Como forma de refletir as transformações e a abrangência das linhas de pesquisas do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, em 2003 ocorreu a mudança da denominação de Programa de Pós-Graduação em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana, estabelecido desde a sua criação em 1971, para a atual designação. Nos vinte anos que decorreram dessa significativa modificação, houve também uma mudança substancial no que tange à configuração discente com as políticas de inclusão social adotadas pela Universidade de São Paulo nos níveis da graduação e pós-graduação, impactando diretamente as trajetórias, perspectivas e temáticas em pesquisa, ensino e extensão. Destaca-se ainda a inclusão do Exame Nacional do Ensino Médio através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Recentemente, o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) abrange os alunos de pós-graduação e lançou um edital para pesquisadores negros brasileiros no nível de pós-doutoramento. Ainda em 2023, a universidade adotou cotas para pretos, pardos e indígenas (PPI) em concursos e processos seletivos de docentes e servidores técnico-administrativos. Se por um lado, as políticas de inclusão adotadas pela reitoria parecem querer corrigir problemas de ordem sócio-históricas e estruturais da sociedade brasileira, por outro, o desmonte universitário por gestões dos governos estadual e federal minam o presente e o futuro do programa. Segundo levantamento feito pelo Centro Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários Oswald de Andrade (CAELL), o Departamento de Letras Modernas necessita de 36 docentes para repor o quadro de funcionários. Se, de fato, “o ensino e a pesquisa no curso de inglês da USP se mantiveram diversos mas não alheios em relação aos embates entre tendências tradicionalistas e democratizantes no que tange à pesquisa sobre cultura anglófona” (CAMPOS, 2023, p. 160), como isso se reflete nas demandas internas e externas frente a atual configuração social e discente do curso? O que é necessário para que o PPGELLI seja para todes?
O VII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, que ocorrerá nos dias 24 a 26 de outubro, tem como principal objetivo propiciar a troca de experiências de pesquisa entre pós-graduandos do programa, reunindo-os para que discutam a riqueza de enfoques teórico-metodológicos nas áreas de Literatura, Língua, Estudos Tradutológicos e Estudos de Cultura.
Os pesquisadores terão a oportunidade de apresentar o estado atual de suas pesquisas juntamente aos desafios, impasses e eventuais conclusões. Em contrapartida, os pesquisadores poderão ouvir colegas (bem como professores e orientadores envolvidos) discorrerem a respeito de como procederam em recortes semelhantes, porém com base em distintos referenciais teórico-metodológicos. Nos debates posteriores às apresentações, serão estabelecidos diálogos entre colegas do programa.
O evento deste ano será realizado de forma híbrida. As comunicações se darão no formato online, por meio da plataforma Google Meet, e não haverá taxa de inscrição. As mesas-redondas com convidados serão presenciais com transmissão pelo YouTube.