XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - ENEFE

XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - ENEFE

online Colégio Pedro II - Campus Realengo - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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Sobre o Evento

"Esportes e seus diferentes sentidos na Educação Física Escolar"

14/DEZ/2024

O esporte, enquanto um componente da cultura corporal, que também inclui, lutas, danças, ginástica, dentre outras manifestações culturais desempenha um papel fundamental na formação dos(as) estudantes. No contexto do 11° Encontro de Educação Física Escolar (ENEFE), com o título "Esportes e seus diferentes sentidos na Educação Física Escolar" convidamos à reflexão sobre as múltiplas dimensões e implicações que o(s) esporte(s) podem ter. Além disso, é importante considerar o impacto dos grandes eventos esportivos mundiais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos, que colocam em evidência seus aspectos relevantes da atualidade.

O esporte na Educação Física Escolar pode ser visto como uma prática corporal que não apenas contribui para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos e táticos, mas também para a aprendizagem de valores éticos universais, como como respeito mútuo, honestidade, não discriminação e companheirismo. No entanto, essas perspectivas nos levam a questionar até que ponto essa visão ingênua que confere ao esporte a capacidade de influir em comportamentos para além das vivências corporais não refletem os ideais da sociedade capitalista, que vê no esporte um potencial discutível para promover mudanças de comportamento. Além disso, tal visão tende a privilegiar os estudantes mais habilidosos, invisibilizando as diferenças e desestimulando aqueles/as que não se enquadram nos padrões de desempenho exigidos.

Sob outra perspectiva os esportes na Educação Física Escolar podem ser acessíveis a todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, e devem ser vistos como manifestações culturais valorizadoras das diferentes expressões corporais, refletindo a diversidade presente no ambiente escolar. Nesse sentido, docentes de Educação Física podem construir um espaço inclusivo que promova a equidade e a justiça social por meio da justiça curricular que valorize a pluralidade e a diferença. As práticas esportivas, enquanto direito assegurado na Constituição Federal, ao incorporar essa diversidade, devem garantir a participação de todos e todas os/as estudantes, combatendo discursos excludentes e promovendo a construção de cidadãos/as solidários/as. 

Além disso, os esportes possibilitam a leitura crítica de aspectos socio-históricos, políticos e econômicos como desigualdades, sustentabilidade, avanço tecnológico, justiça social e cidadania. Ao abordar o esporte como um fenômeno social, a Educação Física pode se tornar um espaço de reflexão sobre temas relevantes, ajudando os(as) estudantes a compreenderem e questionarem as estruturas sociais nas quais estão inseridos(as).

A discussão sobre os diferentes sentidos do esporte na Educação Física Escolar nos leva a questionar: 

  • Como os esportes têm sido tematizados nas aulas de Educação Física?

  • Qual tem sido o papel de professores e professoras como agentes que contribuem para a formação de cidadãos/ãs por meio da tematização do esporte nas aulas de Educação Física? 

  • Como conciliar o ensino de técnicas e o desenvolvimento de habilidades motoras por meio de uma educação democrática? 

  • Quais as regras e os formatos mais inclusivos para a disputa de torneios e campeonatos sem negar as diferenças? 

  • O que há de universal e relativo nos valores éticos no esporte? 

  • Como os esportes podem ser ferramentas para o enfrentamento do capitalismo, colonialismo/racismo, patriarcado, entre outros modos de opressão? 

  • Como Megaeventos esportivos, tais como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos podem ser apropriados criticamente no chão da escola? 

Estes são apenas alguns questionamentos que  implicam compromissos com uma educação que valorize a inclusão, as diferenças e a reflexão crítica. Portanto, é essencial que o debate e a consideração sobre esses diferentes sentidos do esporte sejam fomentados no XI ENEFE, para contribuirmos com uma Educação Física Escolar responsiva aos desafios insurgentes da sociedade contemporânea.

Inscrições

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Programação

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Convidados

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Palestra

"Esportes e seus diferentes sentidos na Educação Física Escolar"

Profa. Dra. Michelle Carreirão Gonçalves

Prof. Ms. Marcelo Melamed Izar

 

Mediação: Iuri Leal

Oficinas

ATENÇÃO: As inscrições para as oficinas presenciais ocorrerão logo após as apresentações de trabalhos.

Como Cultura e Esporte se Relacionam? - Meu Piauí


Oficina 1 (Virtual) : Gênero, sexualidade e esporte na escola

Prof. Dr. Rafael Marques Garcia

Esta oficina visa promover o debate e a reflexão crítica sobre o papel do esporte no contexto escolar, enfocando as relações de gênero e sexualidade e suas implicações para a formação de identidades. O objetivo é problematizar as abordagens e práticas pedagógicas esportivas, explorando como o esporte pode ser estruturado para contemplar e respeitar a diversidade de gênero e sexualidade presentes no espaço escolar. Além disso, busca-se compreender de que maneira as performatividades corporais se manifestam e são interpretadas à luz das normas sociais e culturais que regulam gênero e sexualidade, discutindo as potencialidades e desafios para uma educação mais inclusiva e plural.

Mediação: Viviane Paes

Link: https://meet.google.com/knu-qjbc-mkr 

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Oficina 2 (Presencial): Esportes entre versos e rimas: jogando com as palavras

Profa. Esp. Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos

Profa. Me. Yasmin Aparecida Lemos dos Reis

Profa. Esp. Daiana da Silva Cezario

Elisa Mariah Cunha da Silva

Juliana Vieira Duarte

Pensada por professoras em formação inicial e continuada do Laboratório de Histórias Infantis e Cultura Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LabHIC/UFRJ), a Oficina intitulada “Esportes entre versos e rimas: jogando com as palavras” tem por objetivo tecer algumas reflexões acerca das histórias infantis em diálogo com a cultura corporal, em específico, com os esportes, bem como socializar as diferentes formas de contação e criação de histórias infantis dialogando com o referido elemento. Para isso, a Oficina será organizada em três movimentos, a saber: apresentação do LabHIC, das reflexões acerca das histórias infantis em diálogo com a cultura corporal e fruição de algumas histórias construídas no seio do Laboratório a partir de diferentes modos de expressão da contação de histórias do; construção coletiva de novas histórias em diálogo com os esportes; fruição das histórias criadas pelos/as professores/as presentes. Dessa forma, a Oficina pode ser percebida como um espaço para novas autorias de histórias com diversos modos de expressão e múltiplas linguagens, pronunciando os diferentes sentidos do esporte na Educação Física Escolar.

Mediação: Raíra Rodrigues

Local: Sala de Dança

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Oficina 3 (Presencial): O esporte sob uma perspectiva anticapacitista: vivências práticas do Goalball

Profa. Esp. Adriana Tavares

Esta oficina oferece uma abordagem prática e reflexiva sobre o Goalball como instrumento para uma Educação Física escolar inclusiva e anticapacitista. O objetivo é promover um diálogo aberto e a troca de experiências com os participantes, abordando as seguintes questões: I. Sob quais aspectos podemos refletir sobre capacitismo e a luta anticapacista na Educação Física escolar? II. De que maneira podemos trabalhar um paradesporto na escola, considerando as especificidades de estudantes com e sem deficiências? III. Possibilidades didático-pedagógicas para trabalhar o Goalball na Educação Física escolar (vivências práticas).

Mediação: Marcela Paquelet

Local: Quadra de Realengo I

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Oficina 4 (Presencial): Rugby e sociedade: uma reflexão sobre práticas (contra)hegemônicas

Prof. Esp. Raphael Vianna

Como um esporte europeu pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para desconstruir práticas hegemônicas? Essa discussão tem como objetivo refletir sobre as relações dialógicas entre uma determinada cultura esportiva e a cultura da escola, de forma a avaliar criticamente se o esporte é um fator de integração e inclusão social, ou apenas uma ferramenta de alienação, incitando assim, algumas reflexões acerca do assunto. Desse modo, buscaremos vivenciar algumas possibilidades prático-pedagógicas do rugby para uma abordagem contra hegemônica na Educação Física escolar.

Mediação: Marcelo Izar

Local: Campo

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Oficina 5 (Presencial): A escalada como prática corporal de aventura na escola: limites e possibilidades

Prof. Ms. Alex Costa

A oficina vai dialogar com elementos epistemológicos do esporte de aventura, abordando a escalada e suas possibilidades na educação física escolar.

Mediação: Dora Coutinho

Local: Sala Multiuso

Lançamento de Livros

10 livros sobre Educação Financeira e Investimentos

O que você acha de divulgar seu livro no ENEFE 2024? 


Venha dividir seu conhecimento com a gente também desta forma!!!




NORMAS PARA LANÇAMENTO DE LIVROS PRESENCIAL

 

Chamada para lançamento de livros no XI ENEFE, no Colégio Pedro II Campus Realengo em 14 de dezembro de 2024 entre 13h45 e 14h30. Poderão ser inscritos livros impressos e digitais publicados entre os anos de 2022 a 2024, relacionados à temática “Esportes e seus diferentes sentidos na Educação Física Escolar”.

 

As propostas de lançamento devem ser enviadas na forma de resumo para o e-mail encontroefecp2@gmail.com até o dia 20/11.

 

ESTRUTURA DO RESUMO

 

O resumo deve conter: (i) Título do livro; (ii) Editora; (iii) Nome dos autores e (iv) Data da publicação.

 

Fonte: Arial, Tamanho da fonte: 12;

 

Título do livro: negrito, tamanho 14, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;

 

Autores(as): inserir nome completo, apenas as iniciais em letras maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail em nota de rodapé;

 

Texto: espaçamento simples (1,0) e recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm (ou através da tecla TAB uma vez);

 

Resumo: máximo 3000 caracteres com espaçamento;

 

Palavras-chave: 3 (três);

 

 

DEVERES DO(S) AUTOR(ES)

Os autores que tiverem proposta de lançamento aprovada deverão estar inscritos no evento para a participação na exposição.

O/a autor/a será responsável pelo transporte dos livros até o local do evento, a acomodação dos mesmos no local previamente estipulado pelo XI ENEFE e também pela retirada do material ao término da atividade. No caso de livro digital, será de responsabilidade do autor a distribuição virtual da obra, preferencialmente por meio de um QR code para acesso à obra.

Os autores deverão permanecer no local junto aos livros durante toda a atividade para interação com os participantes do evento. A comercialização dos livros é de responsabilidade do autor.

 

MODO DE APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA

Os lançamentos de livros ocorrerão em dia/horário disposto na programação do evento em espaço reservado no local do evento. Os detalhes sobre a atividade serão repassados aos/as autores/as via e-mail posterior a confirmação de participação.

Os autores terão à disposição: 01 mesa, 02 cadeiras, suporte para banner e placa de identificação com nome do livro e nome do autor.

 

QUESTÕES GERAIS

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do XI ENEFE.

Apresentações de Trabalhos

Resultado final e Organização das salas

SALAS VIRTUAIS 

Sala virtual 1 - Práticas corporais inovadoras em Educação Física Escolar

Link: https://meet.google.com/nxh-dtqw-ewp 

Mediadora: Cintia de Assis

Trabalhos

Autores

Festival escolar de corrida de orientação: a organização de eventos conectados com os conteúdos da Educação Física escolar

Allan Jhones da Silva Novaes, Igor de Sa Maia, Marcilon Bezerra da Silva, Lucas Gomes de Castro

Esportes de Aventura na Natureza: a experiência e a sensibilização Ambiental na Educação Física Escolar

Adriane De Andrade Costa Tavares, Dorivaldo Vicente Junior, Jeanne Silva Carvalho, Tathyane Krahenbuhl, Victor José Machado de Oliveira

Da Sala de Aula para a Natureza: A Caminhada Ecológica como Ferramenta Pedagógica na Educação Física

Jeanne Silva Carvalho, Adriane De Andrade Costa Tavares, Tathyane Krahenbuhl, Dorivaldo Vicente Junior, Victor José Machado de Oliveira

A utilização do Guia de Atividade Física Para a População Brasileira nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado: um relato de experiência

Gisele De Oliveira Ribeiro Dos Santos, Adan Medina Ramires, Wallacy Campos Prado, Vinicius Rodrigues de Araujo



Sala virtual 2 - Modelos/abordagens pedagógicas de ensino de esportes

Link: https://meet.google.com/ten-nhcq-xov 

Mediadora: Angélica Caetano

Trabalhos

Autores

Games e educação física: uma proposta para o município de Seropédica

Lucas Gomes de Castro, Igor de Sá maia, Allan Jhones da Silva Novaes, Marcilon Bezerra da Silva

O ensino do futsal através de jogos na Educação Física Escolar

Fernanda Silva dos Santos, Ubirajara de Oliveira

Contextos Pedagógicos do Ensino do Handebol: Reflexões a partir do estágio na Educação Física Escolar

Pâmela Ketlyn de Jesus Martins, Pedro Victor Sousa Santos, Fernanda Cruvinel Pimentel, Luana Zanotto

A utilização do modelo Sport Education para o ensino do vôlei na Escola Estadual Padre Luíz Ruas: um relato de experiência

Kayth Anne Souza Nascimento Andrade, Elton Átila Vilela, Jaqueline Lima De Souza, Thatiane Cristina da Silva Baima, Lionela da Silva Côrrea



Sala virtual 3 - Esporte em seus aspectos sociais, culturais e biológicos

Link: https://meet.google.com/yxx-zxdk-nve 

Mediador: Mauro Carvalho

Trabalhos

Autores

As apostas esportivas no contexto da Educação Física: a educação digital para conscientização de jovens estudantes

Frans Roberto Lima Melo

Além das quatro linhas: o futebol como ferramenta pedagógica para promover a equidade de gênero nas aulas de educação física

Igor de Sa Maia, Allan Jhones da Silva Novaes, Lucas Gomes de Castro, Marcilon Bezerra da Silva

Construindo caminhos para inserção da cultura afrobrasileira no currículo escolar quissamaense

Marcilon Bezerra da Silva, Allan Jhones da Silva Novaes, Igor de Sa Maia, Lucas Gomes de Castro

Atletismo da Escola: impactos na saúde psíquica e física

Issac Sean Santos da Silva



Sala virtual 4 - Formação de professores

Link: https://meet.google.com/utt-taaa-pdr 

Mediadora: Dora Coutinho

Trabalhos

Autores

Da escolha à trajetória acadêmica: A transformação das Disposições Individuais de estudantes de Licenciatura em Educação Física

Mithia Cavalheiro Costa; Francis Natally de Almeida Anacleto

Avaliação em Educação Física Escolar: as vozes de Docentes Atuantes na Educação Básica

Larissa Ferreira Camacho; Ana Paula da Silva Santos

Dança, Educação Física e formação integral de escolares

Vagner Miranda da Conceição

Políticas públicas de inclusão na formação inicial em educação física: análise das diretrizes curriculares nacionais e da base nacional para formação de professores

Marconi Silva de Andrade, Marcos Mendes, Felipe Triani

 

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 SALAS PRESENCIAS 

Sala Presencial 1 -  Neurodiversidade e inclusão

Mediadores: Alexandre e Rodrigo

Local: Realengo I - Sala 201

Trabalhos

Autores

A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física: um estudo de revisão

Ary Sergio Coutinho Barbosa Junior, Thiago Rodrigues Gonçalves, Denilson Costa Soares, RAFAEL DA SILVA MATTOS, Jeniffer De Oliveira Souza

O que pensam os estudantes com Transtorno do Espectro Autista sobre a Escola? Uma investigação psicossocial

Adriana Maia de Castro, Felipe Triani, André Felipe Costa

O esporte como ferramenta pedagógica de inclusão na Educação Física Escolar: uma revisão narrativa

Marcio Luiz Borges Barbosa, Francisco de Souza Ribeiro Júnior, Amparo Villa Cupolillo



Sala Presencial 2 -  Esportes e diversidade

Mediadores: Carlos, Pedro e Marcelo

Local: Realengo I - Sala 203

Trabalhos

Autores

Como as pessoas com deficiência são retratadas nas produções sobre Esporte Paralímpico?

Mariana Peres, Samara Oliveira Silva, Michele Pereira de Souza da Fonseca

A Festa da Cultura Popular no Coluni-UFF: uma perspectiva da educação física

Luís Felippe Stellet da Silva Peixoto; Poliane Gaspar de Cerqueira; Luciana Santos Collier

Esportes Olímpicos e Paralímpicos: múltiplas possibilidades

Anna Carolina Carvalho de Souza; Rayná da Silva Brum Pinto; Alexandre Carvalho da Silva; Silvio de Cassio Costa Telles

 

Sala Presencial 3 -  Metodologias de ensino de Educação Física

Mediadoras: Daniela e Cintia

Local: Realengo I - Sala 503

Trabalhos

Autores

Alipiobol: estimulando a criatividade dos estudantes nas aulas de Educação Física

Rodrigo Rocha Lima

JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE DUQUE DE CAXIAS

Lucas de Oliveira Felizardo; Gabriela Conceição de Souza

Participação das equipes esportivas do Coluni-UFF nos Jogos Escolares de Niterói

Poliane Gaspar de Cerqueira; Luciana Santos Collier; Matheus Santos do Nascimento; Isac Fernandes de Santana; Abraão da Silva Vacelico

 

Sala Presencial 4 -  Educação de Jovens e Adultos e Formação de professores

Mediadores: Erickson e Catharina

Local: Realengo I - Sala 501

Trabalhos

Autores

Educação Física Escolar na Educação de Jovens e Adultos, primeiros passos de uma pesquisa de mestrado

Bruno Luiz da Silva Menezes, Felipe Lameu

Práticas e Reflexões sobre o ensino de esportes no PROEJA/CPII: uma perspectiva crítica

Lucas Montes Werneck de Freitas; Natalia Guimarães Santuchi

Inserção escolar e formação do professor pesquisador no PIBID

Guilherme Gomes Andrade, Ian Victor Bandeira Vieira Reis, Felipe Lameu, Amparo Villa Cupolillo

 

Sala Presencial 5 - Representações sociais, Práticas corporais de aventura

Mediadores: Marlon e Simone

Local: Realengo I - Sala 401

Trabalhos

Autores

O direito à prática esportiva - a retórica abreviada na LGE

Alexandre pereira de jesus, Felipe Triani, Renata de Melo Cardoso Palmares

Representações Sociais sobre inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física

Renata de Melo Cardoso Palmares, Felipe Triani

Práticas Sustentáveis: suas representações sociais para estudantes de Educação Física                   

Juliana de Mattos do Patrocinio, Felipe Triani

Finalidades atribuídas à Educação Física Escolar na campanha "Abril Verde", do Conselho Federal de Educação Física (2022-2024)

Ana Carolina Castro Domingues; Alexandre Palma; José Augusto Dalmonte Malacarne

 

Sala Presencial 6 - Corporeidades

Mediadores: Thiago e Miguel

Local: Realengo I - Sala 303

Trabalhos

Autores

“Reza é pra proteger tudo nesse lugar”: experiência com Capoeiras que vem de lá para proteção da autonomia nas infâncias urbanas           

Leonardo Gaspar Amoedo, Camila Reis Tomaz, Alexandre de Melo França

As histórias que o corpo conta         

Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e Silva; Gabriela Nunes Machado; Giovanna Soares Moutinho da Silva; Eduarda Santos Silva; Raíra Pereira Rodrigues

“Estava na beira do rio sem poder atravessar”: buscando caminhos para a tematização das lutas com a educação infantil

José Pedro Custódio Navega, Elisa Mariah Cunha da Silva, Juliana Vieira Duarte, Thalita Moreno Orrú Moura, Carina Freire da Fonseca Millen Correia

 

Sala Presencial 7 - Inclusão, dança e esporte

Mediadoras: Valéria, Camila e Raíra

Local: Realengo I - Sala 101

Trabalhos

Autores

Sobre Dançar com Paralisia Cerebral: Um Relato  De Experiência

Giovana Maciel Lopes Rocha; Valéria Nascimento Lebeis Pires; Ramon De Oliveira Granado; Angela Marcelle Lunas Franco

Dança, inclusão e a socialização de pessoas surdas: uma revisão bibliográfica

Angela Marcelle Lunas Franco; Thayná Lopes de Azevedo; Ramon de Oliveira Granado; Valéria Nascimento Lebeis Pires

O Goalball na Educação Física: relato de experiência das contribuições do esporte adaptado para a inclusão escolar

Victor Dos Santos Dantas, Pablo Souza da Silva Gomes, Camila Borges Ribeiro

 

Sala Presencial 8 - Aspectos sociais e culturais na Educação Física Escolar

Mediadores: Silvio e Anne

Local: Realengo I - Sala de Literatura

Trabalhos

Autores

Professores de Educação Física e práticas pedagógicas esportivas: a violência em cena

Juliana Trajano dos Santos

Problematizando os estudos de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física escolar do ensino médio publicados nos anais do CONBRACE

Julia Canavitsas Seixas; Ana Paula da Silva Santos

“Pois a chance que nos resta é um Brasil cocar”: um relato de experiência de tematização dos esportes indígenas

Beatriz Pereira Leonardo de Souza

A cultura indígena na educação física escolar: uma revisão sistemática com análise à luz da perspectiva intercultural críticaJessica Diniz da Silva Sabino; Ana Paula da Silva Santos

 


Exposição de Registro Pedagógico

Varal de fotos: como fazer e 70 ideias para te inspirar

CONVITE AOS/ÀS PARTICIPANTES!


SORTEIO!!! 



Os/as encontristas estão convidados/as a trazer para expor um registro (foto) de uma proposta pedagógica, realizada como professor/a ou aluno/a.


Quem participar , concorrerá a um livro, sorteado  no final do evento.


Regulamento:

* Será aceita apenas 1 foto por encontrista.

* As fotos deverão ser entregues, impressas, no dia do evento durante o credenciamento. Tamanho: 16x25.

* Serão aceitos registros de propostas pedagógicas desenvolvidas no espaço escolar.

* No verso da foto deverá conter uma etiqueta com uma breve descrição de até 3 linhas, contextualizando a proposta contida na imagem.

* Não serão aceitas imagens em que haja exposições inapropriadas, discriminatórias ou que ilustrem quaisquer pessoas em condições vexatórias.


CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS!!!

Orientações para as Submissões de Trabalhos

O XI ENEFE é um evento de formação continuada gratuito, desenvolvido em diferentes frentes, possibilitando participação em palestras, apresentação e publicação de trabalhos, assim como o oferecimento e acompanhamento de oficinas – todas com emissão de certificados. 

Por valorizarmos as práticas que emergem do cotidiano e do “chão da escola”, convidamos estudantes, professores/as, grupos de pesquisa e seus/suas integrantes para participarem de nosso Encontro, o qual contará com submissões e apresentações de relatos de experiência e de pesquisas científicas. O XI ENEFE terá a submissão de resumos expandidos, sejam eles relatos ou pesquisas concluídas ou em andamento.

O cadastro dos trabalhos deve ser realizado somente no site da Even3, nas etapas a seguir:

a)   Entrar na página da Even3;

b)   Cadastrar-se ou fazer o login.

c)    Inscrever-se no evento.

d) Na seção “Submissões de Trabalhos”, clicar sobre “Resumo Expandido” e baixar o Template (modelo) para o manuscrito.

d)      Acessar o item “Submeter Trabalho”:

                                            i.            Preencher o formulário com as informações dos manuscritos e dos/as autores/as;

                                         ii.            Anexar os arquivos;

e)      Enviar o trabalho para o e-mail encontroefecp2@gmail.com

i.  No corpo do e-mail, incluir as seguintes informações:

·         Nome completo dos autores (máximo 5)

·         Título do trabalho

·         Estado/Cidade

·         Formato de participação (virtual ou presencial)

                   ii.  Anexar os arquivo em Word (.doc ou .docx);

 

O prazo de submissão do manuscrito é de 13 de setembro a 13 de outubro de 2024.

O novo prazo para envio do manuscrito vai até dia 20/10.


ATENÇÃO: os trabalhos submetidos diretamente pela plataforma até dia 13/10 foram recebidos corretamente. Não precisam ser enviados novamente.


Os trabalhos poderão ser aprovados para apresentação no evento e publicados nos anais do encontro.

 

PÚBLICO-ALVO

       Professores/as de Educação Física da Educação Básica e do Ensino Superior, das redes públicas e privadas.

       Professores/as efetivos/as e contratados/as do Departamento de Educação Física do Colégio Pedro II.

       Graduandos/as e pós-graduandos/as dos cursos de Educação Física e áreas afins.

 

ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

O presente template tem como objetivo auxiliar as/os pesquisadoras/es sobre como deverão ser encaminhadas as propostas de resumo expandido para o XI Encontro de Educação Física Escolar (ENEFE), considerando as exigências do evento. Esta edição tem como tema “Esportes e seus diferentes sentidos na Educação Física Escolar”. Os resumos aprovados serão apresentados na modalidade online e/ou presencial, no Colégio Pedro II – Campus Realengo.

O texto do resumo expandido deverá conter entre 3.000 (mínimo) a 5.000 (máximo) caracteres com espaços, incluindo na contagem: a) título do trabalho; b) introdução em que se desenvolva a temática, os objetivos e os fundamentos teóricos; c) metodologia; d) resultados parciais e discussão; e) considerações finais; f) 3 á 5 palavras-chave. Não serão incluídos na contagem dos caracteres as referências bibliográficas;

O resumo expandido deverá apresentar as informações gerais sobre o trabalho, fundamentando seu interesse, contribuição para o conhecimento acadêmico-científico e os resultados relevantes encontrados. Seu objetivo é informar e colocar o leitor a par do conhecimento já existente sobre o tema que será abordado.

·         Será permitido no máximo 5 autores por resumo expandido.

·         O texto deve ser normalizado conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

·         Todas as seções serão escritas em Times New Roman, 12 – diferentemente do título do resumo expandido que será em tamanho 14 –, espaço simples e alinhamento justificado.

·         O Resumo expandido não deverá conter figuras, imagens, tabelas, quadros e equações.


A avaliação dos trabalhos submetidos obedecerá aos seguintes critérios: relevância do trabalho para a área da Educação Física Escolar; consistência conceitual na abordagem teórico e metodológica e na argumentação; interlocução com a produção da área; a contribuição para o avanço do conhecimento na área; e organização (coerência, coesão, correção ortográfica e gramatical). NÃO será permitido recurso para resumo expandido.


ORIENTAÇÕES GERAIS

Buscando otimizar o processo de construção dos manuscritos, assim como sua formatação e submissão está disponível no site do evento o Template para publicação. Trata-se de um “modelo” no qual os/as autores/as devem se basear para compor seu manuscrito, contendo a descrição e as informações necessárias para formatação do texto. Para acessá-lo, basta realizar o download na Even3, disponível na seção “Submissões de trabalhos”.

Cada autor/a pode submeter no máximo dois trabalhos, independente do formato.  Já no caso de coautoria, o número máximo de submissões é de cinco trabalhos nessa “função”.

Gostaríamos de ratificar que os trabalhos aprovados pelos avaliadores serão veiculados em forma de Apresentação Oral, no formato presencial ou virtual, em salas futuramente organizadas e distribuídas de acordo com as disponibilidades do evento. Além da Apresentação Oral, o resumo expandido será publicado nos anais do evento.

Segue abaixo o cronograma inicial do ENEFE 2024, com as principais etapas da submissão dos trabalhos. Para maior detalhamento, acessar Cronograma na plataforma EVEN3.


ATIVIDADES

DATAS

Abertura das submissões dos trabalhos

13/09/2024

Encerramento das submissões dos trabalhos

13/10

prorrogado para 20/10

Período de Avaliação

21/10 a 10/11

Resultado preliminar

14/11

Prazo para os/as autores/as revisarem o manuscrito, realizando as modificações solicitadas.

De 15/11 a 24/11

Revisão feita pelos/as editores/as do manuscrito modificado

De 25/11 a 30/11

Resultado Final

01/12


As datas podem ser ajustadas de acordo com as demandas do evento. Acompanhe as notícias no site do X ENEFE e nas redes sociais oficiais: Instagram: @enefe_cpii / Facebook: ENEFE - Colégio Pedro II.

 

OBSERVAÇÕES FINAIS

                  Seguem alguns lembretes importantes:

       O prosseguimento do processo de edição do manuscrito deve ser feito e acompanhado pela plataforma Even3 ou por e-mail;

       Os/as autores têm um prazo máximo para encaminhar a versão corrigida (ver cronograma);

       Pedimos que as alterações/correções no texto sejam destacadas utilizando uma fonte em cor diferente do restante do manuscrito;

       O certificado da Apresentação Oral do Trabalho será emitido pela EVEN3;

       Disponibilizaremos as informações sobre o tempo de fala e as normas para apresentação na plataforma EVEN3 e nas redes sociais do Encontro;

       Mesmo com o trabalho aprovado, é necessário se inscrever como participante do evento e selecionar as atividades que deseja participar.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: encontroefecp2@gmail.com.

Submissões de Trabalhos

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Local do Evento

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