Encontro Internacional de Educação Midiática

Encontro Internacional de Educação Midiática

online ESPM - São Paulo - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

Ayla Schafer - Tour Brasil - São Paulo - 21/12

Quinta-Feira, 21 de Dezembro

São Paulo, SP

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Encontro Internacional de Educação Midiática

Educação midiática para a democracia e justiça social

Mobilizados pelos desafios que a cultura digital impõe à sociedade contemporânea, com novos formatos e linguagens, que impactam o acesso, a produção e a distribuição de informações na atualidade, além da ameaça representada pela desinformação, fake news e discursos de ódio, pulverizados nesse contexto de superabundância de informações, entendemos a necessidade de ampliar espaços e estratégias de educação para democracia.


Nesse contexto, a educação midiática cumpre um papel fundamental para a formação de cidadãos e cidadãs responsáveis e éticos em sua relação com as mídias e com a informação, sendo um pilar da democracia e da justiça social. Por essa razão, o Encontro Internacional de Educação Midiática discutirá a "Educação midiática para a democracia e equidade  social", com a presença de especialistas nacionais e internacionais que atuam nessa área. O evento ocorrerá no dia 25 de maio de 2023, no campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo.


Será um dia inteiro de palestras e atividades com presenças confirmadas da Profa. Renee Hobbs (Media Education Lab / EUA), Michelle Cullia Lipkin (Namle / EUA), Paolo Celot (EAVI / UE) e Sofia Peters (Movilizatorio/ Colômbia), além do secretário de Direitos Digitais e Educação Midiática do governo federal, João Brant, entre outros convidados. Vamos discutir políticas públicas, práticas pedagógicas, o papel das organizações da sociedade civil e do jornalismo.



Realização



Patrocínio



Cooperação



Apoio




Programação

AGENDA DO DIA (PRESENCIAL E ON-LINE)

HORÁRIO

ATIVIDADE

PALESTRANTE

8h00 - 9h00

Credenciamento e recepção


9h00 - 9h30

Boas-vindas e abertura

Dalton Pastore (ESPM)

Jonathan Austin (Embaixada e Consulado dos EUA)

Adauto Soares (Unesco)

9h30 - 10h45

Políticas públicas: Como e por que amparar a educação midiática enquanto política pública? 

Sec. João Brant (SPDIGI/SECOM)

Debora Garófalo (SME/RJ)

Teresa Faria (MEC)

Mediação Antonio Gois

10h45 - 11h10

Coffee Break

11h10 - 11h30

Cases de educação midiática

11h30 - 12h30

Educação midiática na era da personalização algorítmica: enfrentando polarização, discurso de ódio e propaganda

Como a educação pode ajudar a fortalecer a sociedade frente a fenômenos como polarização, discurso de ódio e propaganda? Quais as oportunidades curriculares e que práticas pedagógicas são eficazes?

Renee Hobbs (Media Education Lab)

12h30 - 14h00

Pausa para almoço

14h00 - 15h15

A sociedade civil: Como as organizações da sociedade civil em várias partes do mundo atuam pela educação midiática? Cases, desafios e oportunidades. 

Michelle Ciulla Lipkin (Namle)

Paolo Celot (EAVI)

Sofia Peters (Movilizatório)

Felipe Gouvea (You Tube)
Mediação Alexandre Sayad

15h15 - 15h30

Conclusões finais 

Maria Elisabete Antonioli (ESPM)

Patricia Blanco (Palavra Aberta)

15h30 - 16h00

Coffee break



RODAS DE CONVERSA (ESGOTADO)

16h - 17h


Roda de conversa: educação midiática na prática

Dos conceitos à prática: que práticas pedagógicas possibilitam trazer a educação midiática para o dia a dia da educação formal? Aberto a todos, de especial interesse para educadores e líderes de educação. 


Facilitador: Ale Sayad (ZeitGeist)

Roda de conversa: educação midiática e jornalismo

O que o jornalismo pode fazer pela educação midiática? Aberto a todos, de especial interesse para jornalistas, veículos de mídia e empresas de tecnologia.

Facilitadoras: Ana Maria Peluso de Andrade Almada, Cicélia Pincer Batista, Cláudia Bredarioli e Maria Elisabete Antonioli (ESPM)

Roda de conversa: educação midiática e participação cidadã

As muitas faces da educação midiática: como a educação midiática pode fortalecer a cidadania em diversos contextos? Aberto a todos, de especial interesse para atores na educação não-formal, ONGs de inovação social e inclusão digital, educadores 


Facilitadora: Maria Rehder (Unesco) 

Roda de conversa: educação midiática e ambientes digitais


Educando para um cenário em constante evolução: como as empresas de tecnologia  podem apoiar a educação midiática? Aberto a todos, de especial interesse para empresas de tecnologia e estudiosos das mídias e direitos digitais.


Facilitador: Marco Túlio Pires (Google News initiative)

Roda de conversa: educação midiática em pauta


Educação midiática deve ser também parte do conteúdo produzido pela imprensa? ? Aberto a todos, de especial interesse para jornalistas e veículos que cobrem educação.


Facilitadora: Mariana Tokarnia (Jeduca)

Inscrições encerradas

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Palestrante convidada - Renee Hobbs


Professora de Estudos de Comunicação na Harrington School of Communication and Media da Universidade de Rhode Island, Renee é uma autoridade reconhecida internacionalmente na área de educação para a alfabetização digital e midiática. Por meio de serviços prestados em âmbito comunitário e global como pesquisadora, professora, ativista e profissional de mídia, Renee Hobbs trabalha para promover a qualidade da educação para a alfabetização digital e midiática nos Estados Unidos e no mundo todo. É fundadora e diretora do Media Education Lab, cuja missão é melhorar a qualidade da educação midiática por meio de pesquisa e serviço comunitário; co-editora e fundadora do Journal for Media Literacy Education; e co-diretora do Certificado de Pós-Graduação em Letramento Digital da URI.

Renee Hobbs é autora de 12 livros sobre educação midiática, e mantém uma agenda ativa de pesquisa que examina as interseções dos campos de estudos de mídia e educação, incluindo abordagens para a formação de professores em educação para a alfabetização digital e midiática. Ela também desenvolveu e validou medidas de competências de alfabetização midiática para adolescentes e avaliou o impacto de programas de alfabetização midiática implementados em escolas públicas americanas. Seu trabalho mais recente examina a pedagogia do ensino de gêneros persuasivos na educação básica. 

Recursos adicionais e bibliografia

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Quem somos

Sobre a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos possuem parcerias fortes, dinâmicas e crescentes com o Brasil. Nossa missão é aproximar os dois países por meio de ações que promovam o acesso à educação, tecnologia, oportunidades e, consequentemente, o crescimento econômico e a prosperidade regional e global.



Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12.600 alunos dos cursos de graduação e pós-graduação e os mais de 1.100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.




Sobre o Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e opiniões. A partir de pesquisas, seminários e campanhas, busca promover a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. 

Em 2019 lançou o EducaMídia – Programa de Educação Midiática, que tem por objetivo difundir o tema no Brasil e fornecer suporte e ferramentas para que crianças e jovens desenvolvam as habilidades necessárias para consumir informação de forma segura e responsável. O projeto conta com o apoio do Google.org, braço de filantropia do Google.


Local do Evento

Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}