IX ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - ENEFE 2022

IX ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - ENEFE 2022

online Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão III - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

Receba as melhores revistas da sua área

Receber revistas

Sobre o evento

 IX Encontro de Educação Física Escolar    


“RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.”


19 de novembro de 2022

Desde 2020, com o início da pandemia de COVID-19, enfrentamos um período de muitas transformações, perdas e adaptações de nossas práticas. Nos ambientes educacionais não foi diferente. A adoção do isolamento social, atrelado ao ensino remoto, no primeiro ano, seguido do ensino híbrido e da retomada presencial gradativa das atividades, nos impôs um cenário de muitas incertezas e desafios, modificando definitivamente nossas práticas e cuidados pedagógicos.

Em respeito às condições de saúde e sanitárias deste panorama, as duas últimas edições (2020 e 2021) do Encontro de Educação Física Escolar (ENEFE) foram planejadas e desenvolvidas no modelo virtual, sem perdermos a perspectiva de discutir os temas urgentes que assolam a Educação Básica.

Com o avanço da campanha vacinal e o retorno efetivo aos espaços físicos de ensino, informamos que o IX ENEFE será realizado no dia 19 de novembro de 2022 de forma híbrida (presencial e on-line), atendendo aos protocolos sanitários adequados à ocasião.

O tema dessa edição é: “Relações Étnico-Raciais na Educação Física escolar: por uma educação antirracista”, trazendo à tona discussões e reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em torno desse componente curricular.

Mesmo sendo um grande desafio romper com abordagens mais tradicionais e avançar sobre possibilidades que atendam, valorizem e difundam as práticas corporais subalternizadas, faz-se necessário e urgente, discutir, organizar, planejar e implementar as questões Étnico-Raciais em nossas atividades e experiências relativas à cultura corporal. Com base nessas considerações, o ENEFE 2022 busca dialogar e refletir sobre as práticas pioneiras que desbravaram essas questões, assim como apresentar e difundir exemplos postos em prática em diferentes realidades educacionais, sem perder de vista os desafios que ainda se fazem presentes. 

Compreendendo a relevância, a complexidade e a urgência das discussões almejadas, o evento será composto por diferentes espaços para dialogar de forma crítica e reflexiva os pontos anteriormente levantados.

Esperamos debater sobre perspectivas inovadoras no cenário das aulas de Educação Física, suas contradições e possibilidades, contribuindo, assim, com a construção de práticas consistentes, relevantes, contextualizadas e antirracistas.

 

Comissão Organizadora do IX ENEFE

encontroefecp2@gmail.com




Inscrições

ATENÇÃO: Após realizar sua inscrição, você deve finalizá-la inscrevendo-se nas atividades oferecidas pelo evento: I) Palestra; II) Apresentação de trabalhos; III) Oficina (escolha uma dentre as 5 disponíveis).

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Palestra de Abertura

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.


Profa. Raíra Pereira Rodrigues

Profa. Rita de Cássia de Oliveira e Silva


Transmissão:

https://youtu.be/23CxlwBGEIo


Oficinas

Práticas antirracistas que podemos usar no ambiente de trabalho | VAGAS  Profissões


As oficinas oferecerão um espaço-tempo para a construção de conhecimentos com base na ação e na reflexão, buscando articular teoria e prática. Desse modo, a oficina é uma proposta de atuação pedagógica predominantemente prática, contendo um período de reflexão e debate. 

O objetivo é partilhar experiências pedagógicas que possam ser desenvolvidas na Educação Física escolar, com base em vivências de situações concretas e significativas. 

Serão oferecidas cinco oficinas pedagógicas, uma em formato remoto e quatro presenciais, com duração de duas horas cada. 

O público das oficinas pode variar de acordo com o número de inscritos no evento, sendo a escolha da oficina feita no ato da inscrição no evento.

Caso a oficina necessite de materiais para sua realização, os participantes serão avisados pelos canais do evento (EVEN3 e Redes Sociais) a fim providenciá-los com antecedência. Leia atentamente às descrições.


Oficina 1: Vivendo as Brincadeiras Indígenas

Profa. Catharina Romeiro

Mediadoras: Carla Verônica e Susan Gazale

Formato: VIRTUAL
https://us02web.zoom.us/j/88263102984?pwd=ZDg1QTZRWmZUbWpFVWl4ejdEdGNmZz09

Oficina 2: Atividades de matriz indígena: como trabalhar na educação física escolar?

Profa. Juliana de Jesus Pinheiro Peres

Mediadoras: Marcela Paquelet e Tatianne Filgueira

Formato: PRESENCIAL


Oficina 3: Cultura Corporal, Educação Física Escolar e Práticas Antirracistas – Jogos e Brincadeiras Africanas como Epistemologias Insurgentes nos Cotidianos Escolares.

Prof. André dos Santos Souza Cavalcanti

Lara Holmes de Rezende Serrano

Mediadoras: Luciana Bilitário e Nathalia Gaspar

Formato: PRESENCIAL


Oficina 4: Pipa e Educação Física escolar: a potencialidade brincante dos subúrbios e favelas.

Prof. Roberto Martins Costa

Mediadoras: Cinthia Ramos e Roberta Gomes

Formato: PRESENCIAL


Oficina 5: Capoeira e Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros

Profa. Raíra Pereira Rodrigues

Profa. Cintia de Assis Ricardo da Silva

Prof. Vitor Abdias Cabót Germano

Profa. Ana Julia Pinto Pacheco

Profa. Angélica Caetano da Silva

Prof. Rafael de Castro Lima Barroso

Prof. Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e Silva

Mediadoras: Anna Carolina Carvalho e Paula Pessoa

Formato: PRESENCIAL


Apresentações de Trablhos

Organização das salas

 

PRESENCIAL 1

LOCAL: Sala 207 – PROPGPEC

MEDIADORES/AS:

Nathalia Gaspar e Ravine Carvalho

Autor/a(s)

Título do trabalho

Juliana Trajano dos Santos

Raphael Almeida Silva Soares

Educação Física e Jongo: Possibilidades de Práticas Pedagógicas Antirracistas.

Camila Reis Tomaz

Pammella Casimiro de Souza

Lidiane Santos Barbosa

Renato Mendonça Barreto Da Silva

Bernardo De La Vega Vinolo

Sesc e o Racismo Recreativo na Escola: Recreio Antirracista em Curso.

Regis Alexsandro

Ginástica Artística e Rítmica Escolar À Luz da Educação Psicomotora.

 

 

 

PRESENCIAL 2

LOCAL: Auditório – PROPGPEC

MEDIADORES/AS:

Paula Pessoa e Roberta Gomes

Autor/a(s)

Título do trabalho

Felipe Guaraciaba

Decolonialidade e Educação Física: epistemes e pedagogias outras como possibilidade de uma educação antirracista.

Bruno Souza

Flávio Nunes

Descolonização Do Corpo Negro nas Aulas De Educação Física Escolar: Corpos Historicamente Invisibilizados Construindo Liberdade.

Flávio Nunes Santos

Futebol E Os Corpos Deslegitimados.

 

 

VIRTUAL 1

LINK: https://us02web.zoom.us/j/88263102984?pwd=ZDg1QTZRWmZUbWpFVWl4ejdEdGNmZz09 

MEDIADORES/AS:

Mauro Cesar e Guilherme de Castro

Autor/a(s)

Título do trabalho

Mary Cidia Monteiro Sousa Costa

Rogério Dias Avelar

Camila Fernanda Pena Pereira

Silvana Martins de Araújo

Práticas Corporais De Aventura no Ensino Técnico em Meio Ambiente: Experiências Do Pibid Educação Física UFMA.

Marcelo Faria Porretti

Giovanna Prata Perdigão

Gabrielly de Freitas Ferreira

Fernando Amaro Pessoa

Marcelo Soares Salomão

Um Breve Relato Da Experiência da Subida na Trilha da Pedra do Castelinho – Petrópolis.

 

 

VIRTUAL 2

LINK: https://us02web.zoom.us/j/88263102984?pwd=ZDg1QTZRWmZUbWpFVWl4ejdEdGNmZz09  

MEDIADORES/AS:

Anna Carolina Carvalho e Cinthia Ramos

Autor/a(s)

Título do trabalho

Guilherme de Souza

Pedagogia Crítico Superadora: Norteando o Trabalho Pedagógico com a Cultura Corporal Afro-Brasileira no Ensino Fundamental em Duas Turmas de 5 Ano.

Luzivaldo Oliveira dos Santos

Maria Gabriela Caetano de Oliveira

Rogerio da Costa Filho Pítias Alves Lobo

Luana Zanotto

Danças De Matriz Africana Na Educação Física: O Estágio Obrigatório E A Educação Das Relações Étnico-Raciais.

Yorahina Ariadne Vasconcelos

As Interações Corporais Nas Aulas De Educação Física Em Meio Às Heranças Do Ensino Remoto.

 

Submissões de Trabalhos

MODALIDADES: Presencial ou Remoto

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Submissões de trabalhos



Submissões de 01/07 a 12/08


Para submeter o trabalho é necessário realizar duas etapas:

ETAPA 1: Na página do evento (Even3), clique no link "Submeter Trabalho" e preencha o formulário. 

ETAPA 2: Cadastre-se na plataforma da Revista TEFE e submeta seu trabalho completo (link "Tutorial para Cadastro e Submissão").


*** ATENÇÃO ***

Este ano, como o evento acontecerá de forma híbrida, as apresentações de trabalhos poderão ser realizadas nos formatos PRESENCIAL ou VIRTUAL! Portanto, você que não mora no Rio de Janeiro e deseja enviar seu trabalho e participar do evento, será muito bem-vindo/a e já pode começar a escrever.


Os detalhes sobre como serão organizadas as apresentações serão divulgados em breve.


Para acessar as normas de submissão, com todas as informações detalhadas, você deve clicar nos links disponíveis na seção anterior (Artigo, Relato de Experiência e Tutorial para cadastro na TEFE).


CRONOGRAMA

ATIVIDADES

DATAS

Abertura das inscrições dos trabalhos

01/07/2022

Encerramento das inscrições dos trabalhos

12/08/2022

Prorrogado até 

07/09/2022

Período de Avaliação

22/08 a 29/09

Resultado preliminar

23/09/2022

Prorrogado até

30/09/2022

Prazo para os/as autores/as revisarem o manuscrito, realizando as modificações solicitadas.

23/09 a 07/10

Prorrogado até

14/10/2022

Revisão feita pelos/as editores/as do manuscrito modificado

10/10 a 26/10

Prorrogado

17/10 a 03/11

Resultado Final

27/10/2022

Prorrogado até

04/11/2022

Organização das Salas de Apresentação Oral

04/11/2022

Prorrogado até

07/11/2022

Apresentação Oral no ENEFE 2021

19/11/2022

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}