugestões de atividades que possam ser compartilhadas entre os professores, realizadas com base na política nacional de extensão e nas políticas institucionais de extensão. Relatos que abordem a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão e reflexões que permitam ampliar a formação qualificada dos jornalistas.
GP Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino
Responsável: Luciane Agnez
Ementa: Abordagens e aplicações de projetos pedagógicos dos Cursos de Jornalismo, na sua totalidade ou em partes; problematização da aplicação das diretrizes curriculares, dos eixos temáticos; instrumentais teóricos e práticos nas matrizes curriculares. Metodologias de ensino para disciplinas, áreas, projetos e programas dos Cursos de Jornalismo.
GP Produção Científica
Responsável: Valmir Araújo
Ementa: O Grupo de Pesquisa Produção Científica abrange trabalhos de reflexão sobre atividades de pesquisa desenvolvidas por professores de jornalismo e pesquisadores e em orientação em outros processos de pesquisa desenvolvidos ou não com estudantes de graduação e pós-graduação. A pesquisa também envolve projetos que objetivam promover o desenvolvimento da atividade jornalística de caráter aplicado. Projetos de pesquisa com foco em processos, procedimentos e atividades que promovam a qualificação do jornalismo e do ensino de jornalismo. A pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior.
GT Pesquisa na Graduação
Responsável: Marluce Zacariotti
Ementa: O Grupo de Trabalho Pesquisa na Graduação abriga trabalhos de estudantes de graduação em Jornalismo e, também, de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso), com foco em processos, procedimentos e formação do jornalismo. É um espaço de reflexão sobre atividades desenvolvidas no âmbito da graduação, sejam de iniciação científica, de pesquisas derivadas de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas relativas a ações de extensão, a produtos jornalísticos, a projetos e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação.