Encontro Virtual - O Ensino de Física nos Anos Finais do Fundamental e a BNCC
Reconstruindo saberes para uma nova base
A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica (BRASIL, 2018). Nos questionamos sobre o que seriam aprendizagens essenciais em um País como o Brasil, que possui inúmeras realidades e desafios a serem enfrentados para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Esses desafios não se restringem apenas a construção de um novo currículo, mas envolvem questões de precariedade na infraestrutura de escolas públicas e na própria conjuntura social em que estão inseridos os alunos de escolas públicas.
Antes da implementação da BNCC, o conteúdo de Física era restrito ao ultimo nível do Ensino Fundamental, entretanto, a disciplina era apresentada aos alunos, levando em consideração a contextualização histórica dos conhecimentos, mas ainda compartimentada, distante da interdisciplinaridade e por muitas vezes, complexa aos olhos do aluno. Agora, com a nova base, é possível observar o esforço em construir uma nova forma de ensinar e aprender, trabalhando a interdisciplinaridade e a intradisciplinaridade. Ainda assim, vários questionamentos são construídos a partir daí, pois para os professores, questões de infraestrutura escolar distancia dessa nova realidade que pretende apresentar com as novas diretrizes.
Muitos debates precisam ser realizados, afim de contribuir para o entendimento e facilitar o processo de ensino dos professores e o entendimento dos alunos sobre a Física, evitando que assim, ao chegarem no novo ensino médio, promovam o apagão desta disciplina.