"Esportes e seus diferentes sentidos na Educação Física Escolar"
14/DEZ/2024
O esporte, enquanto um componente da cultura corporal, que também inclui, lutas, danças, ginástica, dentre outras manifestações culturais desempenha um papel fundamental na formação dos(as) estudantes. No contexto do 11° Encontro de Educação Física Escolar (ENEFE), com o título "Esportes e seus diferentes sentidos na Educação Física Escolar" convidamos à reflexão sobre as múltiplas dimensões e implicações que o(s) esporte(s) podem ter. Além disso, é importante considerar o impacto dos grandes eventos esportivos mundiais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos, que colocam em evidência seus aspectos relevantes da atualidade.
O esporte na Educação Física Escolar pode ser visto como uma prática corporal que não apenas contribui para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos e táticos, mas também para a aprendizagem de valores éticos universais, como como respeito mútuo, honestidade, não discriminação e companheirismo. No entanto, essas perspectivas nos levam a questionar até que ponto essa visão ingênua que confere ao esporte a capacidade de influir em comportamentos para além das vivências corporais não refletem os ideais da sociedade capitalista, que vê no esporte um potencial discutível para promover mudanças de comportamento. Além disso, tal visão tende a privilegiar os estudantes mais habilidosos, invisibilizando as diferenças e desestimulando aqueles/as que não se enquadram nos padrões de desempenho exigidos.
Sob outra perspectiva os esportes na Educação Física Escolar podem ser acessíveis a todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, e devem ser vistos como manifestações culturais valorizadoras das diferentes expressões corporais, refletindo a diversidade presente no ambiente escolar. Nesse sentido, docentes de Educação Física podem construir um espaço inclusivo que promova a equidade e a justiça social por meio da justiça curricular que valorize a pluralidade e a diferença. As práticas esportivas, enquanto direito assegurado na Constituição Federal, ao incorporar essa diversidade, devem garantir a participação de todos e todas os/as estudantes, combatendo discursos excludentes e promovendo a construção de cidadãos/as solidários/as.
Além disso, os esportes possibilitam a leitura crítica de aspectos socio-históricos, políticos e econômicos como desigualdades, sustentabilidade, avanço tecnológico, justiça social e cidadania. Ao abordar o esporte como um fenômeno social, a Educação Física pode se tornar um espaço de reflexão sobre temas relevantes, ajudando os(as) estudantes a compreenderem e questionarem as estruturas sociais nas quais estão inseridos(as).
A discussão sobre os diferentes sentidos do esporte na Educação Física Escolar nos leva a questionar:
Como os esportes têm sido tematizados nas aulas de Educação Física?
Qual tem sido o papel de professores e professoras como agentes que contribuem para a formação de cidadãos/ãs por meio da tematização do esporte nas aulas de Educação Física?
Como conciliar o ensino de técnicas e o desenvolvimento de habilidades motoras por meio de uma educação democrática?
Quais as regras e os formatos mais inclusivos para a disputa de torneios e campeonatos sem negar as diferenças?
O que há de universal e relativo nos valores éticos no esporte?
Como os esportes podem ser ferramentas para o enfrentamento do capitalismo, colonialismo/racismo, patriarcado, entre outros modos de opressão?
Como Megaeventos esportivos, tais como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos podem ser apropriados criticamente no chão da escola?
Estes são apenas alguns questionamentos que implicam compromissos com uma educação que valorize a inclusão, as diferenças e a reflexão crítica. Portanto, é essencial que o debate e a consideração sobre esses diferentes sentidos do esporte sejam fomentados no XI ENEFE, para contribuirmos com uma Educação Física Escolar responsiva aos desafios insurgentes da sociedade contemporânea.
ATENÇÃO: As inscrições para as oficinas presenciais ocorrerão logo após as apresentações de trabalhos.

Oficina 1 (Virtual) : Gênero, sexualidade e esporte na escola
Prof. Dr. Rafael Marques Garcia
Esta oficina visa promover o debate e a reflexão crítica sobre o papel do esporte no contexto escolar, enfocando as relações de gênero e sexualidade e suas implicações para a formação de identidades. O objetivo é problematizar as abordagens e práticas pedagógicas esportivas, explorando como o esporte pode ser estruturado para contemplar e respeitar a diversidade de gênero e sexualidade presentes no espaço escolar. Além disso, busca-se compreender de que maneira as performatividades corporais se manifestam e são interpretadas à luz das normas sociais e culturais que regulam gênero e sexualidade, discutindo as potencialidades e desafios para uma educação mais inclusiva e plural.
Mediação: Viviane Paes
Link: https://meet.google.com/knu-qjbc-mkr
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Oficina 2 (Presencial): Esportes entre versos e rimas: jogando com as palavras
Profa. Esp. Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos
Profa. Me. Yasmin Aparecida Lemos dos Reis
Profa. Esp. Daiana da Silva Cezario
Elisa Mariah Cunha da Silva
Juliana Vieira Duarte
Pensada por professoras em formação
inicial e continuada do Laboratório de Histórias Infantis e Cultura Corporal da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (LabHIC/UFRJ), a Oficina intitulada
“Esportes entre versos e rimas: jogando com as palavras” tem por objetivo tecer
algumas reflexões acerca das histórias infantis em diálogo com a cultura
corporal, em específico, com os esportes, bem como socializar as diferentes
formas de contação e criação de histórias infantis dialogando com o referido
elemento. Para isso, a Oficina será organizada em três movimentos, a saber:
apresentação do LabHIC, das reflexões acerca das histórias infantis em diálogo
com a cultura corporal e fruição de algumas histórias construídas no seio do
Laboratório a partir de diferentes modos de expressão da contação de histórias
do; construção coletiva de novas histórias em diálogo com os esportes; fruição
das histórias criadas pelos/as
professores/as presentes. Dessa forma, a Oficina pode ser percebida como
um espaço para novas autorias de histórias com diversos modos de expressão e
múltiplas linguagens,
pronunciando os diferentes sentidos do esporte na Educação Física Escolar.
Mediação: Raíra Rodrigues
Local: Sala de Dança
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Oficina 3 (Presencial): O esporte sob uma perspectiva anticapacitista: vivências práticas do Goalball
Profa. Esp. Adriana Tavares
Esta oficina oferece uma abordagem prática e reflexiva sobre o Goalball como instrumento para uma Educação Física escolar inclusiva e anticapacitista. O objetivo é promover um diálogo aberto e a troca de experiências com os participantes, abordando as seguintes questões: I. Sob quais aspectos podemos refletir sobre capacitismo e a luta anticapacista na Educação Física escolar? II. De que maneira podemos trabalhar um paradesporto na escola, considerando as especificidades de estudantes com e sem deficiências? III. Possibilidades didático-pedagógicas para trabalhar o Goalball na Educação Física escolar (vivências práticas).
Mediação: Marcela Paquelet
Local: Quadra de Realengo I
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Oficina 4 (Presencial): Rugby e sociedade: uma reflexão sobre práticas (contra)hegemônicas
Prof. Esp. Raphael Vianna
Como um esporte europeu pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para desconstruir práticas hegemônicas? Essa discussão tem como objetivo refletir sobre as relações dialógicas entre uma determinada cultura esportiva e a cultura da escola, de forma a avaliar criticamente se o esporte é um fator de integração e inclusão social, ou apenas uma ferramenta de alienação, incitando assim, algumas reflexões acerca do assunto. Desse modo, buscaremos vivenciar algumas possibilidades prático-pedagógicas do rugby para uma abordagem contra hegemônica na Educação Física escolar.
Mediação: Marcelo Izar
Local: Campo
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Oficina 5 (Presencial): A escalada como prática corporal de aventura na escola: limites e possibilidades
Prof. Ms. Alex Costa
A oficina vai dialogar com elementos epistemológicos do esporte de aventura, abordando a escalada e suas possibilidades na educação física escolar.
Mediação: Dora Coutinho
Local: Sala Multiuso

O que você acha de divulgar seu livro no ENEFE 2024?
Venha dividir seu conhecimento com a gente também desta forma!!!
NORMAS PARA LANÇAMENTO DE LIVROS PRESENCIAL
Chamada para lançamento de
livros no XI ENEFE, no Colégio Pedro
II Campus Realengo em 14 de dezembro de
2024 entre 13h45 e 14h30. Poderão ser inscritos livros impressos e digitais
publicados entre os anos de 2022 a 2024, relacionados à temática “Esportes e seus diferentes sentidos na
Educação Física Escolar”.
As propostas de lançamento
devem ser enviadas na forma de resumo para o e-mail encontroefecp2@gmail.com
até o dia 20/11.
ESTRUTURA DO RESUMO
O resumo deve conter: (i) Título do livro; (ii)
Editora; (iii) Nome dos autores e (iv) Data da publicação.
Fonte: Arial, Tamanho da fonte: 12;
Título do livro: negrito, tamanho 14, letras
maiúsculas, alinhamento centralizado;
Autores(as): inserir nome completo, apenas as iniciais em
letras maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo
institucional e e-mail em nota de rodapé;
Texto: espaçamento simples (1,0) e recuo de parágrafo
de 1,25 cm a partir da margem esquerda, utilizando formato A4, margens
superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm (ou
através da tecla TAB uma vez);
Resumo: máximo 3000 caracteres com espaçamento;
Palavras-chave: 3 (três);
DEVERES DO(S) AUTOR(ES)
Os autores que tiverem
proposta de lançamento aprovada deverão estar inscritos no evento para a
participação na exposição.
O/a autor/a será responsável
pelo transporte dos livros até o local do evento, a acomodação dos mesmos no
local previamente estipulado pelo XI ENEFE e também pela retirada do material
ao término da atividade. No caso de livro digital, será de responsabilidade do
autor a distribuição virtual da obra, preferencialmente por meio de um QR code para acesso à obra.
Os autores deverão permanecer
no local junto aos livros durante toda a atividade para interação com os
participantes do evento. A comercialização dos livros é de responsabilidade do
autor.
MODO DE APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA
Os
lançamentos de livros ocorrerão em dia/horário disposto na programação do
evento em espaço reservado no local do evento. Os detalhes sobre a atividade
serão repassados aos/as autores/as via e-mail posterior a confirmação de
participação.
Os autores terão
à disposição: 01 mesa, 02 cadeiras, suporte para banner e placa de identificação com nome
do livro e nome do autor.
QUESTÕES GERAIS
Os casos omissos serão
resolvidos pela Comissão Organizadora do XI ENEFE.
Exposição de Registro Pedagógico

CONVITE AOS/ÀS PARTICIPANTES!
SORTEIO!!!
Os/as encontristas estão convidados/as a trazer para expor um registro (foto) de uma proposta pedagógica, realizada como professor/a ou aluno/a.
Quem participar , concorrerá a um livro, sorteado no final do evento.
Regulamento:
* Será aceita apenas 1 foto por encontrista.
* As fotos deverão ser entregues, impressas, no dia do evento durante o credenciamento. Tamanho: 16x25.
* Serão aceitos registros de propostas pedagógicas desenvolvidas no espaço escolar.
* No verso da foto deverá conter uma etiqueta com uma breve descrição de até 3 linhas, contextualizando a proposta contida na imagem.
* Não serão aceitas imagens em que haja exposições inapropriadas, discriminatórias ou que ilustrem quaisquer pessoas em condições vexatórias.
CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS!!!
Orientações para as Submissões de Trabalhos
O XI ENEFE é um evento de
formação continuada gratuito,
desenvolvido em diferentes frentes, possibilitando participação em palestras,
apresentação e publicação de trabalhos, assim como o oferecimento e
acompanhamento de oficinas – todas com emissão de certificados.
Por
valorizarmos as práticas que emergem do cotidiano e do “chão da escola”,
convidamos estudantes, professores/as, grupos de pesquisa e seus/suas
integrantes para participarem de nosso Encontro, o qual contará com submissões
e apresentações de relatos de experiência e de pesquisas científicas. O XI
ENEFE terá a submissão de resumos expandidos, sejam eles relatos ou pesquisas
concluídas ou em andamento.
O cadastro
dos trabalhos deve ser realizado somente no site da Even3, nas etapas a
seguir:
a) Entrar
na página da Even3;
b) Cadastrar-se ou fazer o login.
c) Inscrever-se no evento.
d) Na seção “Submissões de Trabalhos”, clicar sobre
“Resumo Expandido” e baixar o Template (modelo) para o manuscrito.
d) Acessar o
item “Submeter Trabalho”:
i. Preencher
o formulário com as informações dos manuscritos e dos/as autores/as;
ii. Anexar
os arquivos;
e) Enviar
o trabalho para o e-mail encontroefecp2@gmail.com
i. No
corpo do e-mail, incluir as seguintes informações:
·
Nome completo dos autores (máximo
5)
·
Título do trabalho
·
Estado/Cidade
·
Formato de participação (virtual
ou presencial)
ii. Anexar os arquivo em Word (.doc ou .docx);
O prazo de submissão do manuscrito é de 13
de setembro a 13 de outubro de 2024.
O
novo prazo para envio do manuscrito vai até dia 20/10.
ATENÇÃO: os trabalhos submetidos diretamente pela plataforma até dia 13/10 foram recebidos corretamente. Não precisam ser enviados novamente.
Os
trabalhos poderão ser aprovados para apresentação no evento e publicados
nos anais do encontro.
PÚBLICO-ALVO
●
Professores/as de Educação Física da Educação
Básica e do Ensino Superior, das redes públicas e privadas.
●
Professores/as efetivos/as e contratados/as do
Departamento de Educação Física do Colégio Pedro II.
●
Graduandos/as e pós-graduandos/as dos cursos de
Educação Física e áreas afins.
ORIENTAÇÕES PARA
ORGANIZAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO
O presente template tem como objetivo auxiliar as/os
pesquisadoras/es sobre como deverão ser encaminhadas as propostas de resumo expandido
para o XI Encontro de Educação Física Escolar (ENEFE), considerando as
exigências do evento. Esta edição tem como tema “Esportes e seus diferentes
sentidos na Educação Física Escolar”. Os resumos aprovados serão apresentados
na modalidade online e/ou presencial, no Colégio Pedro II – Campus
Realengo.
O texto do resumo expandido deverá
conter entre 3.000 (mínimo) a 5.000 (máximo) caracteres com espaços,
incluindo na contagem: a) título do trabalho; b) introdução em que se
desenvolva a temática, os objetivos e os fundamentos teóricos; c) metodologia;
d) resultados parciais e discussão; e) considerações finais; f) 3 á 5 palavras-chave.
Não serão incluídos na contagem dos caracteres as referências
bibliográficas;
O resumo expandido deverá apresentar as
informações gerais sobre o trabalho, fundamentando seu interesse, contribuição
para o conhecimento acadêmico-científico e os resultados relevantes
encontrados. Seu objetivo é informar e colocar o leitor a par do
conhecimento já existente sobre o tema que será abordado.
·
Será permitido no máximo 5 autores por resumo
expandido.
·
O texto deve ser normalizado conforme normas
da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
·
Todas as seções serão escritas em Times
New Roman, 12 – diferentemente do título do resumo expandido que será em
tamanho 14 –, espaço simples e alinhamento justificado.
·
O Resumo expandido não deverá
conter figuras, imagens, tabelas, quadros e equações.
A avaliação
dos trabalhos submetidos obedecerá aos seguintes critérios: relevância do
trabalho para a área da Educação Física Escolar; consistência conceitual na
abordagem teórico e metodológica e na argumentação; interlocução com a produção
da área; a contribuição para o avanço do conhecimento na área; e organização
(coerência, coesão, correção ortográfica e gramatical). NÃO será permitido
recurso para resumo expandido.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Buscando
otimizar o processo de construção dos manuscritos, assim como sua formatação e
submissão está disponível no site do evento o Template para publicação. Trata-se
de um “modelo” no qual os/as autores/as devem se basear para compor seu
manuscrito, contendo a descrição e as informações necessárias para formatação
do texto. Para acessá-lo, basta realizar o download na Even3, disponível na
seção “Submissões de trabalhos”.
Cada
autor/a pode submeter no máximo dois
trabalhos, independente do formato.
Já no caso de coautoria, o número máximo
de submissões é de cinco trabalhos
nessa “função”.
Gostaríamos
de ratificar que os trabalhos aprovados
pelos avaliadores serão veiculados em forma de Apresentação Oral, no formato presencial ou virtual,
em salas futuramente organizadas e distribuídas de acordo com as
disponibilidades do evento. Além da Apresentação Oral, o resumo expandido
será publicado nos anais do evento.
Segue
abaixo o cronograma inicial do ENEFE 2024, com as principais etapas da
submissão dos trabalhos. Para maior detalhamento, acessar Cronograma na plataforma EVEN3.
ATIVIDADES
|
DATAS
|
Abertura das submissões dos trabalhos
|
13/09/2024
|
Encerramento das submissões dos
trabalhos
|
13/10
prorrogado para 20/10
|
Período de Avaliação
|
21/10 a 10/11
|
Resultado preliminar
|
14/11
|
Prazo para os/as autores/as revisarem o manuscrito, realizando as
modificações solicitadas.
|
De 15/11 a
24/11
|
Revisão feita pelos/as editores/as do manuscrito modificado
|
De 25/11 a 30/11
|
Resultado Final
|
01/12
|
As datas podem ser ajustadas de acordo com as demandas do evento.
Acompanhe as notícias no site do X ENEFE e nas redes sociais oficiais: Instagram:
@enefe_cpii / Facebook: ENEFE - Colégio Pedro II.
OBSERVAÇÕES FINAIS
Seguem alguns lembretes
importantes:
●
O prosseguimento do processo de
edição do manuscrito deve ser feito e acompanhado pela plataforma Even3 ou por e-mail;
●
Os/as autores têm um prazo máximo para
encaminhar a versão corrigida (ver cronograma);
●
Pedimos que as alterações/correções no texto
sejam destacadas utilizando uma fonte em cor diferente do restante do manuscrito;
●
O certificado da Apresentação Oral
do Trabalho será emitido pela EVEN3;
●
Disponibilizaremos as informações
sobre o tempo de fala e as normas para apresentação na plataforma EVEN3 e nas
redes sociais do Encontro;
●
Mesmo com o trabalho aprovado, é necessário se inscrever como participante do evento e selecionar as atividades
que deseja participar.
Em caso
de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: encontroefecp2@gmail.com.