A Escola Paranaense de Bioinformática (EPB) tem a proposta de reunir estudantes, pesquisadores e o setor privado para tratar de temas de interesse da comunidade acadêmica nas áreas de Bioinformática e Biologia Computacional. Realizado desde 2015 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio (UTFPR), e que deu origem à Escola Paranaense de Bioinformática em 2018.
A primeira edição da EPB ocorreu em 2018, em uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que desenhou os encontros em um formato de evento itinerante a fim de aproximar instituições que fomentam a área no estado do Paraná. A Escola Paranaense de Bioinformática 2019, em sua segunda edição, dá continuidade ao trabalho de Bioinformática. Após a pandemia COVID-19 a EPB teve o seu retorno presencial em 2022, houve a realização do EPB em uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa Associado em Bioinformática (UFPR/UTFPR), se firmando como um evento que agrega a comunidade de estudos e pesquisas em Bioinformática no estado do Paraná.
A última edição da EPB ocorreu em 2024, em uma iniciativa do Programa Associado de Pós-Graduação em Bioinformática (UFPR/UTFPR), o qual foi realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) com uma programação atualizada, com o oferecimento de cursos, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos em um espaço vibrante e colaborativo de discussões e de integração entre os participantes aproximando instituições e pessoas do Paraná e do Brasil no contexto da bioinformática. Participe e faça a sua contribuição nesta nova edição da EPB 2026!