I ENCONTRO DE GRUPOS PET-SAÚDE EQUIDADE DO PARÁ - Equidade na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: possibilidades e desafios

I ENCONTRO DE GRUPOS PET-SAÚDE EQUIDADE DO PARÁ - Equidade na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: possibilidades e desafios

online Unifesspa - Campus de Marabá - Unidade III (Cidade Universitária) - Marabá - Pará - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

SOBRE O PET-SAÚDE EQUIDADE

A sigla PET-Saúde significa Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Trata-se de uma ação promovida pelos Ministério da Saúde e da Educação que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde e de outras áreas do conhecimento que se relacionam com o processo de consolidação do SUS.

A sua 11º edição teve como tema a Equidade na Gestão do Trabalho e na Educação na Saúde. No Pará, nove projetos estão em curso desde maio de 2024, envolvendo seis Secretarias Municipais de Saúde de cidades paraenses (Altamira, Belém, Marabá, Parauapebas, Santarém e Tucuruí), duas universidades do estado (UFPA e Unifesspa) e diversos campi da universidade estadual (UEPA)

Conheça mais sobre o programa no Portal do PET-Saúde e mais sobre os detalhes dessa edição na página da  Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde Brasileiro.

OBJETIVO DO ENCONTRO

O I Encontro dos Grupos PET-Saúde Equidade do Pará busca promover a articulação e socialização das nove experiências em curso no estado, de modo a fortalecer suas ações e refletir sobre os desafios, e, sobretudo, as possibilidades, da garantia de equidade na educação na saúde e gestão do trabalho no SUS.

PÚBLICO-ALVO DO ENCONTRO

O público-alvo do evento são discentes, docentes, profissionais de saúde e gestores envolvidos nos nove Grupos PET-Saúde Equidade existentes no estado do Pará: Unifesspa/SMS-Marabá, UEPA/SMS-Marabá, UEPA/SMS-Parauapebas, UEPA/SMS-Altamira, UEPA/SMS-Santarém, UEPA/SMS-Belém, UEPA/UFPA/SMS-Tucuruí, UFPA/SMS-Belém e CESUPA/SMS-Belém. 

As inscrições também estão abertas para acadêmicos, profissionais de saúde e gestores interessados nas discussões que envolvam equidade na educação na saúde e gestão do trabalho no SUS.

Inscrições

ATENÇÃO: como há limitações de vaga no presencial, se você se inscrever como presencial mas não conseguirá vir, por favor, mude a sua modalidade no sistema ou nos comunique por e-mail: petsaude.equidade@unifesspa.edu.br

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



LOCAL DO ENCONTRO

Seja do Nordeste ao Sudeste, seja do Marajó ao Sudoeste, seja do Baixo Amazonas à Região Metropolitana de Belém, o Pará possui um extenso histórico de lutas socioambientais, com vistas a garantir o bem-viver na maior floresta tropical do mundo.


Como uma homenagem a ativistas e lideranças que em vida buscaram travar o exercício cotidiano de combate às opressões em nosso estado, as salas em que nos encontraremos, virtual ou presencial, receberão seus nomes! Trata-se de uma homenagem com vistas ao (re)conhecimento do legado que nos deixaram… Enquanto as histórias de algumas dessas personalidades tiveram projeções internacionais, outras ainda estão restritas às suas localidades. Que suas lutas possam inspirar nossas práticas! Que as memórias do passado nos alimente a construir no presente um futuro que valorize, respeite e dialogue com as questões da equidade.


No primeiro dia (quinta, 13/03), nos concentramos em um único lugar físico e virtual: a Sala Híbrida Tuíre Kayapó, título dado ao Auditório da Unidade III da Unifesspa Campus Marabá que fica no bairro Cidade Jardim (ao chegar na guarita principal, dirija-se ao prédio da esquerda para encontraR o espaço no térreo do prédio.), havendo transmissão simultânea no YouTube (link será ainda divulgado na página do evento e por e-mail aos inscritos). Já as salas presenciais e/ou virtuais do segundo dia para os momentos de dispersão, serão divulgadas por e-mail e na página do evento na própria quinta!


Confira aqui um pouco mais sobre a personalidade homenageada para intitular nosso espaço de concentração e continue acompanhando nosso site para conhecer as próximas pessoas homenageadas!



SALA HÍBRIDA TUÍRE KAYAPÓ


Endereço físico:  Auditório da Unidade III da Unifesspa Campus Marabá (Avenida dos Ipês, s/n, Cidade Universitária)

Endereço virtual: página no Youtube ainda a ser divulgada




Tuíre Mebêngôkre (1969-2024), do povo Kayapó, é considerada como uma das maiores líderes e guerreiras indígenas brasileiras, referência no protagonismo indígena feminino. Uma das cenas mais marcantes de sua trajetória foi quando, aos 19 anos, colocou, literalmente, um facão no rosto do então presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes, durante o 1° Encontro das Nações Indígenas do Xingu, na cidade de Altamira, no Pará. O gesto de Tuíre, absolutamente inesperado, conseguiu parar a funesta obra de Belo Monte por 22 anos.


“Eu quero que essa floresta que sobrou continue em pé, para que meus netos, meus filhos consigam alimentos sem veneno, sem as coisas que derramam para plantar. Eu quero o fruto que cresce sozinho, que nós comemos e ficamos fortes, felizes e sem doença.”


Fontes: https://xapuri.info/tuire-kayapo-foi-guerrear-no-ceu/ e https://amazoniareal.com.br/tuire-kayapo-ancestralizou/ | Imagem: Nailana Thiely.





A seguir, a localização da Unidade III, Unifesspa/Campus Marabá:

ESTRUTURA GERAL DO EVENTO

O evento ocorrerá presencialmente em Marabá/PA, sendo também garantida a participação virtual pelo canal do YouTube e/ou GoogleMeet ainda a ser divulgado aqui no site e informado no e-mail cadastrado.

Nos dois dias do evento, teremos momentos de concentração e de dispersão, de modo a garantir o diálogo entre os participantes:

13/03 (QUINTA) - MANHÃ (08:00 às 12:00) - HÍBRIDO - MOMENTO DE CONCENTRAÇÃO
- Chegança com construção coletiva de mural "equidade para mim é..."
- Solenidade de abertura com autoridades das IES e das secretarias municipais e estadual de saúde*
- Conferência de Abertura: Equidade na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: possibilidades e desafios no âmbito do SUS (conferencista e mediação a confirmar)*

13/03 (QUINTA) - TARDE (14:00 às 18:00) - HÍBRIDO - MOMENTO DE CONCENTRAÇÃO
- Apresentação e discussão dos projetos PET-Saúde Equidade no Sudeste do Pará (UEPA/UFPA/SMS-Tucuruí, UEPA/SMS-Parauapebas, UEPA/SMS-Marabá e Unifesspa/SMS-Marabá)
- Apresentação e discussão dos projetos PET-Saúde Equidade no Sudoeste e no Baixo Amazonas do Pará (UEPA/SMS-Altamira e UEPA/SMS-Santarém)
- Apresentação e discussão dos projetos PET-Saúde Equidade na Região Metropolitana da Capital do Pará (UEPA/SMS-Belém,  UFPA/SMS-Belém e CESUPA/SMS-Belém)

14/03 (SEXTA) - MANHÃ (08:00 às 12:00) - PRESENCIAL OU VIRTUAL - MOMENTO DE DISPERSÃO EM SUBGRUPOS
Oficinas e Minicursos simultâneos 

14/03 (SEXTA) - TARDE (14:00 às 16:45) - HÍBRIDO - MOMENTO DE DISPERSÃO EM SUBGRUPOS
Grupos de Trabalho simultâneos 

14/03 (SEXTA) - TARDE (17:00 às 18:00) - HÍBRIDO - MOMENTO DE CONCENTRAÇÃO
Apresentação da síntese dos Grupos de Trabalho e fechamento do evento com avaliação coletiva

14/03 (SEXTA) - NOITE (18:00) - PRESENCIAL
Sarau do PET-Saúde com confraternização coletiva e apresentações artístico-culturais dos participantes do evento e de artivistas convidados.


ATENÇÃO: para garantir a certificação no evento, será necessário a presença em ao menos três dos quatro turnos do encontro (75%). Além disso, participantes também receberão certificados específicos de presença nas oficinas/minicursos, desde que estejam em todo o momento da atividade (100% de participação no minicurso ou oficina).

Instituições apoiadoras





{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}