Este é um evento online
Luta pela qualidade social da Educação Pública: #pelapedagogiadaIndignação
22 à 24 de Junho de 2021
Descrição:
Em 2021 o Encontro de Práticas
Docentes (EPD) está em sua 8ª edição, tendo como temática “Luta pela
Qualidade Social da Educação Pública: #pelaPedagogiadaIndignação”. O evento é
promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo
Mineiro (IFTM), uma realização do Curso de Licenciatura em Computação - Campus
Uberlândia Centro, com a participação dos cursos de Pós-graduação em
Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação; Gestão Supervisão e Orientação
Escolar, e dos Programas de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica
(MPET) – Campus Uberaba e (PROFEPT) – Campus Avançado Uberaba Parque
Tecnológico.
O VIII EPD se pauta no pensamento da
educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de
estabelecer diálogos e lugares de escuta, compreender os sentidos dos direitos,
dos deveres, dos saberes, das práticas e dos conhecimentos.
As atividades propostas no evento têm a
intenção de pensar a partir do legado de Paulo Freire: educação popular, escola
pública, liberdade do pensar, conscientização, enfim, a escola que valoriza e
inclui a diversidade e a pluralidade na perspectiva da construção de ‘sujeitos
humanos’ num processo coletivo e democrático de educação.
A intencionalidade que orienta as
oficinas, palestras, mesas redondas e as atividades artísticas culturais do
VIII EPD é a do diálogo entre os participantes em favor do exercício do pensar
certo, na perspectiva de uma reflexão rigorosa e metódica que possa repercutir
sobre o trabalho docente em suas diferentes dimensões.
A 8ª Edição do Encontro de Práticas
Docentes (EPD) acontece, ainda, concomitante à celebração dos 10 Anos do
curso de Licenciatura em Computação do IFTM campus Uberlândia Centro e do
Centenário Paulo Freire (1921 - 2021), desejando marcar esse momento como o
encontro de práticas e reflexões de professores e professoras que se empenham
por uma educação melhor num mundo melhor e por uma educação como lugar para o
pensar esperançoso e para luta por inéditos viáveis.
Fica o convite, "A denúncia e o
anúncio criticamente feitos no processo de leitura do mundo dão origem ao sonho
por que lutamos". (Paulo Freire, Pedagogia da Indignação - 2000).
Objetivos:
Promover um espaço de discussão destinados à reflexão e análise das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) no atual contexto político brasileiro com aceno a reconstruir as questões da formação de professores e da educação das novas gerações.
Discutir e refletir a respeito das implicações do ensino emergencial para a formação dos educadores e gestão da organização dos espaços escolares.
Ampliar e fortalecer o diálogo com base na fundamentação teórica humanista crítica do educador e pensador Paulo Freire.
Público-alvo: Estudantes, profissionais da educação e pesquisadores.
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