UFRR - Boa Vista - Roraima - Brasil
O III Encontro de Professores(as) de História de Roraima, “Ensino de História: migração e democracia em tempos de resistência”, é uma iniciativa do Programa de Extensão “Compartilhando saberes: História, ensino, pesquisa e extensão”, sediado no Núcleo de Documentação Histórica/UFRR (NUDOCHIS), em parceria com o Curso de História da UFRR e o Curso de História da UERR, que tem por objetivo criar espaços de diálogos entre professores/as dos diferentes níveis de ensino, das séries iniciais ao ensino superior, assim como entre docentes, discentes e pessoas interessadas no campo de educação, ensino e pesquisa em História. Após traçado um diagnóstico das condições em que se encontra o ensino de história em Roraima no I Encontro, e de aprofundarmos algumas discussões no II Encontro, o III Encontro está voltado para o ensino de História de/em Roraima, procurando colocar em evidência recursos didáticos, documentos, experiências de ensino e pesquisas relacionadas a este campo de conhecimento, em um período de extrema necessidade de discutirmos a área de História, frente as questões relacionadas a Base Nacional Comum Curricular, a importância da disciplina nessa conjuntura, com as constantes considerações de revisão que vem sendo aventada em um período de necessária reafirmação da democracia e da livre expressão em sala de aula.
GT 2 - Ensino de História e das Culturas Afro-brasileira e Indígena: os alcances da Lei 11.645/2008
Local de apresentação: Auditório Alexandre Borges - UFRR
Data de apresentação: 30 de out de 2019
Coordenadoras: Prof. Dra. Maria Luíza Fernande, Prof. Dra. Mariana Costa Pereira
Horário: 14:00 - 14:20
Título: A historia da princesa Aqualtune, uma proposta de aula
Ana Carolina Oliveira de Sousa Lima,
Apresentadora: Ana Carolina Oliveira de Sousa Lima,
Horário: 14:20 - 14:40
A Lei 11.645/08 –Proposta do Ensino de História em RR na perspectiva dos Mitos e Lendas Indígenas – Wai-Wai; Wapixana e Yanomami
Mariana Costa Pereira,
JORDEANA DOS SANTOS DE MORAES,
Apresentadora: JORDEANA DOS SANTOS DE MORAES,
Horário: 14:40 -15:00
Título do trabalho: História da África para o Ensino Médio
Wendel Ferreira de Andrade
Apresentador: Wendel Ferreira de Andrade
Horário: 15:00-15:30 - Debate
GT 6 - Ensino de História: afrodescendentes e indígenas
Local de Apresentação: Auditório Alexandre Borges - UFRR
Data de apresentação: 30 de out de 2019
Coordenadores: Prof. Esp. Benone Costa Filho, Prof. Me. Galvani Pereira de Lima
Horário: 15:30 - 15:50
Título do trabalho: ESCOLA, DIFERENÇA E INVISIBILIDADE: reflexões acerca das experiências dos indígenas urbanos nas escolas públicas de Boa
Vista/Roraima
Alfredo Clodomir Rolins de Souza, Raimunda Gomes da Silva,
Apresentador: Alfredo Clodomir Rolins de Souza,
Horário: 15:50 - 16:10
Título do trabalho: Jornada Poética Histórica de 19 de abril, dia do índio, a 20 de novembro, dia da consciência negra, 2018.
Benone Costa Filho
Apresentador: Benone Costa Filho
Horário: 16:10-16:30
Título do trabalho: O Ensino de História e práxis de professores: currículo exótico em meio à diversidade
Galvani Pereira de Lima
Apresentador: Galvani Pereira de Lima
Horário:16:30-17:00 - Debate
GT4 - Antigo regime na linha equatorial - questões de ensino e pesquisa da história do trabalho, das relações étnicas e da administração da Amazônia colonial
Local de apresentação: Auditório Alexandre Borges - UFRR
Data da apresentação: 30 de out de 2019
Prof. Dr. André Augusto da Fonseca, Profa. Me. Kézia Wandressa da Costa Lima
Horário: 17:00 - 17:20
Título do trabalho: A Amazônia colonial nas redes de informação do império português: a capitania do Rio Negro e o Conselho Ultramarino
Amanda Karoline Vinhort Alves, André Augusto da Fonseca,
Apresentadores: Amanda Karoline Vinhort Alves, André Augusto
da Fonseca,
Horário: 17:20 -17:40
Horário: 17:40-18:00 Debate
GT3 - História, educação, sociedade e cultura: o ensino de História em Roraima
Local de apresentação: Auditório Alexandre Borges - UFRR
Data de apresentação: 31 de out de 2019
Coordenadores: Prof. Dr. Raimundo Nonato Gomes dos Santos, Prof. Me. Vandeilton Francisco da Silva
Horário: 14:00 - 14:20
Título do Trabalho: O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Osmaira Soares Ribeiro,
Apresentadora: Osmaira Soares Ribeiro,
Horário: 14:20 - 14:40
Título do trabalho: O ensino de história de Roraima através de projetos audiovisuais
Graciene Castelo Araújo, ÉDLA SONAIRA SALAZAR DE OLIVEIRA,
Apresentadoras: Graciene Castelo Araújo e ÉDLA SONAIRA SALAZAR DE OLIVEIRA,
Horário: 14:40 - 15:00
Título do trabalho: Educação escolar, ensino de história e identidade na década de 1980 em Boa Vista-RR
Raimundo Nonato Gomes dos Santos,
Apresentador: Raimundo Nonato Gomes dos Santos,
Horário: 15:00 - 15:20
Título do trabalho: APRENDENDO BRINCANDO: O LÚDICO NA SALA DE AULA EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PIBID
Amanda Araújo Da Silva,
Apresentadora: Amanda Araújo Da Silva,
Horário: 15:20 - 15:40
Título do trabalho: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Kézia Wandressa da C. Lima,
Apresentadora: Kézia Wandressa da C. Lima
Horário: 15:40-16:00
Horário: 16:00-18:00 - Debate
GT5 - Gênero: Educação, Cultura e Deslocamentos
Local de apresentação: Sala 01 - Centro de Ciências Humanas - CCH/UFRR
Data de apresentação: 31 de out de 2019
Coordenadoras: Profa. Dra. Raimunda Gomes da Silva, Profa. Me. Luana de Almeida Moura
Horário: 14:00 - 14:20
Título do trabalho: MULHERES MIGRANTES PROTAGONISTAS NA AMAZÔNIA: GÊNERO, DESLOCAMENTOS E SUBJETIVIDADES - BOA VISTA 1990 - 2000
Jaqueline Pereira Oliveira,
Apresentadora: Jaqueline Pereira Oliveira,
Horário: 14:20 - 14:40
Título do trabalho: O PAPEL SOCIOCULTURAL DAS MULHERES NO BUMBAMEU-BOI MARANHENSE EM RORAIMA: NOTAS DE PESQUISA
Francisco Marcos Mendes Nogueira,
Apresentador: Francisco Marcos Mendes Nogueira,
Horário: 14:40 -15:00
Título do trabalho: NOTAS SOBRE A HISTÓRIA E AS MEMÓRIAS DO TURISMO EM RORAIMA
Shirley Jone Cabral de Brito, Natalia Carvalho Queroz, Francisco Marcos Mendes Nogueira,
Apresentador/as: Shirley Jone Cabral de Brito, NataliaCarvalho Queroz e Francisco Marcos Mendes Nogueira,
Horário: 15:00 - 15:20
Título do trabalho: EXPERIÊNCIA DOCENTES: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RELAÇÕES DE GÊNERO NA CIDADE DE BOA VISTA-RR (1980 – 2000)
Raimunda Gomes da Silva,
Apresentadora: Raimunda Gomes da Silva,
Horário: 15:20 - 15:40
Título do trabalho: O PROTAGONISMO DA MULHER INDÍGENA NA LUTA POR DIREITOS
Luana Almeida de Moura,
Apresentadora: Luana Almeida de Moura
Horário: 15:40-16:00
Horário: 16:00-18:00 - Debate
O III Encontro de Professores/as de História de Roraima disponibiliza várias modalidades de participação:
Ouvinte, minicurso, apresentação de trabalho ou de relato de experiência, debates e filmes.
Para participar é necessário realizar a inscrição e escolher uma ou mais modalidade.
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Elabore sua proposta de apresentação de trabalho ou relato de experiência de acordo com os grupos de trabalhos abaixo; as regras de submissão estão disponíveis no ato da submissão
GT1 -O Ensino da História Indígena no Tempo Presente: Desafios e Perspectivas da Educação Básica à Universidade
Coordenador:
Prof. Me. Eduardo Gomes da Silva (UFRR)
A presente proposta visa discutir e problematizar à luz da História indígena do tempo presente as diversas nuances que este campo pode nos proporcionar, no que se refere à educação básica, quanto ao ensino superior, procurando evidenciar que o lugar do índio é onde ele quiser. Nesse sentido, pretendemos abordar no nosso GT os novos desafios e perspectivas desta temática, assim como estaremos abertos para propostas que dialoguem com este escopo. Sendo assim, temos interesse em propostas e discussões que versem sobre experiências, práticas e representações educacionais, culturais, simbólicas e identitárias dos mais diversos grupos étnicos da região Norte do país, principalmente que analisem trajetórias de práticas de ensino destes povos tradicionais, sejam voltadas à educação básica, às Universidades ou territórios tradicionalmente ocupados.
GT2 - Ensino de História e das Culturas Afro-brasileira e Indígena: os alcances da Lei 11.645/2008
Coordenadoras:
Profa. Dra. Mariana Cunha Pereira (UFRR);
Profa. Dra Maria Luiza Fernandes (UFRR).
O objetivo deste GT é de reunir estudos em andamento e/ou concluídos e relatos de experiências que apresentem a dinâmica das relações étnico-raciais dos afro-descendentes e dos povos indígenas pelo recorte da discussão de suas identidades e da visiblilização de suas culturas. Trata-se de uma tentativa de articular na área de História estudos sobre experiências que se desenvolvem ou já ocorreram no “chão da escola” e também em outros espaços de aprendizagem sobre e a partir do que propõe a Lei 11.645/08 que traz no seu texto a exigência de que as escolas integrem nos seus currículos escolares tanto os afro-descendentes quanto os indígenas e o universo de suas existências no interior da cultura nacional. Busca-se, também, um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento que possam abordar alguns fundamentos para a prática docente, enriquecendo-a. A exemplo: o uso jurídico e científico das categorias de identificação e pertencimento; os conflitos e a relação Estado & Sociedade Civil; os fundamentos da Antropologia que instrumentalizem atuações pedagógicas no ensino fundamental e médio. O ponto central das discussões versa sobre Diversidade Cultural e Relações Étnico-Raciais.
GT3 - História, educação, sociedade e cultura: o ensino de História em Roraima
Coordenadores:
Prof. Dr. Raimundo Nonato Gomes dos Santos (UFRR);
Prof. Me. Vandeilton Francisco da Silva (SEED/RR)
De
um lado, a intensificação do processo de interação entre os mais
diversos grupos sociais, nas últimas décadas do século XX, levou a
pluralidade cultural que o mundo vive na atualidade. Por outro lado,
do esgotamento das grandes vertentes de explicação historiográfica,
na segunda metade do século XX, veio o impulso de renovação, a
velha História de fatos e nomes foi substituída pela História
Social e Cultural; os estudos das mentalidades e representações
estão sendo incorporados; pessoas comuns já são reconhecidas como
sujeitos históricos; o cotidiano está presente nas pesquisas e nas
aulas e o etnocentrismo vem sendo abandonado em favor de uma visão
mais pluralista (BASSANEZI, 2010, p.7). Tudo isto conduz a novas
abordagens, novos objetos, novos métodos de pesquisas e impõe a
necessidade de uma educação continuada, e consequentemente, de
espaço para trocas de experiências. O GT - “História, educação,
sociedade e cultura: o ensino de História em Roraima” procura
reunir trabalhos de pesquisas sobre o ensino de História em Roraima
que revelem novas experiências aplicadas a esta atividade. Procura
contribuir com as discussões que envolvem as atividades de ensino e
pesquisa com o objetivo de evidenciar novas abordagens, metodologias
e o emprego de recursos didáticos que visem melhorar a qualidade do
ensino de História.
GT4 - Antigo Regime na linha equatorial – questões de ensino e pesquisa da história do trabalho, das relações étnicas e da administração da Amazônia colonial
Coordenadores:
Prof. Dr. André Augusto da Fonseca (UERR);
Prof. Me. Kézia Wandressa da Costa Lima (EAGRO/UFRR)
A historiografia sobre o Antigo Regime tem passado por uma importante revisão nas últimas décadas, com a renovação da História Social, da História Política, Militar, de Gênero etc. A disponibilidade de fontes e as novas temáticas expandiram-se exponencialmente e isso estimula novas pesquisas. Analogamente, a profissionalização da pesquisa histórica nas universidades da Amazônia e a renovação da história indígena no Brasil têm produzido resultados relevantes. Depois de uma era em que predominou uma historiografia eurocêntrica e encomiástica (REIS,1989[1931]), as décadas de 1960-1980 conheceram uma historiografia também engajada, mas em sentido oposto, comprometida com a denúncia do genocídio, do etnocídio, da escravidão indígena (HEMMING, 2009; HOORNAERT,1992). Em uma terceira fase, posteriormente, diversos historiadores de todo o continente começam a perceber que as duas tendências anteriores relegavam os povos nativos a um papel passivo no desenrolar dos processos históricos. Sem negar a extrema violência cometida contra os povos nativos nem o genocídio, começou a haver uma ênfase na leitura de processos de resistência adaptativa, negociação, agency indígena (MONTEIRO, 2001; FARAGE, 1991; ALMEIDA, 2010). É nesta última perspectiva que se inscreve este Grupode Trabalho. Ao mesmo tempo, contudo, a educação básica em Roraima carece de meios e formação docente para a abordagem da história regional. Este grupo de trabalho encoraja a inscrição de relatos de experiências de ensino e de pesquisas concluídas ou em andamento sobre os mais diversos aspectos da Amazônia colonial.
GT5 - Gênero: Educação, Cultura e Deslocamentos
Coordenadoras:
Profa. Dra. Raimunda
Gomes da Silva (UERR)
Profa. Me. Luana de Almeida Moura
Quase tudo ao nosso redor está impregnado de subjetividades, seja elas nas questões de gênero, nas relações de poder e/ou na dimensão sociocultural, por exemplo. Aspectos que nas últimas décadas têm sido temas nos/dos estudos das grandes áreas do conhecimento, como: a Sociologia, a Antropologia, a História, entre outras. Dessa forma, há um miríade de possibilidades ao revisitar o passado por meio de diferentes olhares, assim como contribuir para a construção de outras histórias das mulheres e outros gêneros, em que eles/elas surjam como sujeitos históricos. Diante destes movimentos de construção e reconstrução das identidades e relações de gênero, o presente Grupo de Trabalho (GR), o qual tem por tema – Gênero: Educação, Cultura e Deslocamentos – busca reunir trabalhos de pesquisas concluídas ou em andamento relacionada a diferentes temáticas como a educação, etnia, migração, e deslocamentos, os quais tem como fio condutor a abordagem de gênero.
GT 6 - Ensino de História: afrodescendentes e indígenas
Coordenadores:
Prof. Me. Galvani Pereira de Lima (SEED/RR);
Prof. Esp. Benone Costa Filho (SEED/RR).
O ensino de História (e de outras disciplinas) foi contemplado com as Lei 10.639 de 2003 e 11.645 de 2008 para inserir discussões sobre a temática da História e da Cultura Indígena e Afrodescendentes no ensino básico das escolas públicas e privadas do Brasil. Entre a legalização e a formação de professores para atuar com a referida temática existe um abismo considerável. A proposta é refletir sobre a distância a partir de experiências de pesquisas científicas e de práticas exercidas por professores/as no ensino básico. Uma das questões que também é problemática nesta temática ocorre quando há um distanciamento entre questões culturais e relações de classes sociais. A atenção dada a tais problemáticas nos levam a encontrar caminhos e possibilidades de lidar com questões que afetam a formação dos/as estudantes, uma vez que, a formação da sociedade brasileira está diretamente associada com estas. Além do mais, podemos perceber que nos tempos atuais há um ataque político incomensurável à educação. O ataque se processa por meio da política ideológica de extrema direita que nega direitos as minorias (afrodescendentes e indígenas), bem como cria narrativas que veicula o não reconhecimento desses povos e de suas culturas; e por meio da política econômica neoliberal propõem um modelo de ensino voltado para as concepções de mercado econômico. Nesse sentido, tomamos os princípios educacionais de formação de professores/as que prioriza a concepção de um ensino de História que tenha vínculos com saberes e conhecimentos educacionais éticos. Nessa concepção de ensino, buscamos discutir uma proposta intercultural para o ensino de História. A discussão deve está centralizada na descolonização do dogmatismo implantado no contexto histórico e político educativo do Brasil atual, trazendo para o debate a pobreza da periferia urbana e rural e migrantes (por também pertencerem a grupos afrodescendentes e indígenas) no contexto das fronteiras amazônicas.
GT 7 -Ensino de História e Religiosidades: o estudo do fenômeno religioso nas aulas de história
Coordenadores:
Prof. Dr. Jakson
Hansen Marques (UFRR)
Prof. Dr. Alfredo
Ferreira de Souza (UFRR)
O presente grupo do trabalho tem como prerrogativa o estudo das religiões e religiosidades como um fenômeno a ser percebido pela História, nas aulas de História. Perceber as religiões como fenômenos a serem estudados se faz necessário principalmente quando nos deparamos em um cenário como o de Boa Vista – RR, um cenário onde a presença religiosa e muito forte, mais pouco explorada nas aulas de história, principalmente no que se refere as aulas de história regional, local. Roraima é considerado um dos estados mais religiosos do Brasil, porém isso não aparece nas discussões nas cadeiras universitárias e nem nas cadeiras das escolas com os professores de história. As vezes quando aparece é apenas de forma pejorativa, para criticar um modo de vida. Ora é necessário que o debate vá alem e perceba essa dinâmica cultural, a religiosidade, como um elemento identitário forte na formação dos sujeitos sociais. É necessário estudar os modos de percepção e abordagem do fenômeno religioso enquanto objeto da História, e o estudo da experiência religiosa a partir da nova história social.
Portanto este grupo de trabalho esta aberto a receber trabalhos que propõem a discussão sobre o fenômeno religioso e o ensino de história, entendendo o fenômeno religioso como partícipe da formação do sujeito e que deve ser discutido em sala de aula pelos sujeitos sociais, e o professor de história tem um papel fundamental nessa discussão, pois este tem as ferramentas conceituais e metodológicas necessárias para compreender este fenômeno na e da sociedade.
A música popular brasileira no ensino de História do Brasil
Ministrantes:
Prof. mestrando Alfredo Clodomir Rolins de Souza (UERR);
Prof. Dra. Raimunda Gomes da Silva (UERR)
Público Alvo: Professores(as) da Educação Básica e acadêmicos(as) do curso de História e áreas afins.
Número máximo de participantes: 25
Objetivo Geral:
Capacitar professores(as) da Educação Básica e acadêmicos(as) do curso de História quanto as potencialidades da utilização da música popular Brasileira como ferramenta de ensino nas aulas de História do Brasil.
Objetivos específicos:
Contextualizar historicamente, discutir as possibilidades de leituras e reflexões Apresentar a música como linguagem e expressão de um povo, representação de um tempo.
Utilizar a música como instrumento de leitura e reflexão de diferentes grupos, identidades sociais e culturais.
Identificar (Apresentar) as potencialidades da música popular enquanto documento e possibilidades de pesquisa;
Discutir (Apresentar) as possibilidades do uso da música popular brasileira como ferramenta de ensino.
Ementa:
Aborda as potencialidades de utilização da música popular
brasileira nas aulas de História do Brasil, visando a capacitação
de professores e futuros professores (acadêmicos) referente aos
temas: A música enquanto expressão de um povo; A música como
documento histórico; Como ferramenta didática e pedagógica e as
possibilidades de seu uso nas aulas de História.
Um olhar para a História e a sociedade a partir das Histórias e Quadrinhos
Ministrantes:
Prof. Dr. Jakson Hansen Marques (UFRR);
Acadêmica do curso de História Claudia
Vieira de Sá Silva (UERR)
Público alvo: Acadêmicos do curso de História e demais cursos da área de Ciências Humanas e Professores das áreas de Ciências Humanas
Número máximo de participantes: 20
Objetivos:
Compreender o uso das histórias em quadrinhos como uma ferramenta didática para o ensino de história.
Analisar questões sociais, políticas, econômicas, entre outras, objetivando o desenvolvimento de uma consciência histórica nos participantes utilizando as histórias em quadrinhos.
Utilizar as histórias em quadrinhos, nas aulas de História, como fonte para o estudo do contexto histórico no qual as mesmas foram produzidas.
Ementa:
Estudo sobre a utilização das histórias em quadrinhos nas aulas de história, discutindo a inserção das HQs no ambiente escolar e problematizando a linguagem dos quadrinhos no ensino de História, apresentando sugestões de obras e discussões possíveis para a área.
Compartilhar Conhecimentos: Visita Virtual e Interativa ao Museu Etnológico de Berlim e Reconstituição da História de Vida dos Objetos dos Povos Indígenas de Roraima
Ministrante:
Prof. Dra. Ananda Machado (UFRR)
A gamificação no ensino de História
Ministrante:
Prof. Dra. Herika Fabíola Barros de Souza Oliveira do Valle
Público alvo: acadêmicos e professores nas área de Pedagogia e/ou História
Número máximo de participantes: 15
Objetivo:
Fornecer subsídios para construção de games analógicos e digitais a serem aplicados no
contexto educacional.
Ementa:
1. Ludicidade: inovação e criação
1.1 Desmistificação sobre o ato de brincar nas salas de aulas
2. A história dos jogos e da gamificação.
2.1 A gamificação no contexto educacional
3. O método canvas
3.1 Games analógicos
3.2 Games digitais
Ensino de História: produção história em quadrinhos com o software livre HQ.
Ministrantes;
Prof. Me. Galvani Pereira de Lima
Profa. Me. Kézia Wandressa da Costa Lima
Público alvo: Estudantes de graduação em História e professores/as de História e demais disciplinas das Ciências Humanas
Número máximo de participantes: 20
Objetivo Geral:
Desenvolver uma narrativa criativa no ensino de História em vista as necessidades de ampliar o conhecimento histórico ao se apropriar de outros tipos de linguagem.
Objetivos Específicos:
Discutir as dificuldades de ensinar História frente aos problemas de leitura da palavra e da interpretação textual em um mundo traduzido por imagético;
Apresentar
os elementos básicos da produção de história em quadrinhos;
Instalar
e explicar na prática o funcionamento do software livre HQ;
Produzir e apresentar uma história em quadrinhos a partir de um tema histórico;
Publicar
nos anais do evento as produções de HQ que sejam classificadas e
aprovadas pelos professores do minicurso.
Ementa:
1. Análise da conjuntura atual do ensino de História (Mundial, nacional e local); 2. elementos básicos necessários para produção de HQ; 3. produção alternativa quando da impossibilidade de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação; 4. conhecimentos básicos sobre o software livre HQ (download, instalação e funcionamento); 5. leitura do texto para transposição da narrativa histórica em narrativa dialógica; 6. criação de personagens, cenários e diálogos narrativos; 7. criação de uma história em quadrinhos com temas escolhidos pelos cursistas.
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Auditório Professor Alexandre Borges