O I Encontro Integrado de Coordenadores de Registros Acadêmicos é fruto de um trabalho de parceria entre a Pró-Reitoria de
Desenvolvimento Institucional e a Pró-Reitoria de Ensino, tendo como princípio as demandas de descrição e
estruturação de fluxos e processos, uso de sistemas, conhecimento de legislação
aplicável, registro e
institucionalização das atividades
desenvolvidas pelas Coordenações de Registros Acadêmicos do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (CRA’s/IFRO).
O encontro está organizado em três dimensões e duas
modalidades com suas respectivas cargas horárias, a saber:
a)
Etapa presencial:
será realizada em Porto Velho – RO com carga horária de 24 horas;
b)
Etapa a
distância: será realizada em ambiente virtual sistema SUAP,
com carga horária de 16 horas.
A capacitação terá carga horária total de 40 horas, com
certificação digital pelo Sistema Even3.
O encontro tem como finalidade
promover capacitação dos servidores das Coordenações de Registros Acadêmicos
dos campus Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Ji-Paraná,
Jaru, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena, visando promover o
aprimoramento dos procedimentos relacionados à gestão de Registros Acadêmicos,
bem como identificar e descrever as necessidades de cada coordenação, propondo
orientações gerais para atendê-las de modo específico, visando aprimorar a
qualidade dos serviços prestados.
As dimensões que estruturam a capacitação são:
a) Estruturação de Procedimentos e Fluxos dos Processos: refere-se à identificação, registro e diagramação das atividades desenvolvidas pela Coordenação de Pesquisa Institucional, Coordenação Geral de Registros Acadêmicos e pelas Coordenações de Registros Acadêmicos dos campi.
b) Dimensão de Treinamento em Sistemas:
refere-se à realização de práticas e apresentação de
sistemas utilizados para registros acadêmicos e coleta de dados institucionais
que são:
a) SUAP;
b) SISTEC;
c) Plataforma Nilo
Peçanha;
d) Censos;
e) Painel de
Indicadores/IFRO;
f) SIGA;
g) SGA.
c) Dimensão de Legislação Aplicável: refere-se à sistematização e estudo do regramento relacionado às atividades das CRA’s. Será organizada uma pasta digital com as legislações que ficará disponível no Fórum Permanente (em ambiente virtual a ser criado pela PROEN) e na página do IFRO (a ser criado pela PRODIN e ASCOM).
O
Encontro será realizado em duas etapas.
a)
Etapa presencial: acontecerá nos dias 24
a 26 de abril de 2019.
b) Etapa a distância: acontecerá no
período de 29 de abril a 31 de maio de
2019.
Será realizado o registro de boas práticas desenvolvidas
pelas CRA’s. O evento prevê a submissão de resumos do tipo relato de
experiência que irá compor a publicação dos Anais do Encontro que se
constituirá, ao final, no Porffólio de Boas Práticas das CRA’s do IFRO.