O curso tem como objetivo fomentar a publicação de textos científicos por estudantes de pós-graduação (e que desejam acessar os programas de pós-graduação) que tenham como sujeitos de pesquisas as populações marginalizadas, tais como: população negra, população indígena, população quilombola, população de terreiros e outros povos tradicionais, população LGBTQ+, pessoas com deficiência, etc. O curso visa incentivar a escrita e publicação de artigos acadêmicos que versem sobre questões marginais, relações étnico-raciais e interculturalidades, possibilitando assim a visibilidade de outros olhares e lentes na construção do conhecimento acadêmico/científico, tradicionalmente branco. Ainda são brancos, em sua maioria, que escrevem sobre os problemas dos negros e de outras populações, portanto, os seres marginais ainda são tratados como objeto de pesquisa, como seres exóticos que necessitam ser desvendados. Assim, o curso não só apresentará as questões técnicas, mas também questionará o lugar ocupado pelas populações historicamente espoliadas no cenário acadêmico. Os temas tratados irão dialogar com as dificuldades práticas dos estudantes na construção e publicação de textos acadêmicos, visando instrumentalizar os participantes no desenvolvimento de habilidades técnicas de escrita e organização de textos acadêmicos, ampliando o conhecimento do estudante para a melhor submissão de trabalhos acadêmicos.