Centro de Ciências e Tecnologia - CCT/UEPB - Campina Grande - Paraíba - Brasil
05/04/2021
O livro do III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia – ENECT - VOLUME I e II - publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba pode ser feito o download no site: http://eduepb.uepb.edu.br/e-books/
Pedimos desculpas por todo e qualquer transtorno causado e desde já nos colocamos a disposição para eventuais eventuais dúvidas. marciarluiz@yahoo.com.br
23/12/2020
O livro do III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia –
ENECT - VOLUME I - foi publicado pela Editora da Universidade Estadual da
Paraíba, com número de ISBN 978-85-7879-597-9 e pode ser feito o download no
site: http://eduepb.uepb.edu.br/e-books/
Estamos aguardando a publicação do VOLUME II que já foi aprovado pela editoração. E nos próximos dias será publicado.
Pedimos desculpas por todo e qualquer transtorno causado
com a demora na publicação do livro ENECT, sendo este ocorrido por força maior. Desde já nos
colocamos a disposição para eventuais
eventuais dúvidas. marciarluiz@yahoo.com.br
22/09/2020
O livro III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia – ENECT está em processo de finalização pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba, com número de ISBN 978-85-7879-597-9. Caso alguém precise de uma declaração com urgência já pode entrar em contato. Estamos no aguardo da publicação do livro pela Editora.
Desde já nos colocamos a disposição para eventuais dúvidas. marciarluiz@yahoo.com.br
04/09/2019
DEVIDO AO FECHAMENTO DA EDITORA DA UEPB, HOUVE UMA DEMORA NA REVISÃO ORTOGRÁFICA. OS LIVROS SERÃO PUBLICADOS EM LIVRO I E LIVRO II, DE FORMA INDIVIDUAL. sENDO PUBLICADO O LIVRO I E LOGO APÓS A REVISÃO DO LIVRO II SERÁ PUBLICADO. O LIVRO I ESTÁ EM PROCESSO DE FINALIZAÇÃO DE EDITORAÇÃO.
09 DE ABRIL DE 2019
O LIVRO FOI AVALIADO POR CINCO EDITORAS E EM TODAS FORAM APROVADAS PARA PUBLICAÇÃO. DEMOS PRIORIDADE A EDUEPB POR FAZER PARTE DA INSTITUIÇÃO. O LIVRO ESTÁ EM PROCESSO DE REVISÃO ORTOGRÁFICA E SERÁ PUBLICADO NA VERSÃO E-BOOK. JÁ FOI PROVIDENCIADO A FICHA CATALOGRÁFICA E O ISBN.
PEDIMOS SINCERAS DESCULPAS POR ATÉ O MOMENTO NÃO CONSEGUIR, SOMAMOS ESFORÇOS PARA A PUBLICAÇÃO.
DESDE JÁ NOS COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS DÚVIDAS POR EMAIL: marciarluiz@yahoo.com.br
PEDIMOS SINCERAS DESCULPAS POR ATÉ O MOMENTO NÃO CONSEGUIR A PUBLICAÇÃO DO LIVRO. O LIVRO COM DOIS VOLUMES FOI ENVIADO PARA O INSTITUTO BIOEDUCAÇÃO NO DIA 23 DE SETEMBRO DE 2018 E FICAMOS NO AGUARDO DE TRÊS MESES PARA PUBLICAÇÃO E ATÉ O MOMENTO NÃO TEMOS RETORNO, POR ISSO TOMAMOS A LIBERDADE DE ENVIAR O LIVRO PARA OUTRAS EDITORAS PARA SER PUBLICADO.
DESDE JÁ NOS COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS DÚVIDAS POR EMAIL: marciarluiz@yahoo.com.br
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INFORMAMOS QUE JÁ FOI ENVIADO PARA O Instituto Bioeducação (IBEA). ESTAMOS AGUARDANDO A CONFECÇÃO, ASSIM TIVERMOS ENVIAREMOS POR EMAIL PARA CADA TRABALHO APROVADO E APRESENTADO NO EVENTO.
Inovação Científica ao Alcance de Todos
Considera-se a Universidade como um tripé constituído por Ensino, Pesquisa e Extensão, permitindo a construção de cidadãos que possam intervir em seu ambiente positivamente de forma inovadora. Para isso, torna-se igualmente importante desenvolver ações voltadas para aqueles que necessitam de transformação social. A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, sentindo-se corresponsável diretamente nessa problemática, vem tomando iniciativas concretas atavés do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, no sentido de participar de todas as demandas que visem a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão para beneficiar não somente os mais de seus 19.000 (dezenove mil) estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação como também a comunidade além das fronteiras acadêmicas.
Assim o III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia da UEPB tem como tema deste ano Inovação Científica ao Alcance de Todos e conta com a colaboração dos cursos do CCT (Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Física, Matemática e Química). O evento acontecerá contará com a divulgação de trabalhos desenvolvidos no centro no campo da pesquisa em ciência aplicada à tecnologia sustentável por meio de palestras, minicursos, oficinas, tutoriais, sessões de pôsteres e comunicações orais. O evento deverá romper as fronteiras locais, pois também contará com a participação de estudantes, professores e pesquisadores e profissionais da educação básica de instituições de ensino não só da Paraíba como de outros estados; e dar-se-á em linguagem simples e acessível visto é aberto à comunidade em geral.
Todos os certificados estão sendo produzidos a partir da conferência das listas de presença em todas as atividades do evento. Já foram disponibilizadas as de participação, monitoria, palestrante, trabalhos orais e pôsters. Os demais certificados serão emitidos a medida que se conclua a conferência de cada lista de presença. Qualquer dúvida encaminhar mensagem para enect2018@googlegroups.com
Transmissão da abertura do evento:
https://www.youtube.com/watch?v=LX7zzv65drY
O credenciamento, a palestra de abertura e a palestra de encerramento são atividades comuns a todos os cursos.
A seguir apresentamos a programação por área. Lembrando que cada participante só poderá se inscrever em 2 Mini-cursos/Oficinas no total, as outras atividades serão abertas. As inscrições nos Mini-cursos/Oficinas estão na próxima seção Atividades, essas inscrições fazem parte do que o participante pagou na inscrição do evento, mas será preciso especificar quais Mini-cursos/Oficinas deseja-se participar porque a quantidade de vagas é limitada.
Trabalhos Aprovados para Apresentação PÔSTER/BANNER
Trabalhos Aprovados para Apresentação Oral
Ciência da Computação
SALA C108
80930 - PEQUENOS DESENVOLVEDORES: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO
80865 - AS VÁRIAS DEFINIÇÕES DE QUANTIS AMOSTRAIS: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA COM O USO DE SOFTWARES
81057 - UCA – UM COMPUTADOR POR ALUNO: Introdução a Inclusão Digital no Ambiente Escolar
81362 - REPRESENTAÇÃO ONTOLÓGICA DA TAXONOMIA DE BLOOM PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Engenharia Sanitária e Ambiental
SALA B202
79385 - QUANTIFICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DOS PONTOS DE BOTA FORA DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE CAMPINA GRANDE
80417 - GESTÃO DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB LEGISLAÇÃO X PRÁTICA
81282 - A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA NA CADEIA DA BOVINOCULTURA DE CORTE
80921 - ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DO BIOGÁS ADVINDA DOS RESÍDUOS DE ABATEDOUROS BOVINOS DA PARAÍBA
80444 - ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA AUSÊNCIA DE ATERROS SANITÁRIOS E DO CONSEQUENTE DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM CIDADES BRASILEIRAS DE PEQUENO PORTE
SALA B203
80185 - ESTUDO DA CINÉTICA E EQUILÍBRIO DO MESOCARPO DO COCO VERDE COMO ADSORVENTE PARA REMOÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS
80281 - APLICAÇÃO DE FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA PARA REMOÇÃO DE CAFEÍNA EM EFLUENTES
80391 - RENDIMENTO TÉRMICO DE UM DESSALINIZADOR SOLAR DO TIPO PARABÓLICA COMPOSTO PARA POTABILIZAÇÃO DE ÁGUAS SALINAS
80482 - POTENCIAL DA ALGA Scenedesmus acuminatus (LAGERHEIM) CHODAT 1902 PARA GERAÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS
80595 - CARACTERIZAÇÃO POR ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS E HÍBRIDAS
80644 - SECAGEM DA CASCA DE BANANA PARA PRODUÇÃO DE BIOADSORVENTE
SALA B103
81024 - ANÁLISE COMPARATIVA DE RELATÓRIOS DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE DE PROJETOS DE LAVRA DE EMPRESAS DE MINERAÇÃO: ESTUDO DOS CASOS SANTA CATARINA, PARAÍBA E CEARÁ
80446 - MAPEAMENTO DE PONTOS INADEQUADOS DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB
80257 - INSERÇÃO DE COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS URBANOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLOS DEGRADADOS PELO PROCESSO DE DESERTIFIÇÃO
81403 - AS UNIDADES DE PRESERVAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIVERSIDADE BIOLÓGICA
SALA B105
80903 - POLUIÇÃO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS – LARGO DA TELHA – IGUATU/CE
80944 - DETERMINAÇÃO DE INDICADORES SENTINELAS NA ÁGUA DE CONSUMO HUMANO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRINHO-PB
80942 - INDICADORES FÍSICO-QUÍMICOS DE UM SISTEMA DE DESALINIZAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA SALOBRA NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO
81380 - AVALIAÇÃO DO IDS DE ÁGUAS EM SISTEMAS DE PRETRATAMENTO DE MEMBRANAS CERÂMICAS PARA OSMOSE INVERSA
81042 - AVALIAÇÃO DE UNIDADE GOTEJADORA APÓS TEMPO DE EXPOSIÇÃO À ÁGUA SALINA
Física
Os trabalhos selecionados para apresentação oral e pôster já foram informados na notificação de aceitação.
Matemática
SALA C109
80759 - TERMO GERAL DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E OS INCRÍVEIS CARTÕES MÁGICOS
80806 - EXISTE MAS NÃO SE EXIBE: UM CONJUNTO NÃO-MENSURÁVEL
80912 - Uma maneira simples de determinar todos os ternos pitagóricos
81015 - A Magia das Séries Condicionalmente Convergentes
80764 - É POSSÍVEL USARMOS CIRCUNFERÊNCIAS NA SOMA DE RIEMANN?
80802 - Irracionalidade de e
SALA C101
81712 - FRAÇÕES, OPERAÇÕES COM FRAÇÕES E PROPORCIONALIDADE: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
81027 - SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
80113 - UM OLHAR PARA AS REFLEXÕES NA AÇÃO DE ALUNOS E SOBRE A AÇÃO DO PESQUISADOR EM UM PROJETO DE PESQUISA
81008 - O LEM E A SUA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA
80356 - A GEOMETRIA DO ORIGAMI 3D: UMA ATIVIDADE LÚDICA ATRAVÉS DO ENSINO DA ARTE DE DOBRADURAS
SALA C106
80442 - O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DO LÚDICO (ANIMES)
80992 - REDE FACEBOOK NO ENSINO DE MATEMÁTICA
81053 - ATIVIDADES MATEMÁTICAS PROPOSTAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA CAMPO: UM OLHAR SOBRE OS CADERNOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
80983 - A UTILIZAÇÃO DO DOMINÓ ROMANO COMO METODOLOGIA DE ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO
79989 - A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA LUZIA-PB
ESTATÍSTICA
SALA B204
79409 - MODELO DE REGRESSÃO LOGÍSTICO: A RELAÇÃO ENTRE HIDROCARBONETOS E TUMORES
80949 - ANÁLISE ESTATÍSTICA EM MODELOS VOLUMÉTRICOS PARA Eucalyptus spp.
80567 - Ajuste do modelo binomial negativo no estudo de influências ambientais sobre diarreia em crianças na cidade de Campina Grande.
79331- DISTRIBUIÇÃO MULTINOMIAL E PESQUISA DE INTENSÃO DE VOTOS VIA MODELAGEM BAYESIANA
81030 - O que as agulhas podem dizer sobre pi, um tumor e sobre uma bacia hidrográfica? Duas aplicações da probabilidade.
81401 - ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NAS
PERSPECTIVAS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.
80387 - Estabilidade em análise de agrupamento em estudo de ciência florestal
BIBLIOTECA VIRTUAL
80592 - Tábuas de Mortalidade para a população do estado da Paraíba no ano de 2010
80905 - ANÁLISE DE VELOCIDADE DO VENTO EM CAMPINA GRANDE-PB UTILIZANDO CADEIA DE MARKOV DE ORDEM SUPERIOR
81009 - Regressão Logística Bayesiana - Um Estudo sobre a Mortalidade Perinatal no ISEA em 2013, Campina Grande - PB
Química
SALA
C102
79200 -
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DOS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARA
ABASTECIMENTO INDUSTRIAL
80292 -
OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS VIA CRAQUEAMENTO TÉRMICO E TERMOCATALÍTICO DE ÓLEO
RESIDUAL DE FRITURA
81075 - A
IMPORTÂNCIA DO CONTROLE TECNOLÓGICO DO AGREGADO GRAÚDO PARA PRODUÇÃO DE
CONCRETO
79463 -
UTILIZAÇÃO DA FARINHA DA CASCA DE LARANJA COMO BIOADSORVENTE EM EFLUENTES
TÊXTEIS
SALA
C103
80601 -
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DA COR DO MAMÃO REVESTIDO COM BIOFILME DE FÉCULA DE INHAME
DURANTE O ARMAZENAMENTO REFRIGERADO
80793 -
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE DOCE DE LEITE
CAPRINO COM DIFERENTES CONCENTRAÇÃES DE AÇÚCAR MASCAVO
80239 -
ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DO LICOR DE CORTE
DE MARACUJÁ COM MELAÇO
80415 -
SECAGEM EM CAMADA DE ESPUMA DO MIX DE ABACAXI E COUVE EM DIFERENTES DENSIDADES
80588 -
QUALIDADE DE TOMATES SUBMETIDOS A DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA ADICIONADOS DE
SUBSTÂNCAS AROMÁTICAS
80586 - ESTUDO
DA CINÉTICA DE SECAGEM DAS FATIAS DE MESOCARPO DE MARACUJÁ DESIDRATADAS
OSMOTICAMENTE E SECAS
SALA
C107
81025
- A QUÍMICA DOS REFRIGERANTES COMO OFICINA TEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DE
CONCEITOS QUÍMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
79832 -
POTENCIAL DE ADESÃO DA MEMBRANA DE QUITOSANA EM ELETRODOS DE AÇO INOXIDÁVEL.
80774 -
AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE BLENDAS DE PS/SBRr SUBMETIDAS À
DEGRADAÇÃO TERMO-OXIDATIVA.
Inscrições Presenciais só serão realizadas com pagamento em espécie no valor referente à sua categoria.
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Os trabalhos devem estar elencados as seguintes áreas e suas respectivas subáreas:
Física
Educação não formal, divulgação científica e popularização da ciência
Processos cognitivos e teorias da aprendizagem em Física
Seleção, organização e construção do currículo em Física
Materiais, Métodos e Estratégias no Ensino de Física
Atividades Experimentais e Ensino de Física
Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA ) e Ensino de Física
História e Filosofia da Ciência e Ensino de Física
A Pesquisa em Ensino de Física no Brasil
Formação de professores e práticas docentes em Física
Cultura, Ciência e Arte e Ensino de Física
Astrofísica, Gravitação e Cosmologia
Física da Atmosfera e Geofísica Espacial
A Física na formação do professor
Licenciatura em Química
Jogos e atividades lúdicas para o ensino de Química
Uso de TICs para o ensino e aprendizagem em Química
História e filosofia da ciência no ensino de Química
Ensino de Química na perspectiva CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e meio Ambiente)
Experimentação no ensino de química
O uso dos modelos e analogias no ensino de Química
Educação inclusiva
Química Industrial
Química Fundamental (Inorgânica, Orgânica, Físico-Química e Analítica)
Química e tecnologia de Alimentos
Saneamento Ambiental
Catálise Heterogênea
Reuso de Águas Residuárias
Desenvolvimento e reciclagem de materiais
Estatística
Probabilidade e Inferência
Análise e planejamento de experimentos
Análise de sobrevivência
Inferência Bayesiana
Modelos de regressão
Amostragem
Estatística multivariada
Matemática
Computação
Banco de Dados
Inteligência Artificial
Engenharia de Software
Informática na Educação
Sistemas Embarcados
Métodos Computacionais
Processamento Multimídia
Linguagem de Programação
Bioinformática
Redes e Sistemas Distribuídos
Engenharia Sanitária e Ambiental
Tratamento Biológicos de Esgotos
Processos Oxidativos Avançados aplicados na descontaminação ambiental
Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Modelagem Matemática em sistemas Ambientais
Analise Estatísticas em Saneamento, Saúde e Educação
Saúde Ambiental
Tratamento de água e Técnicas Avançadas
Educação Ambiental
Saneamento Rural
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