O Encontro Estadual de Educação Matemática (EEMAT-RJ) é promovido pela regional do Estado do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-RJ) – site SBEM RJ & @sbem.rio e ocorre de três em três anos. O objetivo principal do evento é difundir as tendências mais atuais da Educação Matemática dos diversos níveis de ensino. Para isso, busca-se reunir professores que ensinam matemática desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, estudantes de licenciatura e pesquisadores da área de Educação Matemática e de áreas afins.
Esta reunião de tantos atores da Educação contribui para promover o desenvolvimento profissional docente, favorecendo a capacidade de reflexão, autonomia, cooperação, participação e abertura para as diversas formas da cultura contemporânea, valores essenciais ao exercício da pesquisa e da docência, além dos avanços técnicos e científicos.
O encontro contará com Conferências, Minicursos (MC), Mesas Redondas (MR), Comunicações Científicas (CC), Relatos de Experiências (RE) e Exposição de Pôsteres (PO)
Este ano o evento será realizado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ e terá como tema “Onde a Educação Matemática Acontece: Lugares e Entrelugares”.
Quando se fala em Educação Matemática, é comum pensar que ela nasce e se desenvolve em Instituições de Ensino Superior, nos Colégios de Aplicação, nos Institutos e nas Instituições Federais e Estaduais que são amplamente reconhecidos e valorizados pela nossa sociedade. Sim, esses são alguns lugares onde ela ocorre, mas não são os únicos. A Educação Matemática também ocorre no que chamamos de entrelugares, muitas vezes invisibilizados. São eles as diversas escolas estaduais e municipais espalhadas pela capital e no interior do estado, são as aulas de reforço das explicadoras espalhadas pelas periferias e, por que não, nas redes sociais através de produtores de conteúdos digitais. Precisamos reconhecer, valorizar e problematizar as diversas formas de se pensar e fazer a Educação Matemática nos diferentes lugares e entrelugares, sobretudo os periféricos. E, principalmente, reconhecer e valorizar os diferentes atores que ensinam matemática, que fazem a Educação Matemática se desenvolver em nosso estado.
Local do Evento: Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) - Rua Manoel General Manoel Rabelo, s/n. Vila São Luís. Duque de Caxias.