III Encontro Regional dos Estudantes de Agronomia da Amazônia

III Encontro Regional dos Estudantes de Agronomia da Amazônia

presencial Campus de Capitão Poço da Universidade Federal Rural da Amazônico - Capitão Poço - Pará - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O III Encontro Regional dos Estudantes de Agronomia Amazônico ocorrerá no período 01 à 03 de Março de 2018, na Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capitão Poço, com tema central "A Formação da (o) Engenheira (o) Agrônoma (o) e os Desafios da Realidade Agrária da Amazônia". Promovido pela Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) - Regional VI, Escola de Agronomia de Capitão Poço.

O evento tem como finalidade ampliação de discussões sobre os obstáculos encontrados na realidade Amazônica pelas (os) Engenheiras (os) Agrônomas (os) e a formação dos futuros profissionais nas escolas de agronomia do norte do país, buscando expor o papel destes profissionais como agentes transformadores com pensamento crítico sobre desenvolvimento da agropecuária na Amazônia conciliada com desenvolvimento sustentável.

O evento contará com palestras, mesas redondas, oficinas e espaços de trocas de experiências e conhecimentos, além de apresentações de trabalhos de pesquisas, ensino e extensão. A inscrição no III EREA - Amazônico dá direito participar de todos os espaços do evento. 


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

01/03 - QUINTA-FEIRA
07h45min - Credenciamento
08h15min - Composição da Mesa para abertura do evento (Coordenação Nacional da FEAB, Coordenação da Regional da FEAB - Amazônia, Comissão Organizadora, representante UFRA, representante AEAPA e Agricultores)
08h45min - Mesa Redonda: "Questão Agrária na Amazônia e o papel do Engenheira (o) Agrônoma (o) perante os desafios do campo" (Edilson Rodrigues – Agricultor Familiar, Eliakim Campos – Estudante de Agronomia e o Prof. Msc. Zeca Sacramento -  IFPA / Conceição do Araguaia [confirmação pendente])
12h00min - Almoço
14h00min - Paínes
15h00min - "Movimento Estudantil Geral e análise de conjuntura" (Representações da Assembleia Nacional dos Estudantes Livre – ANEL e União Nacional dos Estudantes – UNE)
18h00min - Intervalo
19h00min - Janta
22h00min - Cultural

02/03 - SEXTA-FEIRA
08h00min - "Extensão Rural no século XXI: As dificuldades da inserção e aceitação da mulher enquanto profissional e produtora rural no campo brasileiro" (Prof. Dra. Maria Grings Batista - IFPA / Castanhal; Estudante 2º período de Agronomia e Téc. Agrop. Amanda Moura e Agricultora; Orlandina Monteiro da Silva - Emater)
10h00min - Intervalo
10h15min - "Gestão e Economia Rural sob a perspectiva da abordagem sistêmica" (Prof. Dr. Aldrin Benjamin – IFPA / Cametá)
12h00min - Almoço
14h00min - "Para quê e para quem serve o teu conhecimento?" (Coordenação Nacional – FEAB / UFMT - Sinop) 
15h30min - Educação Tecnológica: PERSPECTIVAS DO ENSINO AGRÍCOLA PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO (Eng. Agrônomo Dr. Fernando Sarmento -  Ex - FEAB)
17h00min - Auto organizados: Negras e Negros, Opressões, LGBTQI, Mulheres e Outros
18h00min - Intervalo
19h00min - Janta
20h00min - PREB – Plenária Regional de Entidades de Base (Coordenação Regional VI – IFPA Castanhal)
21h00min - Cultural

03/03 - SÁBADO
08h00min - Ato Público + Feira do Agricultor + Apresentação de Trabalhos
12h00min - Almoço
14h00min – Vivência (Oficinas, Minicursos e Visita Técnica)
  • Identificação Botânica;
  • Hidroponia;
  • Sistemas Agroflorestais;
  • Licores Caseiros;
  • Produção de Biofertilizantes e Defensivos Naturais
  • Meliponicultura; e
  • Látex: Uma ferramenta para produção de textos acadêmicos.
18h00min - Intervalo
19h00min - Jantar
20h00min - Encerramento
21h00min - Cultural

* Será ofertado alimentação (Café da Manha, Almoço e Janta) e Camping (locais para acampamento com barracas). Não esqueça do Kit militante (Copo, prato e talheres).
** Apresentação de trabalhos serão em poster com 10 minutos de apresentação durante as 8h 30min às 9h 30min.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

FEAB, quem somos?

O Movimento Estudantil da Agronomia no Brasil iniciou-se na década de 1950. Em 1951, os estudantes de Agronomia e Veterinária criaram a União dos Estudantes de Agronomia e Veterinária do Brasil (UEAVB) na qual realizaram em conjunto os Congressos Nacionais dos Estudantes de Agronomia e Veterinária até 1953. Em 1954 realizou-se o primeiro congresso organizado somente pelos estudantes de agronomia, denominado I Congresso Brasileiro de Estudantes de Agronomia (CBEA). No II CBEA, em 1955, criou-se o Diretório Central dos Estudantes de Agronomia do Brasil (DCEAB). Em seus primeiros congressos, os estudantes realizavam atividades de integração cultural, esportiva, com espaços para a apresentação e discussão de trabalhos científicos, além de espaços de discussões de temas relacionadas à qualidade do ensino agrícola, reforma agrária, entre outros.

Em 1968, durante a Ditadura Militar, o Diretório Central dos Estudantes de Agronomia do Brasil (DCEAB), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e demais Movimentos Sociais Populares, entraram na clandestinidade, devido à promulgação do Ato Institucional Nº 5 (AI – 5), que proibia a reunião de pessoas para fins políticos. As atividades realizadas pela organização dos estudantes de agronomia foram parcialmente interrompidas entre os anos de 1968 e 1971, ocorrendo somente encontros escondidos entre os estudantes, devido à forte repressão militar. Nesse mesmo período, ocorreu a prisão e tortura de lideranças estudantis, além do roubo e desaparecimento de arquivos históricos.

No ano de 1972, realizou-se o 15º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia (CONEA) em Santa Maria/RS, na qual o movimento estudantil de Agronomia recupera sua organização e articulação nacional, através da fundação da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB). Os temas que centralizaram os debates da FEAB após o final da década de 1970 e início dos anos 1980 foram principalmente sobre agricultura alternativa, iniciação científica, currículo e formação profissional, mantendo continuamente em seus congressos os fóruns esportivos e culturais.

Desde sua fundação, a FEAB foi protagonista de diversas iniciativas, as quais contribuíram significativamente para a formação de profissionais de agronomia e para a nossa profissão, como o fim da Lei do Boi que oferecia cota para filhos de fazendeiros nas universidades; o desenvolvimento e consolidação do Currículo Mínimo Nacional, e a criação do Receituário Agronômico.

Fonte: Coordenação Nacional FEAB 2017/2018, disponível: https://feab.wordpress.com/nossa-historia/ 


Apoiadores

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}