III ENECT 2018

III ENECT 2018

presencial Centro de Ciências e Tecnologia - CCT/UEPB - Campina Grande - Paraíba - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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LIVRO

05/04/2021

O livro do III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia – ENECT - VOLUME I e II - publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba pode ser feito o download no site: http://eduepb.uepb.edu.br/e-books/


Pedimos desculpas por todo e qualquer transtorno causado e desde já nos colocamos a disposição para eventuais eventuais dúvidas. marciarluiz@yahoo.com.br



23/12/2020

O livro do III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia – ENECT - VOLUME I - foi publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba, com número de ISBN 978-85-7879-597-9 e pode ser feito o download no site: http://eduepb.uepb.edu.br/e-books/

Estamos aguardando a publicação do VOLUME II que já foi aprovado pela editoração. E nos próximos dias será publicado.

Pedimos desculpas por todo e qualquer transtorno causado com a demora na publicação do livro ENECT, sendo este ocorrido por força maior. Desde já nos colocamos a disposição para eventuais eventuais dúvidas. marciarluiz@yahoo.com.br



22/09/2020

        O livro III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia – ENECT está em processo de finalização pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba, com número de ISBN 978-85-7879-597-9. Caso alguém precise de uma declaração com urgência já pode entrar em contato. Estamos no aguardo da publicação do livro pela Editora.

  Desde já nos colocamos a disposição para eventuais dúvidas. marciarluiz@yahoo.com.br


04/09/2019

DEVIDO AO FECHAMENTO DA EDITORA DA UEPB, HOUVE UMA DEMORA NA REVISÃO ORTOGRÁFICA. OS LIVROS SERÃO PUBLICADOS EM LIVRO I E LIVRO II, DE FORMA INDIVIDUAL. sENDO PUBLICADO O LIVRO I E LOGO APÓS A REVISÃO DO LIVRO II SERÁ PUBLICADO. O LIVRO I ESTÁ EM PROCESSO DE FINALIZAÇÃO DE EDITORAÇÃO.


09 DE ABRIL DE 2019


O LIVRO FOI AVALIADO POR CINCO EDITORAS E EM TODAS FORAM APROVADAS PARA PUBLICAÇÃO. DEMOS PRIORIDADE A EDUEPB POR FAZER PARTE DA INSTITUIÇÃO. O LIVRO ESTÁ EM PROCESSO DE REVISÃO ORTOGRÁFICA E SERÁ PUBLICADO NA VERSÃO E-BOOK. JÁ FOI PROVIDENCIADO A FICHA CATALOGRÁFICA E O ISBN. 

PEDIMOS SINCERAS DESCULPAS POR ATÉ O MOMENTO NÃO CONSEGUIR, SOMAMOS ESFORÇOS PARA A PUBLICAÇÃO.

DESDE JÁ NOS COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS DÚVIDAS POR EMAIL: marciarluiz@yahoo.com.br

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PEDIMOS SINCERAS DESCULPAS POR ATÉ O MOMENTO NÃO CONSEGUIR A PUBLICAÇÃO DO LIVRO. O LIVRO COM DOIS VOLUMES FOI ENVIADO PARA O INSTITUTO BIOEDUCAÇÃO NO DIA 23 DE SETEMBRO DE 2018 E FICAMOS NO AGUARDO DE TRÊS MESES PARA PUBLICAÇÃO E ATÉ O MOMENTO NÃO TEMOS RETORNO, POR ISSO TOMAMOS A LIBERDADE DE ENVIAR O LIVRO PARA OUTRAS EDITORAS PARA SER PUBLICADO.

DESDE JÁ NOS COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS DÚVIDAS POR EMAIL: marciarluiz@yahoo.com.br


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INFORMAMOS QUE JÁ FOI ENVIADO PARA O Instituto Bioeducação (IBEA). ESTAMOS AGUARDANDO A CONFECÇÃO, ASSIM TIVERMOS ENVIAREMOS POR EMAIL PARA CADA TRABALHO APROVADO E APRESENTADO NO EVENTO.

Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia

Inovação Científica ao Alcance de Todos



Considera-se a Universidade como um tripé constituído por Ensino, Pesquisa e Extensão, permitindo a construção de cidadãos que possam intervir em seu ambiente positivamente de forma inovadora. Para isso, torna-se igualmente importante desenvolver ações voltadas para aqueles que necessitam de transformação social. A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, sentindo-se corresponsável diretamente nessa problemática, vem tomando iniciativas concretas atavés do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, no sentido de participar de todas as demandas que visem a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão para beneficiar não somente os mais de seus 19.000 (dezenove mil) estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação como também a comunidade além das fronteiras acadêmicas.

Assim o III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia da UEPB tem como tema deste ano Inovação Científica ao Alcance de Todos e conta com a colaboração dos  cursos do CCT (Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Física, Matemática e Química). O evento acontecerá contará com a divulgação de trabalhos desenvolvidos no centro no campo da pesquisa em ciência aplicada à tecnologia sustentável por meio de palestras, minicursos, oficinas, tutoriais, sessões de pôsteres e comunicações orais. O evento deverá romper as fronteiras locais, pois também contará com a participação de estudantes, professores e pesquisadores e profissionais da educação básica de instituições de ensino não só da Paraíba como de outros estados; e dar-se-á em linguagem simples e acessível visto é aberto à comunidade em geral.

CERTIFICADOS

Todos os certificados estão sendo produzidos a partir da conferência das listas de presença em todas as atividades do evento. Já foram disponibilizadas as de participação, monitoria, palestrante, trabalhos orais e pôsters. Os demais certificados serão emitidos a medida que se conclua a conferência de cada lista de presença. Qualquer dúvida encaminhar mensagem para enect2018@googlegroups.com

Programação Geral do Evento

Transmissão da abertura do evento: 

https://www.youtube.com/watch?v=LX7zzv65drY



O credenciamento, a palestra de abertura e a palestra de encerramento são atividades comuns a todos os cursos.

  • O credenciamento começará às 08h30min (26/03) no auditório de Pisicologia da UEPB.
  • A palestra de abertura intitulada: "A Lei da Inovação", será ministrada pelo professor Cláudio Benedito Silva Furtado (UFPB), às 10h (26/03) no auditório de Psicologia da UEPB.
  • Será possível realizar inscrições presenciais no dia do evento, vagas limitadas.



Programação por Área

A seguir apresentamos a programação por área. Lembrando que cada participante só poderá se inscrever em 2 Mini-cursos/Oficinas no total, as outras atividades serão abertas. As inscrições nos Mini-cursos/Oficinas estão na próxima seção Atividades, essas inscrições fazem parte do que o participante pagou na inscrição do evento, mas será preciso especificar quais Mini-cursos/Oficinas deseja-se participar porque a quantidade de vagas é limitada.













Trabalhos Aprovados

Trabalhos Aprovados para Apresentação PÔSTER/BANNER

  • Os trabalhos aprovados que não estejam listados como orais devem ser apresentados na forma de pôster/banner, que ocorrerá no dia 28/03 (quarta-feira) de 14 às 17 horas. 
  • Os autores devem usar o template disponibilizado e seguir exatamente o modelo (template): LinkTemplate
  • Os autores devem ficar junto ao expositor durante todo o horário, mesmo que o avaliador já tenha visualizado seu trabalho.



Trabalhos Aprovados para Apresentação Oral 

  • Segue a lista dos Trabalhos Aprovados para Apresentação Oral que ocorrerá no dia 27/03 (terça-feira) de 14 às 17 horas. 
  • Apresentação será de 20 minutos e 5 minutos para arguição.
  • Deverá conter no primeiro slide a logomarca do III ENECT que poderá ser retirado do próprio site e deverá conter os itens que foram abordados no artigo . 

Ciência da Computação

SALA C108

80930 - PEQUENOS DESENVOLVEDORES: UM RELATO DE 

EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO


80865 - AS VÁRIAS DEFINIÇÕES DE QUANTIS AMOSTRAIS: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA COM O USO DE SOFTWARES


81057 - UCA – UM COMPUTADOR POR ALUNO: Introdução a Inclusão Digital no Ambiente Escolar


81362 - REPRESENTAÇÃO ONTOLÓGICA DA TAXONOMIA DE BLOOM PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM


Engenharia Sanitária e Ambiental


SALA B202

79385 - QUANTIFICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DOS PONTOS DE BOTA FORA DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE CAMPINA GRANDE   

80417 - GESTÃO DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB LEGISLAÇÃO X PRÁTICA

81282 - A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA NA CADEIA DA BOVINOCULTURA DE CORTE

80921 - ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DO BIOGÁS ADVINDA DOS RESÍDUOS DE ABATEDOUROS BOVINOS DA PARAÍBA

80444 - ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA AUSÊNCIA DE ATERROS SANITÁRIOS E DO CONSEQUENTE DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM CIDADES BRASILEIRAS DE PEQUENO PORTE

 

SALA B203

80185 - ESTUDO DA CINÉTICA E EQUILÍBRIO DO MESOCARPO DO COCO VERDE COMO ADSORVENTE PARA REMOÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS

80281 - APLICAÇÃO DE FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA PARA REMOÇÃO DE CAFEÍNA EM EFLUENTES

80391 - RENDIMENTO TÉRMICO DE UM DESSALINIZADOR SOLAR DO TIPO PARABÓLICA COMPOSTO PARA POTABILIZAÇÃO DE ÁGUAS SALINAS

80482 - POTENCIAL DA ALGA Scenedesmus acuminatus (LAGERHEIM) CHODAT 1902 PARA GERAÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

80595 - CARACTERIZAÇÃO POR ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS E HÍBRIDAS

80644 - SECAGEM DA CASCA DE BANANA PARA PRODUÇÃO DE BIOADSORVENTE

 

SALA B103

81024 - ANÁLISE COMPARATIVA DE RELATÓRIOS DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE DE PROJETOS DE LAVRA DE EMPRESAS DE MINERAÇÃO: ESTUDO DOS CASOS SANTA CATARINA, PARAÍBA E CEARÁ

80446 - MAPEAMENTO DE PONTOS INADEQUADOS DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB

80257 - INSERÇÃO DE COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS URBANOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLOS DEGRADADOS PELO PROCESSO DE DESERTIFIÇÃO

81403 - AS UNIDADES DE PRESERVAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIVERSIDADE BIOLÓGICA

 

SALA B105

80903 - POLUIÇÃO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS – LARGO DA TELHA – IGUATU/CE

80944 - DETERMINAÇÃO DE INDICADORES SENTINELAS NA ÁGUA DE CONSUMO HUMANO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRINHO-PB

80942 - INDICADORES FÍSICO-QUÍMICOS DE UM SISTEMA DE DESALINIZAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA SALOBRA NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO

81380 - AVALIAÇÃO DO IDS DE ÁGUAS EM SISTEMAS DE PRETRATAMENTO DE MEMBRANAS CERÂMICAS PARA OSMOSE INVERSA

81042 - AVALIAÇÃO DE UNIDADE GOTEJADORA APÓS TEMPO DE EXPOSIÇÃO À ÁGUA SALINA


Física

Os trabalhos selecionados para apresentação oral e pôster já foram informados na notificação de aceitação.


Matemática

SALA C109


80759 - TERMO GERAL DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E OS INCRÍVEIS CARTÕES MÁGICOS
80806 - EXISTE MAS NÃO SE EXIBE: UM CONJUNTO NÃO-MENSURÁVEL
80912 - Uma maneira simples de determinar todos os ternos pitagóricos
81015 - A Magia das Séries Condicionalmente Convergentes

80764 - É POSSÍVEL USARMOS CIRCUNFERÊNCIAS NA SOMA DE RIEMANN?
80802 - Irracionalidade de e



SALA C101 


81712 - FRAÇÕES, OPERAÇÕES COM FRAÇÕES E PROPORCIONALIDADE: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO

81027 - SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

80113 - UM OLHAR PARA AS REFLEXÕES NA AÇÃO DE ALUNOS E SOBRE A AÇÃO DO PESQUISADOR EM UM PROJETO DE PESQUISA

81008 - O LEM E A SUA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA

80356 - A GEOMETRIA DO ORIGAMI 3D: UMA ATIVIDADE LÚDICA ATRAVÉS DO ENSINO DA ARTE DE DOBRADURAS



SALA C106


80442 - O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DO LÚDICO (ANIMES)
80992 - REDE FACEBOOK NO ENSINO DE MATEMÁTICA
81053 - ATIVIDADES MATEMÁTICAS PROPOSTAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA CAMPO: UM OLHAR SOBRE OS CADERNOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
80983 - A UTILIZAÇÃO DO DOMINÓ ROMANO COMO METODOLOGIA DE ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO

79989 - A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA LUZIA-PB


ESTATÍSTICA


SALA B204


79409 - MODELO DE REGRESSÃO LOGÍSTICO: A RELAÇÃO ENTRE HIDROCARBONETOS E TUMORES


80949 - ANÁLISE ESTATÍSTICA EM MODELOS VOLUMÉTRICOS PARA Eucalyptus spp.


80567 - Ajuste do modelo binomial negativo no estudo de influências ambientais sobre diarreia em crianças na cidade de Campina Grande.


79331- DISTRIBUIÇÃO MULTINOMIAL E PESQUISA DE INTENSÃO DE VOTOS VIA    MODELAGEM BAYESIANA


SALA B205


81030 - O que as agulhas podem dizer sobre pi, um tumor e sobre uma bacia hidrográfica? Duas aplicações da probabilidade.


81401 - ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NAS

PERSPECTIVAS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.


80387 - Estabilidade em análise de agrupamento em estudo de ciência florestal 



 BIBLIOTECA VIRTUAL


80592 - Tábuas de Mortalidade para a população do estado da Paraíba no ano de 2010 

80905 - ANÁLISE DE VELOCIDADE DO VENTO EM CAMPINA GRANDE-PB UTILIZANDO CADEIA DE MARKOV DE ORDEM SUPERIOR

81009 - Regressão Logística Bayesiana - Um Estudo sobre a Mortalidade Perinatal no ISEA em 2013, Campina Grande - PB





Química

SALA  C102

 

79200 - ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DOS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO INDUSTRIAL

 

80292 - OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS VIA CRAQUEAMENTO TÉRMICO E TERMOCATALÍTICO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA

 

81075 - A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE TECNOLÓGICO DO AGREGADO GRAÚDO PARA PRODUÇÃO DE CONCRETO

 

79463 - UTILIZAÇÃO DA FARINHA DA CASCA DE LARANJA COMO BIOADSORVENTE EM EFLUENTES TÊXTEIS

 

SALA  C103

 

80601 - AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DA COR DO MAMÃO REVESTIDO COM BIOFILME DE FÉCULA DE INHAME DURANTE O ARMAZENAMENTO REFRIGERADO

 

80793 - DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE DOCE DE LEITE CAPRINO COM DIFERENTES CONCENTRAÇÃES DE AÇÚCAR MASCAVO

 

80239 - ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DO LICOR DE CORTE DE MARACUJÁ COM MELAÇO

 

80415 - SECAGEM EM CAMADA DE ESPUMA DO MIX DE ABACAXI E COUVE EM DIFERENTES DENSIDADES

 

80588 - QUALIDADE DE TOMATES SUBMETIDOS A DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA ADICIONADOS DE SUBSTÂNCAS AROMÁTICAS

 

80586 - ESTUDO DA CINÉTICA DE SECAGEM DAS FATIAS DE MESOCARPO DE MARACUJÁ DESIDRATADAS OSMOTICAMENTE E SECAS

 

SALA  C107

 

81025 - A QUÍMICA DOS REFRIGERANTES COMO OFICINA TEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

79832 - POTENCIAL DE ADESÃO DA MEMBRANA DE QUITOSANA EM ELETRODOS DE AÇO INOXIDÁVEL.

 

80774 - AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE BLENDAS DE PS/SBRr SUBMETIDAS À DEGRADAÇÃO TERMO-OXIDATIVA.

 

 



Inscrições Presencias

Inscrições Presenciais só serão realizadas com pagamento em espécie no valor referente à sua categoria.

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Atividades

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Palestrantes

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Centro de Ciências e Tecnologia - CCT/UEPB

Benefícios ao Participante


APOIO

Regras de Submissão


  • Quando os autores receberem a notificação de aceitação, será solicitada uma versão final do artigo no  formato de Capítulo de Livro. 
  • OS TRABALHOS SERÃO APRESENTADOS EM FORMA DE PÔSTER E OS MELHORES TRABALHOS APROVADOS SERÃO SELECIONADOS PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO ORAL.

Os trabalhos devem estar elencados as seguintes áreas e suas respectivas subáreas:


Física

  1. Educação não formal, divulgação científica e popularização da ciência

  2. Processos cognitivos e teorias da aprendizagem em Física

  3. Seleção, organização e construção do currículo em Física

  4. Materiais, Métodos e Estratégias no Ensino de Física

  5. Atividades Experimentais e Ensino de Física

  6. Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA ) e Ensino de Física

  7. História e Filosofia da Ciência e Ensino de Física

  8. A Pesquisa em Ensino de Física no Brasil

  9. Formação de professores e práticas docentes em Física

  10. Cultura, Ciência e Arte e Ensino de Física

  11. Astrofísica, Gravitação e Cosmologia

  12. Física da Atmosfera e Geofísica Espacial

  13. A Física na formação do professor

 

Licenciatura em Química

  1. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de Química

  2. Uso de TICs para o ensino e aprendizagem em Química

  3. História e filosofia da ciência no ensino de Química

  4. Ensino de Química na perspectiva CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e meio Ambiente)

  5. Experimentação no ensino de química

  6. O uso dos modelos e analogias no ensino de Química

  7. Educação inclusiva 

 

Química Industrial

  1. Química Fundamental (Inorgânica, Orgânica, Físico-Química e Analítica)

  2. Química e tecnologia de Alimentos

  3. Saneamento Ambiental

  4. Catálise Heterogênea

  5. Reuso de Águas Residuárias

  6. Desenvolvimento e reciclagem de materiais

 

Estatística

  1.     Probabilidade e Inferência

  2.     Análise e planejamento de experimentos

  3.     Análise de sobrevivência

  4.     Inferência Bayesiana

  5.     Modelos de regressão

  6.     Amostragem

  7.     Estatística multivariada

 

Matemática

  1. Matemática
    1. Álgebra
    2. Análise
    3. Geometria & Topologia
    4. Matemática Aplicada
    5. Ensino de Matemática Básica
    6. História da Matemática
  2. Educação Matemática
    1. Resolução de Problemas
    2. Etnomatemática
    3. História da Educação Matemática
    4. Formação de Professores que Ensinam Matemática
    5. Modelagem em Educação Matemática
    6. Educação Matemática Crítica
    7. Educação Matemática Inclusiva
    8. Educação Matemática e Multimídias
    9. Investigação Matemática
    10. Didática da Matemática Francesa.


Computação

  1.    Banco de Dados

  2.     Inteligência Artificial

  3.     Engenharia de Software

  4.     Informática na Educação

  5.     Sistemas Embarcados

  6.     Métodos Computacionais

  7.     Processamento Multimídia

  8.     Linguagem de Programação

  9.     Bioinformática

  10.    Redes e Sistemas Distribuídos


Engenharia Sanitária e Ambiental

  1. Tratamento Biológicos de Esgotos

  2. Processos Oxidativos Avançados aplicados na descontaminação ambiental

  3. Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos 

  4. Modelagem Matemática em sistemas Ambientais

  5. Analise Estatísticas em Saneamento, Saúde e Educação

  6. Saúde Ambiental

  7. Tratamento de água e Técnicas Avançadas 

  8. Educação Ambiental

  9. Saneamento Rural

Submissões

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